04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Viajar por entre as estrelas do céu noturno, conhecendo galáxias, constelações e novos planetas. Essa foi a proposta da instalação de um planetário itinerante para a visitação de aproximadamente 300 alunos, professores e funcionários do Curso G9, em 19 e 22 de junho. A iniciativa é resultado da parceria entre a escola, a organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e o LNA de Itajubá.
As visitas foram guiadas por astrônomos responsáveis pelo projeto da OBA, vindos do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o aprendizado de forma lúdica, disseminar o conhecimento de Astronomia e incentivar o estudo científico da área. Algumas turmas do Ensino Fundamental l e alunos do Ensino Médio participaram da atividade no dia 19. Já o segmento do Fundamental ll visitou o planetário no dia 22.
Também foi realizado lançamento de foguete no campo de futebol do Curso G9, durante a tarde do dia 19. Todos os alunos foram convidados para assistir a ação, que foi realizada pelos astrônomos da OBA. O foguete, confeccionado em garrafa pet, funciona sob o efeito da pressão do ar sobre a água que preenche o instrumento.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Curso G9, professora Estela Maria de Oliveira representante da OBA na escola, destacou a importância da atividade não só para o aprendizado, mas também para o crescimento pessoal. “Quando mergulhamos em uma experiência tão real de observar as galáxias, percebemos a grandiosidade do universo e a necessidade de respeitar tudo ao nosso redor. Além disso, foi uma atividade excelente para os alunos ampliarem o conhecimento de forma instigante e despertarem o interesse pela Astronomia”, contou.
Para a aluna Hingryd Carolina (Turma F92), visitar o planetário foi uma proposta muito interessante da escola. “A experiência foi muito real, despertando nossa curiosidade e interesse para o tema. Aprendi várias informações novas, que ficarão marcadas pela forma divertida com que foram ensinadas”, disse. Opinião semelhante tem a aluna Tamires Gaminiani (Turma F91): “Foi muito legal poder participar da atividade. É importante que tenhamos formar alternativas de aprendizado, que nos chamem atenção e despertem o nosso interesse”, falou. Ambas são do 9º ano do Ensino Fundamental ll.
Para a coordenadora do projeto do planetário itinerante da OBA, Bruna Senra, a atividade tem o objetivo de atender uma demanda por renovar a forma de aprender e resgatar o interesse ela Astronomia. “Percebemos que existe uma carência de oportunidades de aprender a teoria na prática, principalmente quando se trata da Astronomia. É necessário oferecer alternativas dinâmicas para atrair o interesse dos jovens”, declarou.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...