
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios...
Programação
Confira abaixo a programação completa do Mês do Bem-Querer:
21/03 – Quarta-feira | INTERVALO MUSICAL (EFII e EM) às 10h15
22/03 – Quinta-feira (das 18 às 20) | CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES. “As bases neurológicas da aprendizagem e a inclusão”, com Dra. Elizabete Rodrigues de Faria
24/03 – Sábado (das 8h às 17h30) | “2º Workshop DESAFIO DA INCLUSÃO – Dificuldades e transtornos da aprendizagem: teoria e prática” com Luciana Brites, no Curso G9 (evento organizado pela AGAI – Associação Grupo de Apoio à inclusão)
26/03 a 28/03 – SENSIBILIZAÇÃO NAS SALAS do Ensino Fundamental II com o vídeo “Somos todos diferentes” e convite para a conversa com o Nicolas Brito
28/03 – Quarta-feira | VISITA DO ENSINO MÉDIO À ESCOLA ESPECIAL para projeção de um parquinho infantil
02/04 – Segunda-feira
03/04/18 a 21/04/18 – Atividades internas nos segmentos, aulas de Educação Física adaptadas
Uma apresentação dos alunos da Oficina de Música – Intervalo Musical marcou a abertura oficial da segunda edição do Mês do Bem-Querer do Curso G9, que visa discutir e conscientizar a comunidade sobre a importância da inclusão no ambiente escolar. A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 21 de março, e reuniu alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular.
O Mês do Bem-Querer é organizado pelo Serviço de Educação Inclusiva do Curso G9, um espaço interdisciplinar para estudar as melhores práticas de inclusão, criado em novembro de 2016, com apoio das coordenações pedagógicas.
A abertura coincide com o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Já em 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (confira a programação completa logo abaixo).
Respeito às diferenças
“Estamos aqui reunidos para lembrar algo muito importante, como disse a canção: o coração partido dói mais que o joelho ralado. O coração partido é aquele que não enxerga o outro – enxergar o outro significa respeitá-lo em suas diferenças: todos somos diferentes”, disse a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.
Para a professora Paola Notari, a diversidade é um fato. “Todos somos diferentes. Isso é uma prova da evolução da própria natureza ou, para quem for religioso, é uma prova da infinitude da obra de Deus”, disse. “Difícil é sair da nossa zona de conforto para ver o novo e entender o fato de que somos diferentes”, completou.
“Uma pergunta que devemos nos fazer sempre: o que estamos fazendo na escola? Muita gente diria que é para aprender conteúdo. Sim, mas com toda a tecnologia e possibilidade de acesso à informação e o conhecimento, a escola é um grande local de convivência, onde se aprende a respeitar e dialogar com as diferenças”, destacou o professor Petrus Ferreira Ricetto.
Durante o intervalo Musical, a aluna Anna Lara Oliveira Pinto, do 1º ano do Ensino Médio, leu um texto sobre o assunto. “Por meio dessa e de diversas outras atitudes é possível realizar mudanças tanto no ambiente escolar quanto em situações cotidianas. Com a disponibilização de informações, conscientização e compreensão das diferenças, conseguimos mudar nossas atitudes e promover um bem-estar geral”, disse.
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