Loader Image
Saúde Vegetal é tema da Feira do Conhecimento
20 de fevereiro de 2020

Para dar início aos trabalhos, o professor de Biologia das turmas do Ensino Médio e Pré-vestibular, Rangel Willians Batista, ministrou palestra de sensibilização. O encontro reuniu professores de todos os segmentos de ensino.

A Saúde Vegetal, tecnicamente conhecida como Fitossanidade, será tema da Feira do Conhecimento 2020, o projeto pedagógico mais longevo do Curso G9. Para dar início aos trabalhos, o professor de Biologia das turmas do Ensino Médio e Pré-vestibular, Rangel Willians Batista, ministrou palestra de sensibilização nesta terça-feira, 18 de fevereiro. O encontro reuniu professores de todos os segmentos de ensino.

 

“Definimos o projeto e tivemos esse primeiro momento de sensibilização, um encontro muito esclarecedor para todos nós. Agora, cada professor irá levar o assunto para debater com os alunos em sala de aula e, posteriormente, organizar as linhas de pesquisa de cada turma”, explicou a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.

 

Para Rangel Batista, o tema é atual e desafiador. “Precisamos ter o mesmo olhar cuidadoso com as plantas como temos com os animais, em especial, os de estimação. Garantir a saúde das plantas é proteger a biodiversidade e o meio ambiente”, ressaltou o professor.

 

FITOSSANIDADE

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade. O plano de ações prevê, de acordo com a ONU, “a mobilização de governos, de indústrias, de cientistas e da sociedade civil para incentivar a inovação científica, reduzir a propagação de pragas e aumentar, nos setores públicos e privados, ações e estratégias permanentes de proteção da biodiversidade”.

 

A meta da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é promover conscientização global sobre relação entre saúde das plantas e fim da fome: 80% dos alimentos do mundo têm plantas e elas produzem 98% do oxigênio.

 

Isso porque estudo da ONU mostra que as pragas e as doenças das plantas prejudicam gravemente as florestas e são responsáveis pela perda de até cerca de 40% das culturas alimentares no mundo, a cada ano, causando bilhões de dólares de perdas nas colheitas e nas receitas comerciais.

 

“Não precisamos criar novas tecnologias para controlar esse mal, mas saber utilizar as existentes e respeitar o cultivo indicado para cada ecossistema”, completou Rangel.

 

FEIRA DO CONHECIMENTO

O tema da Feira do Conhecimento foi escolhido pelos professores durante a primeira reunião do ano letivo, em 1º de fevereiro.

 

A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral.  A cada ano, a Feira do Conhecimento atrai estudantes e professores de escolas das redes pública e particular de Itajubá e da região.

 

Durante o primeiro e o segundo bimestre, os alunos, orientados pelos professores, realizam  pesquisas e discussões de aprofundamento, participam de bancas de avaliação, da criação da logo e dos spots de rádio para a divulgação desse evento. No terceiro bimestre, acontece a culminância do projeto com a exposição, para o público, do trabalho realizado.




 

 




+ Ver Mais
27 de junho de 2025

Equipe feminina de Basquete 3x3...

... + Ver Mais
27 de junho de 2025
Equipe feminina de Basquete 3x3 é vice-campeã e está na Etapa Estadual do JEMG 2025
+ Ver Mais
25 de junho de 2025

Dois dos três atletas de Itajubá...

... + Ver Mais
25 de junho de 2025
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez do JEMG 2025 são alunos do Curso G9
+ Ver Mais
18 de junho de 2025

Coral Mantiqueira G9 participa...

... + Ver Mais
18 de junho de 2025
Coral Mantiqueira G9 participa de Festival de Corais na Universidade de São Paulo
+ Ver Mais
16 de junho de 2025

Jornada Esportiva reúne equipes...

... + Ver Mais
16 de junho de 2025
Jornada Esportiva reúne equipes do Curso G9 e Colégio Santa Ângela, de Resende (RJ)
TOPO