Ensino Médio
(1º e 2º anos)
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta pedagógica do Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, visa:
MATERIAL
DE ENSINO – PLATAFORMAS DIGITAIS
Plataforma
Geekie One: parceria tecnológica com material que apresenta, na plataforma
virtual, sólidos conteúdos científicos e humanos, com relações significativas
de crescente grau de abrangência e abstração. Esse material atende, de maneira
eficaz, o contexto plural no qual o nosso ensino está inserido.
Plataforma
Google for Education: parceria tecnológica com domínio oficial do Google for Education
(conta exclusiva) do Curso G9, com o objetivo de aprimorar e facilitar os
serviços online que o colégio oferece aos seus alunos. A sua utilização
complementa e potencializa o uso das plataformas já existentes no ensino médio.
TRABALHOS
INTERDISCIPLINARES
Projetos
interdisciplinares por área do conhecimento como meio para desenvolver
temáticas de aprofundamento. São projetos práticos, aplicando a base
tecnológica construída em sala, com base na metodologia de solução de
problemas, com total interação do aluno.
Área de
Linguagens: livros de Literatura como eixo para a construção de alguns projetos;
temas diversos de Ciências humanas e da natureza trabalhados de maneira
transversal pelas Linguagens.
Área de
Humanas:
temáticas de cunho filosófico, sociológico, histórico e geográfico como eixo
para a construção de projetos: simulação de órgãos da ONU, seminários
geopolíticos, projetos de intervenção sociocultural, dentre outros.
Área de
Matemática: temáticas de base tecnológica como eixo para a construção dos
projetos: robótica, equipamento Tech Toc.
Área de
Ciências da Natureza: situações problematizadas em sala e demandas da escola e município
como eixo para a construção dos projetos: Horta caseira e escolar, Jogos de
videogame feitos pelos alunos, Compostagem, Recuperação de Nascentes, Campanhas
de reaproveitamento de materiais, equipamento Tech Toc em Física, Robótica,
dentre outros.
ITINERÁRIOS
FORMATIVOS
Os
Itinerários Formativos são uma das grandes mudanças propostas pela reforma do
Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Formam um conjunto de disciplinas, projetos,
oficinas, núcleos de estudo, dentre outros formatos de situação de trabalho que
os alunos escolherão fazer. A lei exige que os itinerários sejam voltados ao
empreendedorismo, à investigação científica e à mediação e intervenção
sociocultural.
Eles
contemplam as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências
Humanas. Também há o Projeto de Vida, trabalhado nos encontros dos itinerários
na medida em que é oportunizada a reflexão sobre o projeto de vida de cada
aluno.
PROTAGONISMO
JUVENIL
O
objetivo dos Itinerários Formativos é oferecer aos estudantes uma formação ao
lado do núcleo comum de disciplinas obrigatórias (Linguagens e Matemática). O
aluno escolherá, dentre os itinerários oferecidos pela escola (veja abaixo),
aqueles que se encaixam em suas preferências e intenções de carreira.
Itinerários
oferecidos pela escola.
LINGUAGENS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
DA NATUREZA (obrigatório)
CIÊNCIAS
HUMANAS
PREPARAÇÃO
AO VESTIBULAR
O Ensino
Médio oferece também três simulados anuais Geekie One (preparação específica ao
vestibular) e três provas teste do Curso G9.
Os
simulados, além de se prestarem à avaliação do conhecimento do aluno, também os
preparam para desenvolver habilidades específicas necessárias à realização da
prova, como resistência do corpo para quatro ou cinco horas ininterruptas de
prova, administração do tempo para conseguir fazer todas as questões e a
redação, estratégia adequada para o preenchimento correto do gabarito, controle
mental e psicológico da ansiedade e da pressão presentes no momento dos
vestibulares, dentre outras orientações feitas ponto por ponto,
individualmente.
Setor de
Vestibulares
O Curso
G9 tem um departamento específico para atender as demandas dos alunos relativos
ao vestibular: acompanhamento das inscrições, informações sobre universidades e
cursos no Brasil e no exterior, publicações de “dicas” de vestibular,
estatística dos resultados de aprovação, dentre outros.
Guia de
Profissões
Atividade
destinada a trazer diferentes profissionais de universidades para palestras a
respeito dos cursos oferecidos. Traz também ex-alunos e profissionais do
mercado para uma conversa sobre as dúvidas que sentiram ao escolherem a
profissão, sobre a própria profissão e sobre as oportunidades do mercado e as
habilidades e competências exigidas no século XXI.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Plantões
de Dúvida e Reforço: atividades oferecidas à tarde. Os alunos são livres para
frequentá-los, porém aqueles que têm dificuldade na aprendizagem dos conteúdos
são convidados a participar.
Laboratório
de Redação: atividade oferecida à tarde. Os alunos são livres para frequentá-los,
porém aqueles que têm dificuldade na aprendizagem dos conteúdos são convidados
a participar.
Olimpíadas
Escolares: O projeto pedagógico do Curso G9 prima pela qualidade e pela formação
cidadã dos alunos. Ao estimular a participação em eventos como as olimpíadas
escolares, trabalha valores muito importantes para a vida, como autonomia,
respeito e trabalho em equipe. Os alunos participam de várias competições do
gênero, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizado pela
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Todo ano a escola consegue ótimos
resultados após superação de milhares de outras equipes de todo o Brasil, já
tendo obtido várias medalhas. Participamos de: OBA, Canguru de Matemática,
Informática, Ciências, dentre outras, e obtivemos medalhas em todas as
olimpíadas. Vários alunos acessaram o curso superior utilizando medalha de
olimpíada, como a de ouro da OBA para entrar na Unifei e a de bronze na ONHB
para entrar na Unicamp.
Oficina
de Robótica: robótica para participação em campeonatos.
Oficina
de Dança: atividade
integrada à Educação Física. Os alunos estudam os diferentes tipos de dança e
montam coreografias e vídeos para apresentação em eventos do Curso G9.
Oficina
de Teatro: atividade que objetiva desenvolver a veia artística do aluno, sua
desinibição e autoconhecimento. Os alunos estudam os diferentes tipos de teatro
e montam espetáculos curtos e vídeos para apresentação em eventos do Curso G9
ou para sensibilização a situações importantes como cuidados com o Chromebook,
cumprimento dos protocolos Covid, dentre outros.
Educação
Física por Modalidades: disciplina obrigatória. O aluno escolhe a modalidade esportiva que
quer fazer e, se quiser aprofundar, poderá fazer parte da equipe de competição
do Curso G9: handebol, badminton, vôlei, basquete, futsal, atletismo, futebol
de campo.
Xadrez: Pedagógico e de
Competição.
Violão: Básico e Avançado
Orquestra
Experimental
G9
Social
Veja também:
3ª série do Ensino Médio e Pré-vestibular
< VOLTAR