
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos do Ensino Médio, funcionários e professores do Curso G9 participam do seminário tema: “Guimarães Rosa: Uma travessia que não se acaba”. Com a sala cheia e com diversas “estórias” contadas, os alunos conheceram um pouco sobre a vida e obra desse grande escritor brasileiro. O encontro aconteceu no dia 16 de abril, na sala do Pré-vestibular.
Esse seminário teve como objetivo sensibilizar os alunos para a temática da Feira do Conhecimento deste ano, que versará sobre Guimarães Rosa. “Neste ano, vamos ter uma Feira bastante diferente e desafiadora”, disse a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes, na abertura do evento.
O encontro foi dividido em quatro momentos. No primeiro, a professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio, Regiane Aparecida de Souza, fez uma análise histórica sobre a obra de Guimarães, além de pontuar os principais aspectos e características das obras roseanas.
Na segunda parte, a professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, Silvânia Maria Pereira Ribeiro, discorreu sobre o livro de contos “Primeiras Estórias”. Durante o momento, Silvânia contou, com muito carinho, algumas histórias presentes no livro, fazendo uma relação com a vida e experiências vividas por Guimarães Rosa.
Logo a seguir, Maria Aparecida Fernandes fez uma análise do romance “Grande Sertão: Veredas”. Não escondendo a paixão pelo autor, Fernandes recitou partes da obra, apresentou as grandes crises existenciais dos personagens e falou um pouco sobre a travessia – “todos nós teremos que passar, fazer essa travessia durante a vida”.
No quarto momento, a mediadora do seminário conduziu a discussão para uma participação do público presente, repassando às três professoras perguntas que os alunos fizeram, dos mais diversos assuntos, sobre a vida e obra de Guimarães Rosa. Contaram sobre sua infância, sobre suas viagens no sertão e sobre o caderninho que ele levava para qualquer canto.
“Esse tipo de atividade é essencial pela importância de Guimarães para a literatura. Os alunos não podem passar pela escola sem conhecer esse grande escritor que trabalhou com a língua de forma tão bem e tão criativa”, ressaltou a professora Fernandes, que ficou satisfeita com o seminário. “O encantamento da leitura, só experimentando para sentir”, concluiu.
Este foi o segundo encontro para discutir Guimarães Rosa e os preparativos para a Feira do Conhecimento. O primeiro reuniu, em março, professores de todos os segmentos educacionais.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...