
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
Uma oficina de Cubo Mágico marcou o início das atividades pedagógicas do Clube de Ciências do Curso G9, que completa dez anos em 2019. O objetivo do clube é despertar nos alunos a curiosidade pelas Ciências por meio de experiências e visitas a laboratórios.
A oficina foi realizada, em 21 de fevereiro, com apoio de alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) que organizam o Torneio Mineiro de Cubo Mágico. Esse primeiro encontro reuniu 52 alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II. No próximo dia 28, será a vez das turmas do 8º e 9º anos.
“Este ano será cheio de surpresas. Faremos diversos experimentos químicos, explosões e quizes para criar nos alunos um amor pela ciência. E encerraremos com uma grande festa para marcar os dez anos do clube”, explicou o professor de Matemática, Vicente Carlos Martins, que coordena o Clube de Ciência junto com Mateus Francisco, também professor de Matemática.
CLUBE DE CIÊNCIAS
O Clube de Ciências começou em 2009 e tinha como objetivo de apresentar aos alunos diversas experiências, principalmente de Física, como forma de despertar a curiosidade para essa ciência. Com o passar dos anos, atividades de Química e Biologia foram incluídas nesse projeto, para contemplar os mais diversos aspectos das Ciências.
No início, o projeto era estritamente realizado com experimentos práticos, mas hoje já possui um equilíbrio entre teoria e prática de forma lúdica, o que encanta e atrai cada ano mais alunos para as diversas atividades do Clube de Ciências.
“Esse é um projeto extracurricular que evolui a cada ano que passa. A gente poderia ficar na mesmice de sempre, mas os alunos são curiosos e querem novidades e isso nos motiva a sempre pensar em atividades novas para levarmos ao Clube”, disse, Mateus Francisco.
PERSPECTIVAS PARA O ANO
Vicente Martins disse ainda que o Clube de Ciências irá trabalhar, neste ano, com um foco maior na Tabela Periódica, que completa 150 anos em 2019 – também será o tema da Feira do Conhecimento do Curso G9.
Como forma de preparar os alunos para as atividades do ano, foi construída uma Tabela Periódica gigante na sala do Clube de Ciências, que será utilizada nas diversas atividades lúdicas que acontecerão durante o ano.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...