Loader Image

Ensino Médio

(1ª e 2ª séries)


Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, visa:

  • À consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e a preparação para o Curso Superior;
  • À preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • Ao aprimoramento do educando como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

 

Material de Ensino – Plataformas Digitais

Nesse segmento de ensino, o Curso G9 adota o material da Geekie One, o qual apresenta, em livros e na plataforma virtual, sólidos conteúdos científicos e humanos, com relações significativas de crescente grau de abrangência e abstração. Esse material atende, de maneira eficaz, o contexto plural no qual o nosso ensino está inserido.

 

Outra importante parceria tecnológica foi a implantação de um domínio oficial (conta exclusiva) do Curso G9 na plataforma Google for Education, com o objetivo de aprimorar e facilitar os serviços online que o colégio oferece aos seus alunos. A sua utilização complementa e potencializa o uso das plataformas já existentes nesse segmento de ensino.

  

Trabalhos Interdisciplinares

O Ensino Médio desenvolve temáticas de aprofundamento usando projetos interdisciplinares por área do conhecimento. Juntamente com esses projetos, é desenvolvida a Feira do Conhecimento.

 

O Ensino Médio oferece também quatro simulados anuais (preparação específica ao vestibular) e quatro provas teste do Curso G9.

 

Os simulados, além de se prestarem à avaliação do conhecimento do aluno, também os preparam para desenvolver habilidades específicas necessárias à realização da prova, como resistência do corpo para quatro ou cinco horas ininterruptas de prova, administração do tempo para conseguir fazer todas as questões e a redação, estratégia adequada para o preenchimento correto do gabarito, controle mental e psicológico da ansiedade e da pressão presentes no momento dos vestibulares, dentre outras orientações feitas ponto por ponto, individualmente.

 

A Geekie One oferece uma plataforma de jogos em preparação ao vestibular intitulada Geekie Games, que, de maneira lúdica, revê os conteúdos exigidos no ENEM. Ao final, a plataforma gera um plano de estudo, sugere os conteúdos que devem ser revistos e exercícios específicos às dificuldades detectadas nas respostas dadas aos jogos executados.

  

Atividades Complementares

  • Aula de Espanhol: disciplina opcional ao aluno, oferecida uma vez por semana, à tarde.  É utilizado livro específico ou material organizado pelo professor. No PV, o aluno pode optar entre Inglês ou Espanhol.
  • Plantões de Dúvida e Reforço: atividades oferecidas à tarde. Os alunos são livres para frequentá-los, porém aqueles que têm dificuldade na aprendizagem dos conteúdos são convidados a participar.
  • Laboratório de Redação: atividade oferecida à tarde. Os alunos são livres para frequentá-los, porém aqueles que têm dificuldade na aprendizagem dos conteúdos são convidados a participar.
  • Grupos de Estudo: atividade oferecida à tarde. São ofertados grupos de estudo de Filosofia e de Arte. Os alunos são livres para frequentá-los. Assim que se inscrevem, são acompanhados no desempenho e na aptidão vocacional.

  

Oficinas Pedagógicas

  • Estudo de organismos internacionais: como ONU, FAO, OMC, dentre outros. No projeto é feito um estudo do organismo, seguido de simulação de reunião dos delegados em questão, propostas de solução do problema discutido na simulação e aprofundamento da temática geopolítica, que geralmente é escolhida segundo as demandas atuais.
  • Literatura aplicada: estudo de livros com posterior aplicação de atividades práticas como escrita de letra de música, vídeos de dança e música, reescrita do livro em gênero teatral, aplicação de língua estrangeira como Espanhol e Inglês na prática dos trabalhos, dentre outras atividades.
  • Olimpíadas Escolas: O projeto pedagógico do Curso G9 prima pela qualidade e pela formação cidadã dos alunos. Ao estimular a participação em eventos como as olimpíadas escolares, trabalha valores muito importantes para a vida, como autonomia, respeito e trabalho em equipe. Os alunos participam de várias competições do gênero, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Todo ano a escola consegue ótimos resultados após superação de milhares de outras equipes de todo o Brasil, já tendo obtido várias medalhas.
  • Oficina de Horta, Gastronomia e Higienização/Reações Químicas: oficinas práticas que desenvolvem produtos cultivados na horta, receitas criadas ou executadas com análise das mudanças químicas e vantagens biológicas, desenvolvimento de produtos por misturas químicas, dentre outros.
  • Oficina de Robótica: oficina com duas vertentes – robótica para participação em campeonatos e robótica como oficina de aprendizagem de programação robótica.
  • Monitoria do Clube de Ciências: alunos do Ensino Médio atuam como monitores no Clube de Ciências do Ensino Fundamental II, aplicando conteúdos já aprendidos em Química, Física e Biologia ao desenvolver os encontros do Clube.
  • Oficina de Educação Financeira: oficina que propõe o desenvolvimento das habilidades de análise financeira e administração da própria vida financeira com situações hipotéticas administradas pelos alunos como reforma de uma casa, aplicações em fundos de ações, poupança, uso adequado de cartão de crédito, juros, dentre outros.
  • Oficina de Escrita Criativa: oficina que oportuniza a escrita de diferentes gêneros textuais, potencializando a veia criativa de escritor dos alunos. Ao final do ano, os textos escritos são compilados e editados em livro ebook.

  

Ações Solidárias

O Ensino Médio integra as ações solidárias desenvolvidas pelo Curso G9 por meio de atividades já existentes e por projetos específicos, como: 

  • Bazar Solidário: atividade desenvolvida com a 2ª série. Consiste em criar um bazar para venda de roupas e acessórios, cuja renda é convertida em trabalhos sociais junto a instituições que apoiam pessoas em risco social. A atividade desenvolve habilidades de empreendedorismo, administração de loja, controle contábil, avaliação de mercado e de preços, captação de doações para venda, dentre outros. Os trabalhos sociais são feitos em conjunto com o G9 Social.

 

  • G9 Social: atividade oferecida à tarde. É um dos projetos sociais da escola. Os alunos se inscrevem livremente nesse grupo. Nele são desenvolvidas ações sociais junto a instituições que apoiam pessoas em risco social, além de outras ações que se fazem necessárias à medida em que o grupo de alunos avalia as diferentes situações que se apresentam na comunidade. Tradicionalmente, promovem, com apoio de outros segmentos, o Natal Solidário junto a uma instituição de Itajubá.

 

 

Outras Atividades

  • Treinamento Esportivo/Modalidades: No período vespertino, são oferecidos treinamento esportivo em diferentes modalidades: Vôlei, Handebol, Futsal, Rugby, Basquete e Futebol de Campo. Além dessas aulas, há treinamentos, após às 18h, aos alunos que participarão de campeonatos esportivos.
  • Xadrez
  • Violão básico e avançado
  • Orquestra Experimental
  • Banda musical

< VOLTAR

TOPO