
15 de setembro de 2025
Alunos do Curso G9 se destacam...
Laboratorinho Coral
Paralelo ao Laboratório Coral, também será realizada mais uma edição do Laboratorinho Coral, que deverá reunir, aproximadamente, 60 crianças. “É a maneira de mostrar às nossas crianças, ao longo de uma semana, a importância do canto em grupo e de seus inúmeros benefícios na vida em sociedade”, explica o maestro Amaury Vieira.
Durante as atividades, os pequenos coralistas irão aprender exercícios de atenção, de prontidão, de aprimoramento da percepção, do som e do silêncio. Eles terão a orientação de profissionais do Laboratório Coral e de maestros itajubenses. Os ensaios acontecerão na Escola Municipal Santo Agostinho, de segunda à sexta-feira, das 14h às 16h. Na sexta-feira, 20 de julho, haverá apresentação no Teatro Municipal Christiane Riêra, às 17h. A entrada franca.
Cem coralistas, de várias cidades brasileiras, estão em Itajubá desde o dia 15 de julho, para participarem da 28ª edição do Laboratório Coral. O evento tem apoio cultural do Curso G9, local onde são realizadas as atividades. Paralelo ao evento, acontece o Laboratorinho Coral, destinada a crianças e adolescentes do município.
“A cultura, em todo o mundo, necessita de apoiadores para desenvolver ações que permitam uma melhoria contínua na vida das pessoas. A cultura é o termômetro e o ponto de equilíbrio de uma sociedade. O G9, com sua maneira competente de entender educação, prioriza a cultura e se preocupa com o crescimento de nossa sociedade dentro dos pilares educação-cultura”, explica o organizador do evento, maestro Amaury Vieira.
Para ele, como o canto coral “está no seio da escola, através de seu Coral Infantil e do Coral Mantiqueira G9, a direção entendeu que seu apoio facilitaria a viabilização de tão importante atividade no meio coral brasileiro”. “É certo que, sem o apoio do G9, não se conseguiria dar continuidade ao Laboratório Coral”, completa.
Durante o Laboratório Coral, serão ensaiadas cerca de 20 músicas. Os cantores participam de atividades de técnica vocal, expressão cênica para o canto coral, com preparação do corpo e da voz para a montagem de um espetáculo musical, que será apresentado no Teatro Municipal Christiane Riêra, em 21 de julho, às 20h. Os ingressos, até dia 15 de julho, terão um preço promocional de R$ 20,00.
No ano passado (fotos), o Laboratório Coral, que também teve apoio do Curso G9, reuniu cantores de vários estados brasileiros. Na apresentação pública, levaram ao palco arranjos para composições de Caetano Veloso, Raul Seixas, Milton Nascimento e Fernando Brandt, Gilberto Gil, Zé Kéti e Sidney Magal, entre outros.
Alunos do Curso G9 se destacam...
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental...
Explorando a Óptica Geométrica:...
Concurso de Poesia premia vencedores...