
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
Pelo terceiro ano consecutivo, alunos do 2º ano do Ensino Médio realizaram Bazar Solidário, projeto que faz parte da proposta interdisciplinar da área de Humanas e é orientado pela professora Patrícia Ribeiro, de História. A atividade aconteceu em 6 de novembro e contou com a presença de diversas pessoas de toda a comunidade escolar: pais, alunos, professores e funcionários do colégio.
O projeto começou em 2015 como forma de concluir um trabalho interdisciplinar sobre finanças domésticas. O resultado surpreendeu à época e o projeto passou a ser anual. O objetivo do Bazar Solidário é arrecadar diversas peças de roupas, que passaram por uma triagem dos alunos, vendê-las e, com o dinheiro arrecadado, promover ações solidárias no município.
Para Patrícia Ribeiro, a importância desse projeto “é desenvolver nos alunos o espírito solidário e os valores cidadãos, pois as peças colocadas à venda não são peças velhas, mas sim peças de roupa que os alunos abriram mão em prol do outro”, explicou.
No primeiro ano do Bazar Solidário, o dinheiro arrecadado foi usado para comprar lençóis e fraldas geriátricas para os idosos do Lar da Providência. Em 2016, a verba foi usada para proporcionar um Natal Solidário para alunos da Escola Municipal Doutor Antônio Salomon.
Para este ano, os membros do Bazar Solidário pretendem usar o dinheiro arrecadado para continuar os projetos iniciados na Feira do Conhecimento, que teve como tema “Música: ferramenta educacional e transformação da sociedade”; a Palhaçaria e a Oficina de Música.
Durante a Feira, os alunos do 2º ano do Ensino Médio levaram para a Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues de Oliveira (Polivalente) uma oficina de música, ensinando os alunos a fazerem flautas com materiais reciclados e a tocar, a flauta construída. Em 2018 o projeto incluirá aulas de violão.
Com a Palhaçaria, os alunos receberam treinamento com um palhaço, mestre diplomado pela UNICAMP, e se apresentaram para os idosos da Vila Vicentina e para as crianças da Creche Nossa Senhora Auxiliadora, ambas do bairro Cruzeiro. Para dar continuidade a essa proposta solidária, em 2018, os alunos multiplicarão o curso com os colegas do 2º ano do Ensino Médio.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...