
15 de setembro de 2025
Alunos do Curso G9 se destacam...
Com muita curiosidade e as mãos sujas de terra, os alunos da Educação Infantil do Curso G9 participaram do início da implantação da horta do colégio. O projeto visa mostrar aos alunos todo o processo, desde o semear, passando pelo cuidado com as plantas, até o momento em que os produtos chegam à mesa para consumo.
Durante o projeto, que integra o projeto pedagógico do G9, os alunos também serão orientados sobre o processo de compostagem e a importância da reciclagem de materiais. A horta escolar é mais uma das atividades do projeto sustentabilidade do colégio, que incluir a usina fotovoltaica. O aquecimento solar da piscina e a perfuração de um poço artesiano. Veja o vídeo da usina fotovoltaica neste link.
“Quando eu crescer, quero reciclar a maioria das coisas que usar”, contou, animado, o aluno Gustavo Araújo de Castro, do Jardim II (da Turma E52).
Durante o quarto bimestre, os alunos da Educação Infantil trabalharam com o tema “Horta e Sustentabilidade”, que teve como objetivo estudar a questão da produção de alimentos, da reciclagem, da coleta seletiva e da forma como o lixo orgânico pode ser reutilizado por meio da compostagem.
“Trabalhamos com os alunos uma visão de sustentabilidade, mostrando que o lixo orgânico pode virar adubo, que, por sua vez, será usado para a plantação de outros alimentos – é um ciclo sustentável”, contou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias Ferreira.
Antes de colocarem as mãos na terra, os alunos participaram de uma palestra com o jardineiro e paisagista do Curso G9, Hanaway Garcia Silva. Ele contou para os pequenos um pouco sobre o processo de compostagem. “É importante conscientizar as crianças desde pequenas, para que vejam de onde vem o alimento, quanto tempo demora para as verduras crescerem. Além disso, esse trabalho é importante para os alunos verem que não é só no supermercado que encontramos a comida, podemos comprar em feiras e até plantar em casa”.
Com muita curiosidade e cuidado com as sementes, os alunos foram plantar sementes de alface após a apresentação. Além disso, receberam uma composteira para deixarem próximo aos lixos da área do infantil, com o objetivo de jogar os restos de frutas para virar adubo que será utilizado na horta.
Alunos do Curso G9 se destacam...
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental...
Explorando a Óptica Geométrica:...
Concurso de Poesia premia vencedores...