
15 de setembro de 2025
Alunos do Curso G9 se destacam...
Itajubá irá sediar, pela primeira vez, o Ameride – Festival Internacional de Corais, que está em sua sexta edição. O evento acontecerá entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em locais como escolas, igrejas, praças e auditórios de diversas instituições da cidade. A apresentação de gala será em 2 de setembro, no Teatro Municipal Christiane Riêra. A entrada é gratuita.
“Estamos felizes e muito animados em poder apoiar um evento como esse pela qualidade dos coros e profissionais envolvidos. Sem dúvida, é um complemento a todo trabalho que realizamos dentro do nosso projeto pedagógico”, disse o diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano.
Ele se referiu ao projeto do Canto Coral Mantiqueira-G9 e à 27ª edição do Laboratório Coral, que também teve apoio do colégio. Também complementa a pesquisa e os trabalhos que estão sendo produzidos pelas turmas para a Feira do Conhecimento 2017, que tem como tema “Música: ferramenta educacional e de transformação da sociedade”.
Sobre o Ameride
O Ameride nasceu de um projeto comum do venezuelano Alexander Albarrán e do brasileiro André Carnevalli (Brasil), em 2011. A ideia era desenvolver um evento socioeducativo de alta qualidade vocal e organizativa, por meio da participação de corais de toda a América Latina.
Desde o início, o evento era organizado em São Lourenço, no Circuito das Águas mineiro. Nas cinco edições anteriores, o evento reuniu 110 grupos de Canto Coral de países como Chile, Argentina, México, Venezuela, Equador, Uruguai, Colômbia e Brasil.
A partir de 2013, Pedralva e Itajubá receberam extensões dos concertos internacionais, coordenadas pelo maestro João César da Silva, professor de Música e regente da Orquestra Experimental do Curso G9 – em Itajubá, as apresentações aconteceram no Curso G9. Neste ano, João César é o coordenador geral do evento, que tem apoio institucional da Prefeitura de Itajubá.
“O objetivo do evento é buscar promover, divulgar e realçar a música coral entre a população, para que esse tipo de canto seja acessível ao público. Também é um momento muito importante de confraternização, partilha e troca de experiências”, disse o maestro.
Vale lembrar que, paralelo ao Festival Internacional de Corais, acontece XI o Seminário Internacional de Regência Coral, que terá a participação do maestro, Álvaro Agudelo, da Colômbia, especialista em corpo percussão.
PROGRAMAÇÃO - FESTIVAL
28/08 – SEGUNDA-FEIRA
20h00
Abertura – Teatro Municipal Christiane Riera
29/08 – TERÇA-FEIRA
20h30
Concerto de Gala – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade
30/08 – QUARTA-FEIRA
20h00
Concerto de Gala – Teatro Municipal Christiane Riera
31/08 – QUINTA-FEIRA
10h00
Concerto Socioeducativo – E. E. Major João Pereira
12h30
Concerto Social – Prédio Administrativo da Prefeitura Municipal
01/09 – SEXTA-FEIRA
15h30
Concerto Social – Lar da Providência
20h00
Concerto de Gala – Teatro Municipal Christiane Riera
02/09 – SÁBADO
20h00
Clausura – Igreja de Nossa Senhora da Agonia
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
28/08 – SEGUNDA-FEIRA | 14h00 – 16h30
Sequências Rítmicas do Corpo I | Álvaro Agudelo (Colômbia)
29/08 – TERÇA-FEIRA | 14h00 – 16h30
Sequências Rítmicas do Corpo II | Álvaro Agudelo (Colômbia)
30/08 – QUARTA-FEIRA | 14h00 – 16h30
A Música Como um Agente Transformador da Sociedade
31/08 – QUINTA-FEIRA | 14h00 – 16h30
Música Colombiana Costa e Percussão Corporal | Álvaro Agudelo (Colômbia)
Alunos do Curso G9 se destacam...
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental...
Explorando a Óptica Geométrica:...
Concurso de Poesia premia vencedores...