
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
A atleta do Clube de Xadrez do Curso G9, Vívian dos Santos Carvalho, conquistou medalha de bronze na Categoria de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude 2018, realizado em Natal – Rio Grande do Norte. Ela conseguiu o acesso aos jogos ao vencer a Fase Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), em agosto deste ano, quando foi campeã do Módulo I Feminino nas modalidades Rápida e Blitz.
Com o resultado, vai concorrer a uma bolsa oferecida pelo governo federal aos atletas que se destacam em competições nacionais realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Vivian Carvalho, que é aluna do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turma F92), foi a única itajubense na equipe mineira, que contou com quatro atletas. O time teve como técnico o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
“Gostei muito dos Jogos Escolares da Juventude, pois, além de ganhar mais experiência, pude conhecer um novo lugar e fazer muitas amizades. Também gostei bastante da organização e da estrutura dos jogos”, disse Vivian Carvalho. “Fiquei muito contente com minha colocação, pois o meu objetivo e do Toninho era que ficasse entre as três primeiras colocadas. Isso porque sabia que seria um torneio difícil, afinal, lá estavam as melhores atletas de cada estado”, completou.
Para Toninho Martins, os Jogos Escolares da Juventude é uma das competições mais difíceis em termos técnicos, hoje, no Brasil porque reúnem todos os 26 campeões estaduais mais o campeão do distrito federal.
Além de Vivian Carvalho, a equipe mineira foi formada pelos atletas: Matheus Mendes, de Juiz de Fora, que é medalha de bronze na categoria de 12 a 14 anos Masculino; na categoria de 15 a 17 anos Feminino, Larissa Campos, de Itaú de Minas, fez bonito na competição, pois liderou o torneio até a última rodada, quando foi derrotada pela campeã Luiza Felix, de Goiás, e ficou com a quinta colocação; e, na categoria de 15 a 17 anos Masculino, o candidato a Mestre, Vitor Frois, de Araxá, conquistou uma medalha de prata na competição clássica.
“Para mim, foi um desafio muito grande conduzir essa equipe, pois, apesar da experiência do ano passado, esse é o primeiro ano em que as competições de 12 a 14 anos e a de 15 a 17 anos aconteceram juntas, o que tornou meu trabalho duas vezes mais difícil”, disse Toninho Martins. “No início, fiquei preocupado se conseguiria responder às expectativas dos atletas, pois além de serem todos campeões, são atletas que estão acostumados a treinar com os melhores Grandes Mestres do Brasil. Mas, graças a Deus, consegui desenvolver um trabalho baseado no comprometimento com a competição e na união de nossos atletas”, completou.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...