Loader Image
Alunos simulam debates no Conselho da ONU
11 de outubro de 2018

Dois temas atuais e polêmicos em discussão: "Armas de Destruição em Massa" e "O Drama dos Refugiados".

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio realizaram simulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de finalizar os trabalhos realizados em sala de aula. A atividade teve como objetivo desenvolver habilidades de oratória, além de proporcionar a discussão de assuntos importantes sobre o mundo. 

Foram dois os temas que orientaram a discussão de ideias: os alunos da F92 trabalharam, na disciplina de Geografia, um assunto atual e polêmico– “Armas de Destruição em Massa”. A F91 e as turmas do 1º ano Ensino Médio debateram “Migração: O Drama dos Refugiados”, trabalho interdisciplinar que envolveu, no Fundamental II, as disciplinas de Geografia e História; no Ensino Médio, além de Geografia, História, também, Inglês e Sociologia. 

“Esse projeto tem como objetivo mostrar como funciona o Conselho de Segurança da ONU, ao mesmo tempo em que é uma ótima maneira para que o aluno desenvolva algumas habilidades pessoais, como falar em público, organizar e defender suas ideias e propostas”, explicou a professora de Geografia, Marília Gil de Souza, idealizadora do projeto. 

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira, “o aprendizado se deu a partir de problemas e situações reais, refletidos e mediados por um profissional da área. A motivação e o preparo dos alunos extrapolaram os objetivos propostos pela professora. Ficamos muito satisfeitos com todo esse resultado”, ressaltou. 

Aprendizagem

A aluna Mariana Vitória dos Santos, Turma F92, gostou muito do trabalho. “Estou na escola desde o 6º ano e acho que, de todos os trabalhos feitos até aqui, esse foi um dos mais importantes para mim, porque nos permitiu aprofundar em questões complexas de nossa realidade, o que nos fez refletir um pouquinho sobre como a gente deve ser  e agir no futuro”, disse. 

Já Ana Elisa Rodrigues Germiniani (F92) disse que “o G9 tem um método diferente de ensino e adota novas formas para que a gente aprenda, e acho isso muito legal. É lógico que fiquei muito nervosa na hora de falar, mas senti que aprendi muito mais com esse trabalho do que com outros meios de avaliação”, explicou. 

“Esse tipo de atividade é muito interessante porque a gente consegue aprender determinado assunto de uma maneira mais dinâmica, sente uma vontade maior de querer divulgar o que aprendeu e discutir as ideias dos temas com os colegas”, ressaltou Henrique Mateus Ferreira, também da F92. 

Dinâmica

Para a realização da atividade, os diversos países que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU foram divididos entre os alunos de cada turma. Durante o semestre, cada dupla deveria pesquisar sobre qual a posição do país escolhido em relação aos assuntos abordados. E, no dia da simulação, os alunos deveriam apresentar e defender a ideia do país estudado. 

Durante a simulação, houve diversos momentos de debate sobre quais seriam as melhores medidas para resolver cada problema em questão. Depois das rodadas de apresentação e discussão, houve uma votação com a finalidade de ver qual proposta seria aceita pela maioria dos participantes. Após a escolha da proposta, os alunos deviam entregar uma resolução em escrito, com os pontos que foram aprovados pelo colegiado.




+ Ver Mais
19 de agosto de 2025

Equipe do G9 brilha em torneios...

... + Ver Mais
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios de Xadrez em Santos e Pouso Alegre
+ Ver Mais
16 de agosto de 2025

Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...

... + Ver Mais
16 de agosto de 2025
Alunos visitam Museu WEG Itinerante, no pátio do Teatro Municipal Christiane Riera
+ Ver Mais
14 de agosto de 2025

Atletas do Curso G9 são destaque...

... + Ver Mais
14 de agosto de 2025
Atletas do Curso G9 são destaque no Circuito Santarritense de Xadrez
+ Ver Mais
11 de agosto de 2025

Equipe de Xadrez do Curso G9...

... + Ver Mais
11 de agosto de 2025
Equipe de Xadrez do Curso G9 é top 10 em Minas Gerais
TOPO