04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Um convite a viajar através do tempo e do espaço, viajar na literatura, nos filmes, por entre os planetas, viajar pela tecnologia e, principalmente, pelas ciências. A bordo da nave do conhecimento, alunos e professores miraram as estrelas para explorar o tema “Viajar é preciso: vamos a Marte?”. Assim aconteceu mais uma instigante edição da Feira do Conhecimento do Curso G9, realizada em 20 e 21 de outubro.
Marcada pela criatividade, originalidade e qualidade dos trabalhos, a Feira 2016 investigou as possibilidades de vida alienígena, as tecnologias da corrida espacial, as peculiaridades e limites do corpo humano nos inóspitos ambientes estelares e os desafios para uma futura sociedade viver em outro planeta. Também foram observados os caminhos da imaginação do ser humano no cinema e nos livros, passando pela inspiradora narrativa de “O Pequeno Príncipe” até as últimas produções hollywoodianas sobre abduções e invasões do planeta Terra por óvnis.
A partir do slogan da Gincana deste ano “Rumar a Marte ou amar-te, Terra?”, os estudantes ainda realizaram questionamentos éticos, morais e filosóficos sobre a necessidade e os interesses em se explorar outros planetas, sobre a sustentabilidade dos recursos da Terra e sua depredação, sobre a desvalorização da vida humana e sobre a importância de se cuidar do nosso meio ambiente.
“A feira é uma oportunidade muito interessante para todos os alunos. Além de contribuir para o aprendizado de diversos conteúdos, também é algo que levaremos para toda a vida. O tema deste ano foi nos instigando cada vez mais e realmente nos aprofundamos nessa pesquisa com muito prazer. É essencial esse tipo de proposta para estimular o estudo e não deixar a escola ser monótona”, explicou a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Maria Eduarda Delgado (Turma M22).
Para a mãe do aluno Lorenzo Rodrigues Quireli (Turma E43), Valeska Rodrigues de Oliveira, a Feira é uma excelente iniciativa da escola. “Desde o Jardim, as crianças já participam de alguma forma dessa proposta. Começam a ter consciência dos assuntos abordados e a entender a dinâmica do evento. Os alunos criam grandes expectativas de participar da Feira, principalmente pela grande interação que o evento oferece. Eles se desenvolvem coletivamente e desfrutam da presença dos pais e visitantes”, disse.
Abertura e atividades artísticas
Além dos trabalhos e pesquisas, também fizeram parte do evento muita arte, música, dança e teatro. Logo na abertura, os alunos irradiaram talento do palco e arrancaram aplausos da platéia. As crianças do Jardim I expressaram o tema da Feira por meio da apresentação musical “Marte, aqui vamos nós”. Já os alunos das turmas do Jardim II, junto ao grupo de flauta do 4º ano, interpretaram a música “Canto do povo de um lugar”. Outro ponto alto da noite de abertura foi apresentação da Orquestra Experimental G9 com o Projeto de Dança da escola. Homenagens e reconhecimentos também rechearam a programação do evento com a entrega de certificados e medalhas da premiação da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
O segundo dia da Feira do Conhecimento também foi repleto de arte e apresentações culturais. Foram realizados dois espetáculos durante o dia. Somando às atrações da programação de abertura, que foram reapresentados, também houve o teatro dos alunos da Turma F71 – “Vamos a Marte, Júlio Verne?” – e o teatro do 8º ano (Turmas F81 e F82) – “Vida saludable”.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...