
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio realizaram simulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de finalizar os trabalhos realizados em sala de aula. A atividade teve como objetivo desenvolver habilidades de oratória, além de proporcionar a discussão de assuntos importantes sobre o mundo.
Foram dois os temas que orientaram a discussão de ideias: os alunos da F92 trabalharam, na disciplina de Geografia, um assunto atual e polêmico– “Armas de Destruição em Massa”. A F91 e as turmas do 1º ano Ensino Médio debateram “Migração: O Drama dos Refugiados”, trabalho interdisciplinar que envolveu, no Fundamental II, as disciplinas de Geografia e História; no Ensino Médio, além de Geografia, História, também, Inglês e Sociologia.
“Esse projeto tem como objetivo mostrar como funciona o Conselho de Segurança da ONU, ao mesmo tempo em que é uma ótima maneira para que o aluno desenvolva algumas habilidades pessoais, como falar em público, organizar e defender suas ideias e propostas”, explicou a professora de Geografia, Marília Gil de Souza, idealizadora do projeto.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira, “o aprendizado se deu a partir de problemas e situações reais, refletidos e mediados por um profissional da área. A motivação e o preparo dos alunos extrapolaram os objetivos propostos pela professora. Ficamos muito satisfeitos com todo esse resultado”, ressaltou.
Aprendizagem
A aluna Mariana Vitória dos Santos, Turma F92, gostou muito do trabalho. “Estou na escola desde o 6º ano e acho que, de todos os trabalhos feitos até aqui, esse foi um dos mais importantes para mim, porque nos permitiu aprofundar em questões complexas de nossa realidade, o que nos fez refletir um pouquinho sobre como a gente deve ser e agir no futuro”, disse.
Já Ana Elisa Rodrigues Germiniani (F92) disse que “o G9 tem um método diferente de ensino e adota novas formas para que a gente aprenda, e acho isso muito legal. É lógico que fiquei muito nervosa na hora de falar, mas senti que aprendi muito mais com esse trabalho do que com outros meios de avaliação”, explicou.
“Esse tipo de atividade é muito interessante porque a gente consegue aprender determinado assunto de uma maneira mais dinâmica, sente uma vontade maior de querer divulgar o que aprendeu e discutir as ideias dos temas com os colegas”, ressaltou Henrique Mateus Ferreira, também da F92.
Dinâmica
Para a realização da atividade, os diversos países que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU foram divididos entre os alunos de cada turma. Durante o semestre, cada dupla deveria pesquisar sobre qual a posição do país escolhido em relação aos assuntos abordados. E, no dia da simulação, os alunos deveriam apresentar e defender a ideia do país estudado.
Durante a simulação, houve diversos momentos de debate sobre quais seriam as melhores medidas para resolver cada problema em questão. Depois das rodadas de apresentação e discussão, houve uma votação com a finalidade de ver qual proposta seria aceita pela maioria dos participantes. Após a escolha da proposta, os alunos deviam entregar uma resolução em escrito, com os pontos que foram aprovados pelo colegiado.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...