Loader Image
Encontros virtuais debatem tecnologia, educação e saúde
23 de outubro de 2020

Os encontros foram promovidos pelos parceiros do Curso G9, Geekie One e Google Foreducation EdTech, e transmitidos pelo YouTube.

Os parceiros do Curso G9, Geekie One e Google Foreducation EdTech, promoveram encontros para debater temas como o necessário isolamento social para conter a Covid-19, as mudanças nos relacionamentos interpessoais, em especial entre pais e filhos, e os desafios enfrentados pela área de educação, obrigada a se adaptar ao ambiente virtual para manter o atendimento aos alunos. Os encontros, por meio do YouTube, reuniram pais, educadores e gestores escolares.

 

O primeiro encontro – “Todos na primeira fileira” – foi realizado pela Geekie One na quarta-feira, 21 de outubro. O convidado foi o jornalista e escritor Marcos Piangers, autor do best seller “O papai é pop”. Ele falou sobre o momento pelo qual o país está passando e sobre as expectativas para o futuro. “Sem dúvida, 2020 está sendo um ano difícil para todos, mas também de grande aprendizado porque estamos redescobrindo nossa humanidade”, disse.

 

De acordo com Marcos Piangers, as habilidades humanas serão o grande diferencial do futuro. Por isso, a escola deve estar atenta às mudanças para permitir a formação dos profissionais do futuro, que precisam ter empatia, inteligência emocional, adaptabilidade e capacidade de trabalhar em equipe, entre outras.

 

Antes da pandemia, lembra o autor, as pessoas estavam acostumadas com a correria do dia a dia, com muitas tarefas e, de repente, ficaram longe uma das outras. Apesar das complicações, quem é pai, mãe ou responsável por um estudante pôde acompanhar de perto a aprendizagem de seus filhos e suas filhas. Essa proximidade foi a oportunidade para entender, de fato, como a escola está preparando alunos e alunas para os desafios do futuro e, principalmente, do hoje.

 

O Curso G9 adotará, a partir de 2021, a Geekie One para os alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular. A plataforma digital traz uma série de benefícios para o aluno, que pode ter um estudo personalizado de acordo com sua dificuldade; para o professor, que pode planejar suas aulas e exercícios de forma flexível e com conteúdos próprios; e para a família, que recebe relatórios semanais sobre o desempenho dos filhos.

 

CIDADANIA DIGITAL

O segundo encontro ofertado aos pais e educadores foi promovido pela Google Foreducation EdTech, parceira do Curso G9 desde março de 2020. Denominado 1° Encontro Nacional de Cidadania Digital, o evento ao vivo contou com palestras de educadores, médicos e alunos sobre os temas relacionados a essa nova era educacional.

 

O evento nasceu do Programa de Cidadania Digital, que a Foreducation oferece para as escolas parceiras. O objetivo, nesta quinta-feira (22 de outubro), foi discutir os temas mais atuais relacionados ao universo digital na comunidade escolar.

 

Mariana Ochs, jornalista e especialista em Tecnologias na Educação, comandou o painel “Educação Midiática”, que tratou importantes informações sobre como trabalhar a habilidade de ler criticamente com os alunos, e a participação ativa destes no mundo conectado. Um dos temas abordados foi Fake News.

 

O médico Daniel Becker, com mais de 20 anos de experiência, abordou o tema “Crianças conectadas e a saúde”, um assunto frequente em reunião de pais e educadores: a influência do universo digital no bem-estar dos pequenos cidadãos digitais.

 

Já Sue Thotz, manager for Common Sense Education, trabalha fazendo parceria com educadores e pais, ajudando-os a criar uma cultura na qual os alunos usam a tecnologia de maneira significativa, atenciosa e respeitosa. Pesquisadora e educadora, ela administrou um estudo experimental avaliando a eficácia de um currículo de alfabetização baseado em computador.

 

O encontro contou ainda com depoimento dos alunos Valentina Alves, do Colégio Sagrado Coração de Maria (MG); Nathália Schwarzer, Colégio São José (SC); Enzo Minciotti, do Colégio Mater Dei (SP); Mateus Augusto Antunes, do Colégio Perfil (BA); e Elton Vinicius, da Escola Evangélica Betel (AM).

 

O Curso G9 adota as ferramentas do Google for Education. Elas permitem que professores e alunos trabalhem em tempo real em documentos, planilhas, apresentações, sites, mapas, formulários e muitos outros, acessíveis a qualquer computador ou celular. Mais agilidade na organização e comunicação e mais tempo para as coisas criativas e inovadoras.




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO