Ampliação dos conhecimentos, formação de atitudes e valores
Nesta etapa escolar, os alunos são encorajados e desafiados a ampliar
suas experiências e a sua socialização,
progredir em seus conhecimentos, consolidar aprendizagens, desenvolver a
autonomia, a capacidade de aprender a aprender, de investigar a realidade e
compreender o ambiente natural e social, as artes e os valores em que se
fundamenta a sociedade. É um momento importante de consolidação da compreensão
da natureza do sistema alfabético de escrita e outros sistemas de registros
como signos matemáticos, artísticos, cartográficos e científicos.
Além dos avanços cognitivos, o Ensino Fundamental I deve proporcionar às
crianças oportunidades de convivência e interação, com respeito e acolhimento à
diversidade.
Conheça algumas características do Ensino Fundamental I do Curso G9:
Material Didático e Plataformas Digitais
Nosso material didático foi escolhido para apoiar o desenvolvimento de
habilidades e competências e auxiliar na troca de informações entre as
crianças.
Associado aos livros didáticos, o uso das tecnologias faz parte da rotina escolar dos alunos e contribui para a potencialização da aprendizagem. Destacamos:
As plataformas permitem interação entre os alunos, o compartilhamento e a distribuição de materiais didáticos, multimidiáticos, realização de trabalho simultâneo e colaborativos, realização de videochamadas, dinamização das atividades avaliativas e promoção da interatividade nas aulas.
Os alunos contam com acervo de tabletes, notebooks, Chromebook,
equipamentos multimídias em todas as salas e laboratórios de informática para a
realização das propostas pedagógicas.
Programa Bilíngue
A imersão na língua inglesa está ocorrendo de forma gradativa nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue BRIGHT FUTURES, da editora Oxford. Os alunos têm contato diário com o inglês, através de uma aula por dia, durante toda os 5 dias da semana.
No programa, a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências,
expressão corporal, tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com
material didático próprio para vivência e conforto das crianças. Em todas as
aulas as propostas são conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para
que os alunos pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando
tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a
ampliação de conhecimento de mundo.
Formação Leitora
No Curso G9 várias ações são desenvolvidas para a formação do leitor literário. Semanalmente os alunos participam de uma roda de história na biblioteca da escola. O trabalho na biblioteca implica em familiarizar os alunos com textos de qualidade, encantá-los com histórias ouvidas ou lidas, em um ambiente acolhedor, de modo a estimular a leitura e o empréstimo de livros. Eles são levados para casa, são socializados na roda de leitura da semana. São várias as estratégias usadas para cada série, no momento da aula de biblioteca.
Há, ainda, a biblioteca da classe, além de uma biblioteca organizada com
acervo dos próprios alunos. Outra estratégia é a leitura de uma obra coletiva a
ser lida pela turma. O trabalho com a leitura dessa obra gera um projeto de
leitura e produção de texto em que o produto é a publicação de um livro de
autoria do próprio aluno.
Metodologias Ativas
Como parte dessas metodologias destacamos a Aprendizagem Baseada em Projetos que tem como objetivo associar o aprender ao fazer. A construção do conhecimento acontece de maneira coletiva, fugindo do modelo convencional da aula no qual o professor ensina uma matéria e os alunos mostram o quanto aprenderam a partir de uma avaliação final. Destacamos:
Movimento Maker – Aulas Lego
As atividades maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de
competências e é um dos caminhos para a formação integral. Aprender fazer ou saber
fazer requer mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos
valores e das atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana.
Várias propostas são feitas para que o aluno coloque a mão na massa e crie
algo.
A união da cultura maker e o pensamento computacional têm como foco
desenvolver no aluno algumas habilidades essenciais para o cidadão no século
XXI – autonomia, criatividade, espírito investigativo e trabalho em equipe.
A partir do 3º ano acontece a introdução dos estudantes ao universo da
programação. A interação entre os pares, o processo de troca de informações e o
desenvolvimento da habilidade de ouvir diferentes opiniões e se dispor ao
debate também são destaque neste trabalho.
Os materiais, conjuntos da Lego Education, com variedade de blocos ajudam
a promover compreensão sobre as estruturas e os mecanismos das máquinas
construídas pelos alunos.
Espaços de Aprendizagem
O espaço do Curso G9 é pensado e organizado para facilitar e potencializar as aprendizagens. São espaços que apresentam possibilidades e desafios motores, de interação e de desenvolvimento de habilidades.
Equipe Pedagógica
Contamos com uma equipe técnica e docente qualificada e que está em
constante formação para reflexão, estudo e aprimoramento da prática pedagógica.
Educadores e colaboradores com olhar atento para atender às individualidades e
necessidades de nossos alunos.
Família e Escola
Uma das premissas básicas da educação no Curso G9 é o vínculo família e
escola, que favorece o desenvolvimento integral das crianças. A família, parte
da comunidade escolar, é convidada a participar ativamente no processo
educativo. Reuniões de pais, ordinárias e extraordinárias para alinhamento de
informações sobre propostas pedagógicas, metodologias de ensino, progressão de
aprendizagens e avaliação. Atendimentos individuais com a coordenação
pedagógica para acompanhamento do desenvolvimento do aluno em todos os aspectos
do seu desenvolvimento: cognitivo, emocional, social e físico.
Participação em eventos como festas e em encerramentos de projetos ou
trabalhos, para que vivenciem com o aluno o cotidiano da escola. Todas essas
ações favorecem a construção de vínculo e garantem ainda mais o desenvolvimento
dos nossos alunos.
Atividades Complementares
Canto Coral
Oferece aos alunos um momento de vivência musical, através de um
repertório de qualidade com canções populares brasileiras, folclóricas, canções
de compositores locais e de outros povos. Nessa atividade são feitas novas
leituras e arranjos das canções, estimulando a criatividade e a expressão.
Xadrez
Esse jogo fascinante desenvolve estratégia, disciplina e aguça o raciocínio, além de aprimorar, de maneira saudável, o comportamento competitivo do aluno. Os alunos enxadristas, que desejam, são inscritos em campeonatos internos e externos. A partir do projeto de Xadrez, foi criado o Clube de Xadrez do Curso G9 que é filiado às federações estadual e nacional de Xadrez. O Clube de Xadrez oportuniza, também, a participação de alunos de escolas públicas, dentro da proposta da Escola Solidária.
Ginástica Rítmica
As aulas de ginástica rítmica oferecem aos alunos o exercício corporal
através do contato com diferentes materiais - corda, arco, bola e fita - e
visam a explorar o movimento expressivo e seus elementos: corpo, espaço, ritmo,
repertório, improvisação, sons e coreografia.
Escolinha de Futebol
De maneira lúdica e saudável, a escolinha visa desenvolver os principais
movimentos, a organização do jogo, as habilidades de coordenação motora e a
familiarização com o esporte. Oferecida uma vez por semana, com grupos
distintos, divididos de acordo com a faixa etária dos participantes.
Educação Motora
As atividades propostas nessas aulas visam melhorar as funções do
metabolismo orgânico, propiciar o desenvolvimento da consciência corporal e o
trabalho com todas as habilidades motoras. Estimulam também, a prática coletiva
e os fundamentos das modalidades esportivas: handebol, voleibol, basquetebol e
futebol. O repertório das aulas é variado, utilizam-se jogos e brincadeiras
adequados à faixa etária. A formação ética é especialmente favorecida nessas
atividades, pois elas implicam a compreensão da necessidade das normas e o
espírito esportivo para regular o convívio e a prática coletiva.
< VOLTAR