Loader Image
Feira Gastronômica do 6º ano do Fundamental II
18 de julho de 2017

Atividade concluiu o projeto interdisciplinar do primeiro semestre, que envolveu Matemática, Ciências e Geografia.

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Curso G9 montaram uma Feira Gastronômica como forma de conclusão do projeto interdisciplinar do primeiro semestre, que envolveu as disciplinas de Matemática, Ciências e Geografia. Durante a atividade, os alunos venderam alimentos variados para colegas e funcionários que visitaram a feira, na Sala de Artes. O projeto aconteceu na manhã de 4 de julho. 

“Foi muito divertido porque nos ajudou a raciocinar e a vender as coisas” contou a aluna Elisa Valença de Lorenci, da Turma F62. Além de Elisa, participaram as alunas Júlia Mancilha Rennó e Vitória Masselli Machado. Elas venderam sanduíches naturais e bisnagas de brigadeiro. “Como forma de atrair o público, se o cliente comprasse os dois produtos que vendíamos, ele ganharia um brinde especial”, contou a aluna Júlia, animada com sua lojinha. “A gente também aprendeu a lidar com a crise econômica, além de interagir com várias pessoas do G9”, completou Vitória. 

A ideia da Feira Gastronômica surgiu durante as aulas de Matemática, com o projeto chamado “Lojinha”, no qual os alunos estudaram conceitos de Matemática Financeira e princípios básicos da Matemática, como a porcentagem. O trabalho vem desde o primeiro bimestre e culminou na Feira Gastronômica. 

O livro “Quando meu pai perdeu o emprego”, de Wagner Costa, foi usado pelos professores durante as aulas para contextualizar o projeto. No livro, o autor conta a história de um pai que perde o emprego e, para sustentar sua família, começa a vender pastéis. Com isso, foi proposto aos alunos criarem também pequenas lojinhas durante as aulas para aprender como funciona o comércio. 

A partir daí, os alunos tiveram que escolher um tipo de alimento para vender, calculando os custos, o preço de venda e analisando se o produto geraria lucro para eles, além de estudarem diversos termos e fórmulas da matemática básica e financeira. 

“O projeto propicia às crianças trabalharem conceitos de Matemática de maneira lúdica e facilita a compreensão de conceitos relativos a questões comerciais”, explicou o professor de Matemática, Vicente Carlos Martins, idealizador do projeto. “A atividade foi importante para os alunos, pois desenvolveu neles habilidades digitais durante a criação das propagandas, utilizando diversos softwares do computador. Além disso, com a atividade, os alunos estudaram a criação de tabelas, o cálculo de estatísticas e de juros”. Ele aponta outros benefícios: “A atividade possibilitou o uso educativo do celular, do computador e da internet em sala de aula, além de estimular o empreendedorismo e o trabalho em equipe nos alunos”, concluiu. 

Esta foi a segunda edição do projeto “Lojinha”, porém, este ano, os alunos inauguraram a Feira Gastronômica, o que proporcionou uma abrangência maior no campo de estudos dos alunos. Os professores responsáveis pelo projeto foram Bruna Xavier Medeiros, que ministra as aulas de Geografia; Camila Aparecida dos Santos Pereira, de Ciência; e Vicente Carlos Martins.

 

 




+ Ver Mais
04 de novembro de 2025

Alunos do 3º ano participam...

... + Ver Mais
04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam de dinâmica em preparação para a prova do ENEM
+ Ver Mais
31 de outubro de 2025

Coordenadora apresenta aos alunos...

... + Ver Mais
31 de outubro de 2025
Coordenadora apresenta aos alunos do 9º ano a proposta do Ensino Médio
+ Ver Mais
29 de outubro de 2025

Alunos do 1º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
29 de outubro de 2025
Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam de palestra sobre gestação
+ Ver Mais
27 de outubro de 2025

Alunos do 6º ano visitam São...

... + Ver Mais
27 de outubro de 2025
Alunos do 6º ano visitam São Lourenço
TOPO