
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
Desafio
Para ela, o grande desafio para o professor é como mudar sua prática de ensino quando ele tem na carteira um aluno que está conectado ao mundo e tem acesso ilimitado à informações de todo tipo. “Agora, o que esse aluno não irá encontrar, aí entra o papel do professor, é a questão das interações humanas, a reflexão sobre a ética e o uso seguro dos meios digitais”, disse.
“Acredito que nunca foi tão importante, como agora, o papel do professor em sala de aula. Porque somente o professor é capaz de mediar, em sala de aula, as relações, apontar os caminhos: um professor mediador, mas também protagonista porque é o profissional que configura os espaços para que tudo isso possa acontecer: só há protagonismo do aluno porque há um protagonismo de um professor, que está ao lado dele”, destacou.
A diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes, disse que o “evento foi muito importante para todos nós que somos educadores e que devemos, a todo momento, buscar formas de melhorar nosso trabalho em sala de aula”. “A capacitação seria para os professores do Curso G9, mas decidimos abrir à participação de todos os interessados porque a educação não acontece apenas em uma escola ou em um só município; ela acontece de forma universal, e é muito importante tê-los aqui para serem multiplicadores dessa maneira de entender e aplicar essa metodologia”, disse.
O diretor de Planejamento do colégio, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, lembrou que o G9 já aplica metodologias ativas no dia a dia escolar. Como exemplo, citou as aulas de robótica educacional (Lego Zoom) e o próprio material da Moderna Compartilha. “O desafio para nós é ampliar e aproveitar as oportunidades e as ferramentas disponíveis para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso para professores e alunos”, afirmou.
Verônica Cannatá estava acompanhada por Juliana Rocha, supervisora do Projeto Moderna Compartilha, e Patrícia Alves, coaching em Tecnologia Educacional.
Professores e gestores de escolas das redes pública e privada da região de Itajubá participaram da capacitação “Metodologias ativas: concepções e possibilidades de prática”, organizado pelo Curso G9 em parceria com a Moderna Compartilha.
A capacitação foi ministrada pela professora Verônica Martins Cannatá, coordenadora-assistente e professora de Tecnologia Educacional no Colégio Dante Alighieri (São Paulo), professora do curso de pós-graduação do Instituto Singularidades e educadora-referência em Ensino Híbrido. O evento, realizado em 29 de setembro, reuniu em torno de 150 profissionais.
“Procurei trabalhar, durante a atividade, a conceituação do que é o ensino híbrido, que está muito alinhado às metodologias ativas, e como colocar isso em prática”, explicou Verônica Cannatá. “Busquei estabelecer um diálogo aberto com os professores para uma reflexão atual e necessária: qual é o nosso papel hoje dentro da sala de aula com as rápidas mudanças tecnológicas, que promovem uma mudança no perfil de nossos alunos”, completou.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...