Loader Image
Curso G9 é parceiro do Itajubá TEAcolhe
29 de maio de 2018

Palestras, atividades e troca de ideias e experiências marcaram o evento, que discutiu a vida após o diagnóstico do Autismo”.

Palestras, atividades e troca de ideias e experiências marcaram o evento “Itajubá TEAcolhe – Sociedade Inclusiva: a vida após o diagnóstico do Autismo”, que reuniu em torno de 300 pessoas no Curso G9. O encontro, em 19 de maio, foi organizado pelas ligas acadêmicas da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), a Neurobrinq, a Associação Grupo Apoio à Inclusão (AGAI) e a Secretaria Municipal de Saúde e Curso G9. 

O evento, que teve apoio do Serviço de Educação Inclusiva (SEI) do Curso G9, foi a quinta atividade realizada em Itajubá sobre o tema Autismo e que teve o colégio como parceiro. Entre elas, o Mês do Bem-Querer. Na abertura, houve apresentação do Grupo de Dança do G9. 

“Queria agradecer cada pessoa que prestigiou esse evento, um encontro que planejamos há muito tempo e que tem uma importância muito grande para toda comunidade”, contou Giovanna Tonisi, aluna da FMIt e uma das responsáveis pela realização do evento. Giovanna é ex-aluna do Curso G9: “Queria agradecer à formação que o Curso G9 me proporcionou, pois não seria nada sem os ensinamentos que a escola me passou”, completou. 

Durante o Itajubá TEAcolhe foram realizadas duas palestras. A primeira teve como tema “TEA: avaliação integral, detecção precoce de sinais e intervenção multidisciplinar”, ministrada pela psicóloga Lília Maíse de Jorge. Ela falou um pouco sobre a história do diagnóstico do autismo, como perceber alguns sinais da síndrome em crianças e em como tratá-las desde cedo. 

Já a segunda palestra, “TEA tem direitos – Inclusão e as questões jurídicas”, foi ministrada por Sandra Helena Rodrigues de Souza Francisco. Ela abordou os direitos legais que os alunos autistas têm na escola e em toda a sociedade. 

Durante toda manhã, havia dois espaços que estimulavam os sentidos das crianças. Um deles continha atividades recreativas para crianças com TEA. Já o outro era o “Parque Multissensorial”, que faz parte do projeto da Neurobrinq – startup que tem como objetivo aliar a tecnologia e a educação para estimular as crianças na primeira infância.

 

 




+ Ver Mais
19 de agosto de 2025

Equipe do G9 brilha em torneios...

... + Ver Mais
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios de Xadrez em Santos e Pouso Alegre
+ Ver Mais
16 de agosto de 2025

Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...

... + Ver Mais
16 de agosto de 2025
Alunos visitam Museu WEG Itinerante, no pátio do Teatro Municipal Christiane Riera
+ Ver Mais
14 de agosto de 2025

Atletas do Curso G9 são destaque...

... + Ver Mais
14 de agosto de 2025
Atletas do Curso G9 são destaque no Circuito Santarritense de Xadrez
+ Ver Mais
11 de agosto de 2025

Equipe de Xadrez do Curso G9...

... + Ver Mais
11 de agosto de 2025
Equipe de Xadrez do Curso G9 é top 10 em Minas Gerais
TOPO