
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
O contato com a natureza, com os animais e com as pessoas que moram na zona rural de Itajubá e Delfim Moreira. Esse foi o objetivo central das visitas feitas a sítios e fazendas pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Curso G9.
As aulas-passeio também tiveram como meta abordar assuntos discutidos para a Feira do Conhecimento 2018, que tem como tema “Guimarães Rosa: Uma travessia que não se acaba”.
A visita da Educação Infantil, em 8 de junho, foi a um sítio no bairro Água Limpa; já o Fundamental percorreu, em 13 de junho vários lugarejos como Água Limpa, Rio Claro e Barra, em Delfim Moreira.
“As crianças do maternal amaram conhecer os bichinhos de perto: vaca leiteira, bezerro, coelho, codorna, peru, pavão, porco, pato, peixe, galinha e pintinho. Eles aproveitaram cada instante do passeio, foi uma experiência muito enriquecedora”, disse a coordenadora do Infantil, Jéssica Antunes Dias Ferreira.
De acordo com a coordenadora, o passeio teve como objetivo ampliar o conhecimento que os alunos tinham em relação aos animais da fazenda, observando as características de cada um e conhecendo um pouco sobre como funciona a vida no campo. A visita foi acompanhada pelas professoras Letícia de Faria Silva Camargo, da Turma E32, e Jucilene Serafim Lorena Pinto, da Turma E31.
Ensino Fundamental I
Já as turmas do 4º ano do Fundamental I não visitaram um sítio específico, mas algumas comunidade até chegar no bairro rural chamado Barra, do município de Delfim Moreira. A Barra é um bairro onde as casas são próximas, tem algumas vendas e um casarão construído pelos escravos.
O passeio foi acompanhado pelas professoras Camila, Helen e Luciana Guedes; pela monitora Helaine; e pela coordenadora do segmento, Nilceia Julliana Ribeiro Carvalho Pereira.
A ideia do passeio surgiu com o subtema da Feira do Conhecimento das turmas de 4º ano, que trabalha as principais inspirações de Guimarães Rosa. Por meio de pesquisas na escola, os alunos descobriram que grande parte da inspiração do autor vinha dos causos que ele ouvia na venda do pai dele e do próprio ambiente rural.
Dessa forma, os alunos foram para o bairro rural para conhecer as vendas e partilhar de um momento de comunhão com as pessoas que passavam por lá, além de ouvir alguns causos do dia a dia dessas pessoas.
Equipe do G9 brilha em torneios...
Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...
Atletas do Curso G9 são destaque...
Equipe de Xadrez do Curso G9...