Era uma vez... Um autor, uma história, olhares curiosos de crianças em busca do novo, das palavras e desenhos impressos, do prazer pela leitura. Com essa proposta de mergulhar nos livros, os alunos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental foram incentivados a desenvolver o hábito de ler de uma forma diferente e divertida: por meio da vida do autor e sua obra, do recontar das histórias, da criação de textos livres e da produção de desenhos e pinturas que retratassem a obra em estudo.
Todo o trabalho produzido foi apresentado durante a Feira de Literatura, que reuniu pais, alunos e professores na tarde do último sábado, 7 de agosto. Houve a exposição dos trabalhos, apresentações artísticas e um café literário no qual os presentes puderam trocar ideias e experiências e mesmo comentar sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos do G9.
“Crianças se espelham nos pais, buscam o exemplo. Por isso, é fundamental que os pais leiam com seus filhos, contem uma história, comprem livros, incentive-os a descobrir o mundo das palavras”, disse a diretora pedagógica da instituição, professora Maria Aparecida Fernandes.
A Feira de Literatura, que está em sua terceira edição, também marcou a homenagem do colégio ao Dia dos Pais, comemorado no domingo, 8 de agosto. “O evento foi maravilhoso, os trabalhos estavam muito ricos. Atingimos nosso objetivo, que foi permitir a interação e partilha de obras e autores entre os alunos, além de mostrar a todos como ler é uma atividade agradável e necessária”, explicou a coordenadora pedagógica, Nilcéia J.R.C. Pereira.
As obras trabalhadas pelos alunos foram: “O sanduíche de Maricota”, Avelino Guedes (Jardim I); “Não confunda”, Eva Furnari (1º ano); “O que conta no faz de conta”, Elias José (2º ano); “Nossa rua tem um problema”, Ricardo Azevedo (3º ano); “Raul da ferrugem azul”, Ana Maria Machado (4º ano); e “Fábulas do futuro”, Ulisses Tavares (5º ano).