
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
O Curso G9 dá mais um importante passo para se tornar uma escola sustentável: começa a operar, no início do segundo semestre letivo, a usina fotovoltaica do colégio. Ela terá capacidade para gerar energia elétrica, a partir da luz solar, suficiente para suprir toda a sua necessidade diária.
A usina solar do Curso G9 será a maior já instalada por uma empresa ou instituição de Itajubá. Ela ocupa uma área de 408 metros quadrados, no telhado de dois blocos do colégio. No total, foram instaladas 230 placas, com potência total de 62,1 KWp (quilowatt pico). Até então, a maior era da Universidade Federal de Itajubá, com 28,5 KWp.
Nesse tipo de usina, os painéis fotovoltaicos fazem a conversão da radiação solar em energia elétrica. Essa energia pode ser usada para o consumo próprio e, caso haja excedente na produção, ser transferida para a Cemig, a concessionária estadual do setor.
“A implantação da usina fotovoltaica faz parte de nosso projeto pedagógico: ser uma escola ambientalmente sustentável e educar as novas gerações para a necessidade de se preservar os recursos naturais”, explicou o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano. “Os dados obtidos diariamente da geração da usina poderão ser usados por todas as disciplinas de todas as séries, auxiliando no desenvolvimento dos conteúdos específicos ligados ao tema e, também, no programa de educação ambiental e sustentabilidade”, completou.
A próxima etapa do projeto sustentável é a captação de água para reuso na irrigação do campo de futebol, das áreas verdes e do pátio.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...