
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
Visita
A etapa seguinte da visita aconteceu por meio de um passeio pela escola, no qual os alunos da FAI conheceram algumas atividades complementares que estavam acontecendo na escola, como a Robótica e a Orquestra Experimental.
Esse momento foi marcado pela interação entre os alunos da pós-graduação e os alunos do G9 dos mais diversos segmentos, que conversaram, trocaram experiências e conhecimentos.
Após a reunião, Valéria Paduan disse que o Curso G9 foi escolhido para a visita porque é uma escola “séria, com responsabilidade no ensino e com vários diferenciais”. “Visitar o G9 nos mostrou que é possível fazer uma educação de qualidade mesmo neste momento em que a educação está desacreditada no país”, concluiu.
Alunos da pós-graduação do Curso de Gestão Educacional da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação visitaram o Curso G9, com o objetivo de visitar uma escola de referência para realizar um trabalho de conclusão do curso. A visita aconteceu no dia 14 de setembro.
Os alunos da Pós-Graduação de Gestão Educacional da FAI realizaram algumas visitas técnicas em escolas da região. O foco da proposta é oferecer aos alunos um conhecimento prático diferente do que eles têm em sala de aula.
A professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da FAI, Valéria Paduan Silva, acompanhou a visita dos alunos e ficou empolgada com a troca de experiências. Valéria contou que esse tipo de atividade é muito importante, pois “abre os horizontes dos alunos que querem atuar diretamente nessa área da educação”.
Apresentação
A visita aconteceu em dois momentos distintos. Na primeira etapa, houve uma reunião entre os visitantes, as coordenadoras pedagógicas de todos os segmentos do G9, três alunos do Ensino Médio e a diretora pedagógica, Maria Aparecida Fernandes. Durante esse momento, as coordenadoras de cada segmento, apresentaram as atividades que são realizadas e como é trabalhada para o cumprimento da missão estabelecida pela escola.
Durante a conversa, os visitantes também ouviram um pouco sobre a história do G9, os principais projetos pedagógicos da escola – como a Gincana e a Feira do Conhecimento – e conheceram a proposta de avaliação do Colégio. No final, houve um momento de perguntas, no qual os alunos do G9 contaram um pouco sobre sua experiência na escola.
“O G9 trabalha muito com os alunos a questão de responsabilidade e cria a vontade de vir para escola para aprender, nos dá uma visão de futuro. Outro fator importante é que eles sempre nos ensinam a termos autonomia em nossas decisões, nos dando todo o suporte necessário”, disse o aluno, Pedro Henrique Costa Barros, do 2º ano do Ensino Médio (Turma M21).
A aluna Luiza Vargas Cônsoli Almeida (Turma M22) também deu um breve depoimento de como vê a escola. “Eu me sinto muito em casa aqui no G9, não consigo me imaginar em outra escola. Os projetos pedagógicos que a escola oferece agregam valor em nossa vida. Por exemplo, por meio da Gincana da escola, eu descobri em qual área que quero seguir depois de formada, que é relacionada ao trabalho com pessoas. E essa é uma oportunidade que eu não teria em outra escola”, destacou.
“Aqui, no G9, os professores e funcionários depositam muita confiança e autonomia nos alunos. Eles também estão dispostos a ajudar em qualquer momento”, disse William Rodrigues Lopes (Turma M12).
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...