Loader Image
Alunos do Curso G9 vencem etapas das provas das Olimpíadas
19 de setembro de 2011

Alunos do Curso G9 vencem etapas das provas das Olimpíadas de Matemática, de História e de Astronomia.

Alunos do Curso G9 testaram seus conhecimentos durante a realização de provas de mais uma fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA), da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da Olimpíada Brasileira de História (OBH). Os exames aconteceram em setembro. 

Vale lembrar que a OBA promoveu a segunda prova seletiva, que garante vaga para a segunda fase da olimpíada. Já o exame da OBM é classificatório para a segunda etapa da competição, enquanto que a OBH realizou sua quarta etapa das cinco realizadas on line - a sexta e última acontecerá na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), promotora da olimpíada.
 
“Para nós, o mais importante é que os alunos coloquem à prova seus conhecimentos. Há um crescimento pessoal muito grande na participação em eventos como esses”, explicou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira. Ela é responsável pela organização dos exames no G9.
 
A coordenadora explica que os alunos que participaram da OBA tiveram aulas extras com o aluno do 4º da Faculdade de Física da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), Pablo Shiavon. “Esta prova de pré-seleção contou com questões específicas de astronomia com um grau de dificuldade maior do que a realizada em maio”, ressalta. A decisão de fazer um novo exame partiu da organização da OBA como forma de selecionar os cem alunos no Brasil que irão partir da etapa internacional.
 
“Estou preparado para a prova porque tivemos aulas interessantes e específicas sobre astronomia”, diz Mateus Figueiredo, do 1º ano do Ensino Médio – turma M11. Aliás, ele participou das duas provas.
 
Estela Oliveira conta ainda que 45% dos alunos que participaram da primeira etapa da OBM conquistaram nota para realizar o exame da segunda fase. Os alunos classificados tiveram aulas complementares, com suporte do professor João Paulo Vilas Boas.
 
O desempenho na OBH também superou as expectativas: as cinco equipes do G9 já superaram quatro fases e agora se preparam para a quinta etapa. “A OBH é bastante desafiadora, exigindo muito da professora Patrícia Abbud, que a coordena no G9, e dos alunos, que têm que estudar e pesquisar muito para conseguirem se manter na competição”, disse a professora Márcia Gil de Souza, coordenadora pedagógica do Ensino Médio. “Parabéns a todos: alunos e professores, pelo profissionalismo e pelo empenho demonstrados até agora”, completou.
 
 




+ Ver Mais
23 de março de 2026

Estela Oliveira lança livro...

... + Ver Mais
23 de março de 2026
Estela Oliveira lança livro "A Doutora Libanesa” no Curso G9
+ Ver Mais
18 de março de 2026

Turmas do 6º ano participam...

... + Ver Mais
18 de março de 2026
Turmas do 6º ano participam de palestra sobre método científico
+ Ver Mais
16 de março de 2026

Equipe do G9 brilha Circuito...

... + Ver Mais
16 de março de 2026
Equipe do G9 brilha Circuito Santarritense de Xadrez
+ Ver Mais
12 de março de 2026

Curso G9 promove reunião com...

... + Ver Mais
12 de março de 2026
Curso G9 promove reunião com pais de alunos do Ensino Médio
TOPO