
15 de setembro de 2025
Alunos do Curso G9 se destacam...
Já as turmas do Jardim II fizeram uma atividade fora da escola como parte do trabalho proposto: eles foram a um supermercado comprar os ingredientes para fazer um Bolo de Pinhão, que foi servido aos pais, amigos e familiares na tarde do dia 18.
“Pesquisamos sobre a comida indígena e descobrimos que os índios têm uma alimentação natural, pois consomem os alimentos que eles mesmos plantam ou retiram da natureza. Então, decidimos fazer um bolo de pinhão, semente típica da nossa região, e, como não podíamos retirar os ingredientes da natureza como faziam os índios, fomos ao supermercado fazer compras”, conforme relataram os alunos do Jardim em um texto coletivo produzido em sala de aula.
O passeio serviu para representar aos alunos que, assim como os índios, os ingredientes não estão na prateleira de casa, temos que sair para conseguir os produtos. Ao comprar os produtos, eles também aprenderam, na prática, conceitos da Matemática que estão vendo em sala de aula.
“Os alunos puderam visualizar melhor a Matemática, os números, além de aprenderem que tudo tem um preço e que não podemos gastar com tudo que vemos”, explicou a professora, Ana Paula Vieira dos Santos, que acompanhou a visita.
A aluna Helena Cardozo Vasconcelos de Souza gostou muito do passeio. “Foi muito legal o passeio porque a gente aprendeu a escolher os ingredientes. Agora eu estou animada para comer o bolo”, disse.
Alunos da Educação Infantil do Curso G9 realizaram diversas atividades em comemoração ao Dia do Índio, lembrado dia em 19 de abril. Cada turma trabalhou com um tipo de representação artística e cultural dos índios, com objetivo de ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural brasileira.
A exposição contou com pinturas feitas com a tinta natural extraída do urucum. “Uma experiência concreta, que ampliou o repertório dos pequenos em relação aos usos e costumes indígenas. Foi uma das mais significativas vivências da turma. Eles amaram apertar a fruta e extrair o pigmento”, contou a professora Verediana de Oliveira Fernandes.
Preservar o conhecimento da cultura indígena no trabalho escolar é estar constantemente em contato com as tradições do país. Todas as turmas ouviram histórias, assistiram a vídeos, realizaram oficinas, conversaram sobre alimentação, artesanato e ampliaram o conhecimento sobre a cultura indígena. “Descobriram que há índios que hoje moram na cidade e andam de carro, mas que continuam sendo índios, pois a cultura indígena faz parte da essência deles”, afirmou a coordenadora infantil, Jéssica Antunes Dias Ferreira.
Os alunos do Maternal II confeccionaram diferentes acessórios indígenas e o Jardim I “sujou as mãos” e se divertiu criando diferentes peças de cerâmica com argila.
Alunos do Curso G9 se destacam...
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental...
Explorando a Óptica Geométrica:...
Concurso de Poesia premia vencedores...