Loader Image
Curso G9 implanta projeto de robótica em parceria com a Lego
01 de abril de 2011

Curso G9 implanta projeto de robótica em parceria com a Lego

O Curso G9, de Itajubá, firmou parceria com as empresas Zoom – Education for life e a Lego Education para a implantação da robótica no colégio. A proposta é desenvolvida através de dois programas pedagógicos: o Programa Lego Zoom e o Programa Lego Líder. 

Ambos estimulam o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores nos estudantes por meio do trabalho em equipe e da solução de desafios. O Lego Zoom é uma ferramenta pedagógica aplicada nas atividades curriculares de todas as disciplinas, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Já o Programa Lego Líder é opcional e visa aprofundar o conhecimento do aluno na área de robótica.
 
Para o diretor de Planejamento do G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, o Programa Lego Líder oferece oportunidade para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos de robótica, envolvendo os conceitos de lógica, mecânica, eletricidade e também de programação dos robôs. “Vale destacar que a participação no Lego Líder é pré-requisito para o Torneio de Robótica”, diz o professor. Neste ano, Itajubá irá sediar a Fase Regional do Torneio Mineiro de Robótica, que acontecerá em outubro.
 
“Os dois programas, o Lego Zoom e o Lego Líder, estimulam o desenvolvimento da liderança e do empreendedorismo nos alunos, sempre em um contexto lúdico e tecnológico, no qual o fazer e o aprender são dimensões inseparáveis. Eles utilizam as ferramentas e se preparam para o universo da robótica educacional”, afirmou Nilton Sérgio Joaquim, diretor da Ameducação – Soluções Educacionais, representante exclusiva da Lego Education e coordenador do Torneio de Robótica no Sul de Minas.
 
Nilton Joaquim disse que já foram celebradas parcerias com outras instituições de ensino da região. “Juntamente com o G9, sabemos que são instituições com credibilidade e competentes, pois contemplam em seus currículos pedagógicos a importância de aprimorar as técnicas e habilidades dos nossos jovens”, completou.
 
Programa Lego Líder
 
O Lego Líder é composto por um conjunto de seis aventuras que representam desafios e missões a serem superados pelas equipes. Cada aventura é composta por sete episódios, com duração de 14 semanas. Os fascículos têm linguagem apropriada ao universo juvenil, em que as histórias são contadas por meio de quadrinhos.
 
Assim como os demais projetos da Zoom, o Líder também conta com suporte pedagógico, capacitação contínua para professores e material pedagógico exclusivo, elaborado por reconhecidos educadores do país.
 
Nilton Joaquim lembra ainda que a participação no Programa Líder também será aberta a alunos de outras instituições de ensino de Itajubá. Podem participar crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos de idade. Mais informações sobre o Programa Lego Líder podem ser obtidas na Secretaria do Curso G9 ou pelo telefone (35) 3623-1877.
 
 
 
 




+ Ver Mais
23 de março de 2026

Estela Oliveira lança livro...

... + Ver Mais
23 de março de 2026
Estela Oliveira lança livro "A Doutora Libanesa” no Curso G9
+ Ver Mais
18 de março de 2026

Turmas do 6º ano participam...

... + Ver Mais
18 de março de 2026
Turmas do 6º ano participam de palestra sobre método científico
+ Ver Mais
16 de março de 2026

Equipe do G9 brilha Circuito...

... + Ver Mais
16 de março de 2026
Equipe do G9 brilha Circuito Santarritense de Xadrez
+ Ver Mais
12 de março de 2026

Curso G9 promove reunião com...

... + Ver Mais
12 de março de 2026
Curso G9 promove reunião com pais de alunos do Ensino Médio
TOPO