Loader Image
Alunos recebem medalhas da OBMEP 2018
10 de maio de 2019

São eles: João Pedro Tilmann de Souza, Thiago Taets e Sales e Alice Valença de Lorenci e Leopoldo Vilella C. Ribeiro.

Quatro alunos do Curso G9 foram premiados pela classificação obtida durante a 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), realizada em 2018. Todos receberam Medalha de Bronze. 

São eles: João Pedro Tilmann de Souza (Nível 01), Thiago Taets e Sales (Nível 02) e Alice Valença de Lorenci e Leopoldo Vilella C. Ribeiro (Nível 03). A cerimônia de premiação aconteceu no Centro de Educação (Ceduc) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em 6 de maio, e contou com a presença de alunos de todo o Sul de Minas. 

A OBMEP é uma prova de âmbito nacional que visa instigar nos alunos a curiosidade e o amor pela Matemática e pelo estudo. Além disso, a prova incentiva os jovens a ingressarem nas universidades e a trabalharem com pesquisas científicas desde o Ensino Fundamental II. 

A prova é dividida em três níveis, de acordo com a faixa etária do aluno. O primeiro Nível é voltado para os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II (EF II); o Nível 2 é para os atletas de 8º e 9º anos do EF II; e o Nível 3, para os participantes do Ensino Médio. 

Cerimônia de Premiação

“Nada melhor do que comemorar com nossos alunos as conquistas na Olimpíada justamente no dia da Matemática”, disse o professor do Curso G9, Vicente Carlos Martins, ao se referir Dia Nacional da Matemática, que se comemora em 6 de maio. 

Além do professor, o Curso G9 foi representado no evento pela diretora Pedagógica, Maria Aparecida Fernandes; pela coordenadora pedagógica do EF II, Estela Maria de Oliveira; pela assistente pedagógica do EF II, Sheila Bourdon; e pelo professor de Matemática Matheus Francisco. 

Essa premiação foi da OBMEP realizada durante o ano de 2018, que teve sua primeira fase em 21 de maio e, a segunda, em 28 de setembro. No ano de 2018, um total 465 alunos do Curso G9 participaram das diversas olimpíadas, torneios e campeonatos, acumulando um total de 68 premiações. Somente nas olimpíadas do conhecimento, os alunos conquistaram 31 medalhas e 9 menções honrosas – do total de medalhas, 8 foram de ouro, 12 de prata e 11 de bronze. 

Durante a cerimônia, o coordenador regional da OBMEP e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Sandro Rodrigues Mazorche, contou um pouco sobre a olimpíada e sobre a importância que ela tem tanto para o aluno, quanto para a sociedade. 

“Ser medalhista na OBMEP deve ser motivo de muito orgulho para o aluno, para sua família e para a escola, pois não é somente uma medalha que eles ganham, mas também a oportunidade de ingressarem na iniciação científica desde o Ensino Fundamental II”, disse. 

Iniciação Científica

O coordenador regional da OBMEP contou que os alunos que foram medalhistas e que receberam menção honrosa ganham direito de participarem do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), voltado aos alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio e o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), voltado para alunos de Ensino Superior. 

Os alunos medalhistas têm direito de entrarem nesses programas independentemente se ingressaram em um curso no Ensino Superior de Exatas ou não.

“Essa olimpíada não quer incentivar somente o estudo de Matemática, mas quer privilegiar o ensino, pois é por meio do ensino e da educação que as mudanças vão ocorrer”, destacou. 

Também participou da cerimônia o coordenador do curso de Matemática Bacharelado da Unifei, Rick Antonio Rischter. Ele disse que a universidade é “um lugar aberto para todas as pessoas” e convidou os presentes a assistirem aulas no campus e buscarem conhecer mais o ambiente acadêmico que Itajubá possui.

 




+ Ver Mais
19 de agosto de 2025

Equipe do G9 brilha em torneios...

... + Ver Mais
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios de Xadrez em Santos e Pouso Alegre
+ Ver Mais
16 de agosto de 2025

Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...

... + Ver Mais
16 de agosto de 2025
Alunos visitam Museu WEG Itinerante, no pátio do Teatro Municipal Christiane Riera
+ Ver Mais
14 de agosto de 2025

Atletas do Curso G9 são destaque...

... + Ver Mais
14 de agosto de 2025
Atletas do Curso G9 são destaque no Circuito Santarritense de Xadrez
+ Ver Mais
11 de agosto de 2025

Equipe de Xadrez do Curso G9...

... + Ver Mais
11 de agosto de 2025
Equipe de Xadrez do Curso G9 é top 10 em Minas Gerais
TOPO