04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Participação expressiva de alunos marca as aulas da Oficina de Música do Curso G9 em 2015. Mais de 30 estudantes dos diversos segmentos da escola se reúnem semanalmente para desenvolver os talentos musicais e aprender técnicas de canto e instrumentos. A atividade tem o objetivo de desenvolver as inteligências múltiplas dos alunos, valorizar as habilidades individuais e oferecer opções que atendam aos interesses dos estudantes.
Além das aulas estarem inseridas dentro do planejamento pedagógico do G9 para o desenvolvimento integral do aluno, a Oficina de Música realiza diversas apresentações para os colegas e para toda comunidade escolar durante o ano. Só nesse semestre, os alunos da Oficina já se apresentaram duas vezes no Intervalo Musical. Os objetivos dos encontros, realizados uma vez por mês, são: incentivar a cultura musical, criar um momento de descontração e valorizar os talentos existentes na escola.
Paralelo à oficina, os alunos também participam da Orquestra Experimental do Curso G9, que já está preparando uma apresentação para a Feira do Conhecimento 2015: “800 anos da Língua Portuguesa”. Cada aluno realiza, só e em grupo, pesquisas sobre o assunto, unem as sugestões, ideias e criatividade para criar uma proposta que transmita o tema por meio da música.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Curso G9, professora Estela Maria de Oliveira, destacou o papel do professor de Música para o sucesso do grupo. “Além dos alunos buscarem na Orquestra o desenvolvimento do lado artístico e criativo, o professor consegue transmitir a paixão e encantamento que a música pode proporcionar ao ser humano. O grupo é bastante motivado, unido e determinado”, disse.
Para o professor de Música, João César da Silva, o trabalho da montagem musical do tema da Feira do Conhecimento “explora o potencial criativo dos alunos e os motiva a dar o melhor de si”. “Temos um grupo grande, atraído pela música e pelo sucesso da Orquestra nos outros anos, que trabalha em equipe de forma equilibrada. Todos participam e dão suas contribuições para a criação da nossa apresentação. É realmente uma oportunidade de desenvolvimento e realização para dos estudantes”, contou.
O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Gustavo Gomes Andrade (Turma M31), está bastante satisfeito com a oportunidade de fazer parte do grupo e muito entusiasmado para a apresentação da Feira do Conhecimento. “Entrei na escola esse ano e a Orquestra foi muito importante para minha integração e adaptação. Conheci muitas pessoas e fiz várias amizades por meio da música. As aulas de música são realmente um diferencial do Curso G9”, acredita.
Opinião semelhante tem outro aluno novo da escola, Guilherme Fernandes (Turma M21). “Esse é um projeto extremamente interessante que não tive em outras escolas. É muito importante oferecer oportunidades de trabalhar os interesses dos alunos, como a música. O grupo cria bastante afinidade, se reúne para tocar junto em diversas situações e sente suas habilidades serem valorizadas”, explicou.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...