
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
O aluno André Bernardo Britto foi campeão da Categoria 1º Ano do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado de 21 a 23 de setembro, em Caxambu (MG). A delegação do Clube de Xadrez do Curso G9 foi composta por 11 atletas. Com esse título, o Curso G9 soma cinco títulos nacionais em seis anos.
Esta foi a terceira vitória seguida de André Brito, que venceu dois torneios da Etapa Classificatória Sul Minas da Liga Brasileira de Xadrez (LBX) nos meses de julho e agosto deste ano, na Categoria Sub 09 Masculino. André participou pela primeira vez do campeonato brasileiro e foi campeão com 100% de aproveitamento ao vencer as seis partidas.
“Gostaria de parabenizar a todos os meus alunos que participaram deste torneio. Estou muito orgulhoso de cada um de vocês, pois sei que foram valentes e lutaram até o fim com muita garra, comprometimento e dedicação”, disse o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins. “Vamos continuar treinando para que os próximos resultados sejam ainda melhores”, completou.
Toninho Martins, como é mais conhecido, fez uma agradecimento especial aos pais e responsáveis que acompanharam “nossos alunos nessa viagem”. “Obrigado pela confiança, pela paciência e pelo companheirismo que demonstraram durantes esses dias”, disse.
“Quanta emoção nesses três dias de campeonato. Só tenho que agradecer por tudo. Foi um grande e inesquecível aprendizado para a Sofia: seu primeiro torneio e já está pensando no próximo. Foram três vitórias e três derrotas competindo com enxadristas de outros estados brasileiros”, disse Cláudia Fortes, mãe da aluna Sofia Fortes Souza.
Além de André Brito, a delegação do CXG9 foi composta pelos alunos: Vívian Dos Santos Carvalho, premiada, 6ª colocada; Pedro Arango; premiado, 8º colocado, Cauã M. Magalhães; Lucas R. Leite; Enzo Almeida; João Guilherme S. Vieira; Daniel D. R. De Biaso; Ariane Stecca Martins; Sofia Fortes Souza; e Joao Paulo Rodrigues. A premiação foi até a 10ª colocação em cada categoria.
Ao contrário das outras competições, nas quais as categorias são definidas por idade, no Brasileiro de Xadrez Escolar elas reúnem atletas que estão cursando o mesmo ano escolar. O campeonato reuniu alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, nos naipes Feminino e Absoluto.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...