04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Equipe de alunos do Curso G9 conquistou o ouro na final do Torneio Arduino Challenge, que aconteceu em Santa Rita do Sapucaí, em 31 de outubro. O campeonato, promovido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), teve o objetivo de aproximar os alunos do 9º ano do Fundamental ll e do 1º do Ensino Médio à tecnologia, à programação e à engenharia.
O Arduino Challenge, uma competição mundialmente conhecida, consiste em um desafio para equipes formadas por até quatro alunos. O objetivo é completar as seis missões estipuladas, programando as funções que o Arduino deve realizar. O Arduino é um hardware integrado a um software e pode ser comparado a um pequeno robô.
Participaram da fase final as melhores equipes da etapa classificatória, realizada em oito escolas da região. Os integrantes da equipe do G9 foram os alunos Bruno Mouallem de Assis, Henrique Perez Gomes da Silva, Gustavo Nabak Batista Seixas e Felipe Mouallem de Assis, o qual substituiu o aluno Pedro Henrique da Silva Vasconcelos, participante da 1ª fase classificatória do torneio.
Para o aluno do G9, Henrique Perez da Silva, participar do Torneio foi muito interessante, produtivo e benéfico a todos. “Foi uma oportunidade de aprendizado muito grande. Pudemos aprimorar e desenvolver nosso raciocínio lógico e nossas habilidades em programação”, contou. Henrique ainda falou sobre a satisfação em conquistar o primeiro lugar e sobre o fortalecimento da união do grupo. “Foi incrível a sensação que tivemos ao receber o resultado. Com certeza, a integração, a colaboração entre nós e o apoio de cada um foi fundamental para a vitória”, concluiu.
Para a assistente pedagógica do Fundamental ll do G9, Sheila Bourdon, que acompanhou a equipe no evento, os alunos superaram as expectativas e apresentaram um desempenho sensacional. “Foi lindo ver o empenho e dedicação de todos. Pude sentir a garra e a vontade no trabalho deles”, disse. Sheila Bourdon ainda contou sobre a superação de obstáculos enfrentada pelos estudantes. “Durante a prova, o robô montado e programado por eles quebrou e tiveram que começar do zero novamente. Mesmo com essa desvantagem, se recuperaram e ficaram em primeiro lugar. Fiquei bastante orgulhosa”, concluiu.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...