Mães e pais de alunos do Curso G9 subiram aos palcos para encenar, em homenagem à Semana da Criança, uma adaptação da obra “O rapto das cebolinhas”, da escritora Maria Clara Machado. As apresentações aconteceram, de 13 a 15 de outubro, no auditório Albert Sabin da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt).
Das cinco sessões preparadas pelo grupo teatral “G9 em Cena”, duas foram destinadas aos alunos das escolas públicas de Itajubá, uma aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I do G9 e duas abertas ao público. Para estas apresentações, os interessados trocaram um quilo de alimento não perecível pelo ingresso. O total arrecadado, cerca de 400 quilos, foi entregue para instituições da cidade, em parceria com a Faculdade de Medicina, que cedeu o anfiteatro para o grupo.
“A peça foi excelente porque os atores e atrizes prepararam o texto de forma a interagir o tempo todo com o público: as crianças adoraram”, disse a professora Elaine Aparecida Gonçalves, da Escola Municipal Theodomiro Santiago. Ela acompanhou alunos dos 2º e 3º anos da Educação Infantil. “Agora, quero trabalhar esses temas em sala de aula”, completou a professora.
“O rapto das cebolinhas” conta a história de um casal de sitiantes (D. Alegris e Sr. Felício) e suas filhas que cultivam pés de cebolinhas usadas no preparo do “chá da felicidade”. Dos três pés de cebolinhas encantadas, dois são roubados logo no início da peça. Quando D. Alegris vai aguá-las pela manhã, descobre o roubo, fica aflita e chama o marido que, junto com as filhas, vai à cidade procurar um detetive – sem sucesso. Enquanto isso, o vizinho do sítio, Sr. Camaleão Alface e sua assistente Chicória Maria vão ao sítio e, ao saberem do roubo, se oferecem para ajudar a desvendar o crime. Durante a investigação, o terceiro pé de cebolinha é roubado, o que aumenta ainda mais o suspense da peça.
“A peça surpreende as crianças porque tem muito humor e fala, de uma maneira bem clara, de valores cultivados pelo Curso G9, como amizade e companheirismo”, explica Cláudia Silva Rocha Emygdio, mãe de Ana Paula (F92) e Gabriel Rocha (F62), que ficou responsável pelo elenco da peça, com apoio de Cristine Almeida de Souza Brito. “Quisemos semear atitudes e, ao mesmo tempo, trabalhar um tema que estivesse relacionado com a Feira do Conhecimento deste ano, além, é claro, de ser uma homenagem pelo centenário de Maria Clara Machado”, completou.
Cláudia Emygdio contou ainda que houve muita dedicação e comprometimento dos pais e mães de alunos que participaram da peça. “Até mesmo uma tia e uma prima de alunos fizeram parte do elenco”, ressaltou (confira abaixo a lista de todos os participantes). Ela se refere à Letícia Carriço Wetler (a berranteira) e sua filha Giovanna Carriço Wetler, colaborou como Formigão na bilheteria e na entrega de pirulitos às crianças. Letícia é tia dos alunos Bárbara, Eduardo e Beatriz Carriço.
“É super gratificante o sorriso e a alegria que as crianças transmitem ao acompanhar o desenrolar da peça. Vale à pena, embora ainda fique um pouco nervosa”, disse Viviane Santos Carneiro Silva, mãe do aluno Diego (F61).
Montar e apresentar a peça exigiu muita organização das mães e pais, que dividiram a responsabilidade para que tudo desse certo. A direção ficou com Cláudia Emygdio; a área financeira com Marta e Cláudia Souza; o cenário com Cristine, Cláudia Emygdio e Hélio; o figurino com Dorinha (que interpretou o Burro) e Eliana; e a música, com Eliana. “Na verdade, todos nós participantes de cada uma das etapas. A divisão das tarefas era apenas para centralizar determinados assuntos”, explicou Cláudia Emygdio. Confira abaixo todo o elenco:
D. ALEGRIS - Kátia Duarte, mãe dos alunos Gabriel (M12) e Ana Laura (F51).
FELÍCIO e GATA FLORÍPEDES - Daniel Saponara El Alam, casado com a Maria Carolina, pais de Jade (F11).
FILHA VIOLETA - Viviani Santos Carneiro Silva, mãe de Diego (F61).
FILHA ROSA e CAMALEÃO ALFACE - Eliana de Souza, casada com HÉLIO Alves, pais de Juan Felipe (F62).
CACHORRO FIUK - Cristine Almeida de Souza Brito, mãe de Breno (F91) e Igor (F31).
GALINHA - Cláudia Silva Rocha Emygdio, mãe de Ana Paula (F92) e Gabriel Rocha (F62).
GALO - Rosana Marta Abacherli, mãe de Márcio Inocêncio (F41).
BURRO - Auxiliadora de Fátima Lopes Neves Lemos, mãe de Helmo Lemos (F31) e Mirihan Neves (F51).
D. CHICÓRIA MARIA - Claudia Margarethe de Souza, mãe de João Pedro (F41).
ESPANTALHO - Marta Kallás Pinto, mãe de Karen (F81), David (F62) e Luísa (F21).
DRA. ABÓBORA - Luciana Damas Rodrigues, mãe de Maria Eduarda (Jardim II) e Pedro Henrique (M11).
ESPANTALHETE E ENFERMEIRA - Edilene Chiavenato Rosa Veiga, mãe de Victor Hugo (F51)
ESPANTALHETE e PRIMA RICA - Elisângela Ribeiro Guerzoni, mãe de Larissa (F62).
PRIMA RICA - Giovanina Rossignoli Marques Moallem, mãe de Sammy (PV), Davi (M12) e Sarah (F72).
BERRANTEIRA e MOTORISTA JAMES - Letícia A. Carriço Wetler, tia dos alunos Bárbara Carriço (F62), Eduardo Carriço (F81) e Beatriz Carriço (M21).