Loader Image
Noite Cultural encerra Gincana 2017 do Curso G9
20 de julho de 2017

O evento reuniu pais, alunos e toda a comunidade escolar em uma noite repleta de apresentações artísticas.

A Noite Cultural marcou o encerramento da 14ª Edição da Gincana do Curso G9. O evento reuniu pais, alunos e toda a comunidade escolar em uma noite repleta de apresentações artísticas. O encerramento aconteceu no ginásio da escola, em 7 de julho.

Durante toda a semana, houve uma série de atividades recreativas e culturais. Na manhã do dia 5 de julho, foi realizada a Abertura Oficial da Gincana do Curso G9, com provas artísticas baseadas no tema: “Música como instrumento de transformação social”. Durante a abertura, os alunos das equipes Pactus (Preta) e Sinensis (Laranja) apresentaram aos jurados o Grito de Guerra da Equipe, o Discurso dos Líderes e a prova do Pelotão – que consiste em uma apresentação musical com, no mínimo, 60 integrantes de cada equipe.

Além disso, dos dias 5 a 7 de julho os alunos participaram de diversas atividades recreativas dentro e fora da escola. Durante as manhãs, as atividades eram voltadas aos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, e foram desde campo minado à queimada. Já no período da tarde, tinha provas voltadas aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Além das atividades recreativas, os alunos participaram de provas de conhecimento, que foram desde exercícios de Lógica e Matemática até a exercícios de Português e Espanhol.

O que não podia faltar na Gincana foi o clássico “Caça ao Tesouro”, divididos em três provas diferentes, de acordo com a idade: o “Tesourinho” é a prova voltada aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que devem realizar diversas atividades para encontrar o Mapa do Tesouro. Após isso, eles devem analisar o mapa e descobrir onde o tesouro se encontra.

Já a prova do “Tesouro” é voltada aos alunos o Ensino Fundamental II e acontece no período noturno, com a escola toda escura, sendo iluminada somente com as lanternas dos alunos. Durante essa atividade, as equipes tiveram que passar por duas etapas. Na primeira delas, alunos estavam trancados em uma sala e deviam desvendar alguns desafios matemáticos para descobrir a senha do cadeado que guardava a chave da porta. Após saírem da sala, as equipes precisavam descobrir as pistas e achar a chave que abria o baú do tesouro. A equipe que fizesse em menos tempo, sairia vitoriosa.

E, por fim, teve a prova do “Tesourão”, que envolve os alunos do Ensino Médio. A prova acontece no centro da cidade, no período da tarde, e as pistas e o tesouro estão espalhados por lojas e pelo comércio da cidade.

Para fechar a Gincana, os alunos prepararam apresentações artísticas – música, teatro e dança – para a Noite Cultural, baseadas no tema da gincana. Durante o encerramento, as equipes realizaram duas atividades. A primeira delas foi o “Discurso da Camisa”, no qual um integrante de cada equipe deveria contar o motivo de cada detalhe contido na camiseta de sua equipe, utilizando de meios criativos durante a apresentação.

A próxima etapa foi a apresentação artística na qual as equipes fizeram um musical com base no tema da Gincana – “Música como instrumento de transformação social”. A proposta da atividade era que as equipes preparassem uma apresentação por completo, com músicas tocadas e cantadas por alunos, mescladas com uma apresentação teatral. Ambas as equipes usaram como base da apresentação a época de Ditadura Militar no Brasil, que aconteceu entre 1964 e 1985. Durante esse período, diversos artistas usaram a música para se expressar e para lutar contra a opressão vivida. Isso serviu como inspiração para as equipes, que apresentaram músicas desde Chico Buarque até Caetano Veloso. Também houve espaço para músicas da década de 1980, como “Que país é esse”, da banda Legião Urbana.

Após as apresentações, os organizadores foram para uma sala separada e fizeram a contagem dos pontos para saber qual equipe foi a grande vencedora da Gincana do Curso G9. No final, a equipe vencedora foi a Pactus (Preta), com apenas cinco pontos de diferença, o que deixou tanto jurados como os membros das duas equipes impressionados, pois nunca antes houve uma diferença tão pequena no resultado final da Gincana.

 




+ Ver Mais
19 de agosto de 2025

Equipe do G9 brilha em torneios...

... + Ver Mais
19 de agosto de 2025
Equipe do G9 brilha em torneios de Xadrez em Santos e Pouso Alegre
+ Ver Mais
16 de agosto de 2025

Alunos visitam Museu WEG Itinerante,...

... + Ver Mais
16 de agosto de 2025
Alunos visitam Museu WEG Itinerante, no pátio do Teatro Municipal Christiane Riera
+ Ver Mais
14 de agosto de 2025

Atletas do Curso G9 são destaque...

... + Ver Mais
14 de agosto de 2025
Atletas do Curso G9 são destaque no Circuito Santarritense de Xadrez
+ Ver Mais
11 de agosto de 2025

Equipe de Xadrez do Curso G9...

... + Ver Mais
11 de agosto de 2025
Equipe de Xadrez do Curso G9 é top 10 em Minas Gerais
TOPO