04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
As vozes, afinadas, ecoavam os primeiros acordes nos corredores e salas de aula do Curso G9 e anunciavam o primeiro Intervalo Musical do semestre. A passagem de som no pátio ocorreu como de costume, mas, desta vez, guardava uma expectativa maior: a participação especial de duas intercambistas, da Malásia e da China. Aos poucos, os alunos foram se concentrando em frente ao palco até a melodia romper o burburinho que pairava no ar. A explosão de som e talento recebeu resposta à altura. Aplausos, alegria, canto, assovios e gritos demonstraram toda a satisfação do público. A apresentação ocorreu em 1º de agosto.
“Foi maravilhoso participar do Intervalo Musical. Eu estava um pouco insegura, mas todos me deixaram muito à vontade e me apoiaram com gritos e sorrisos. Foram muito receptivos e apreciaram nossa apresentação com muita energia”, contou Akina Ye, da Malásia. A intercambista da China, Jasmine Ang, compartilhou das palavras da colega e falou sobre o trabalho no G9: “Essa, com certeza, é uma experiência inesquecível. Está sendo tudo maravilhoso. Nós amamos todos os alunos, professores e funcionários daqui”.
Para o professor de Música do G9, João César da Silva, essa integração multicultural é uma experiência espetacular. “Ainda que nem todos os alunos conversem na mesma língua, ocorre uma troca e aprendizado de riqueza inestimável, afinal, a música é uma linguagem universal. Essa socialização, sem dúvida, ampliou o horizonte dos jovens e beneficiou a todos”, acredita. O professor ainda ressaltou que as intercambistas foram convidadas a participar da Orquestra Experimental do Curso G9, que se apresentará no Encontro de Corais, em 20 de agosto.
Intercâmbio e aprendizado
Sensibilizar e ensinar sobre os princípios da Carta da Terra e colaborar no ensino da Língua Inglesa. Essas são as duas frentes de trabalho que estão sendo desenvolvidas por quatro intercambistas, respectivamente, com os alunos do 6º ano do Fundamental II até o Ensino Médio e do Infantil até o Ensino Médio. O projeto, que teve início em 14 de julho, terminará no dia 22 de agosto.
Os intercambistas realizam workshops e participam no ensino dos conteúdos nas aulas de todas as disciplinas em alguns horários por semana. No final, os alunos desenvolverão o trabalho interdisciplinar bimestral sobre os temas estudados e realizarão uma exposição. O programa de intercâmbio “Cidadão Global”, promovido pela organização mundial de estudantes AIESEC, tem o objetivo de gerar impacto positivo no mundo todo por meio da promoção de intercâmbios para trabalho social e educacional de voluntários.
A coordenadora pedagógica do Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira, contou que, para cada série do seu segmento, foi escolhido um dos princípios da Carta da Terra para nortear o tema do trabalho. Os temas são: para o 6º ano “Água”; 7º ano, “Animais”; 8º ano, “Questões sobre a Mulher”; e 9º ano, “Democracia”. Estela ainda falou sobre a importância da troca cultural e do aprendizado que é proporcionado pela participação dos intercambistas no dia a dia dos alunos. “É uma oportunidade ímpar de se conhecer mais sobre o modo de viver e as condições socioeconômicas de outros países. Os alunos ficam curiosos, são estimulados a pesquisar mais e compreender outras realidades”, disse.
Para a aluna do 9º ano (Turma F91), Larissa Souza, a integração com os intercambistas é uma experiência sensacional. “Nós somos desafiados a falar inglês e aprendemos bastante com todos eles. Além disso, estabelecer esse contato permite vivenciar um pouco de outras culturas. Com certeza a presença deles está sendo um grande estimulo nas aulas de que participam”, contou.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...