Atletas do Curso G9 se destacaram no Circuito Santarritense de Xadrez, realizado em Santa Rita do Sapucaí, em 9 de agosto, no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), um dos apoiadores do evento esportivo, juntamente com a Prefeitura daquele município.
O torneio contou com a participação de atletas de várias cidades da região, como Wenceslau Braz, Pouso Alegre, Itajubá, Machado, São Thomé das Letras, Três Corações, Jesuânia e Varginha, além da equipe de Santa Rita.
Confira a classificação da equipe do G9:
Júlia Neves de Araújo – Campeã Feminino GeralIago Alkmin dos Santos – Campeão Sub 07 MasculinoManuela Pereira Gramani Haddad – Campeã Sub 07 FemininoPamella Sabrine Dias dos Santos – Campeã Sub 17 FemininoSamuel Pereira Gramado Haddad – Vice-campeão Sub 07 Masculino
A equipe de Xadrez do Curso G9 encerrou sua participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2025 entre as 10 melhores escolas do Estado nas duas categorias que disputou: Módulo I e Módulo II. Leia mais aqui.
Atletas do Curso G9 são destaque no Circuito Santarritense de Xadrez
A equipe de Xadrez do Curso G9 encerrou sua participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2025 entre as 10 melhores escolas do Estado nas duas categorias que disputou: Módulo I e Módulo II. A competição reúne escolas públicas e privadas de Minas. A Fase Estadual aconteceu em Pará de Minas.
João Vitor de O. M. Pedrosa, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II, conquistou a 6° colocação no Módulo I Masculino, e Enzo de Almeida, do 1° ano do Ensino Médio, terminou na 7° colocação no Módulo II Masculino. Ambos terminaram a competição com 4 vitórias em seis jogos.
Vale lembrar que ambos conquistaram a vaga para a etapa estadual pelo ótimo desempenho na Fase Regional, que aconteceu em junho, em Itajubá: Enzo de Almeida foi vice-campeonato no Módulo II e João Vitor Pedrosa obteve o 3° lugar no Módulo I. Leia mais neste link.
“Trata-se de dois excelentes resultados, uma vez que os dois atletas são estreantes nessas categorias. A tendência para os próximos anos é que eles cheguem mais fortes para a conquista de medalhas”, destacou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
Equipe de Xadrez do Curso G9 é top 10 em Minas Gerais
Atletas do Curso G9 brilharam no Festival Internacional de Xadrez, realizado no sábado, 2 de agosto, em São José dos Campos (SP): o colégio conquistou dois títulos e um vice-campeonato. O evento, que reuniu mais de 140 atletas, contou com a presença do Grande Mestre Rafael Leitão, número 1 do Brasil.
A equipe do G9 integrou a delegação itajubense, que contou com sete atletas: no total, Itajubá conquistou quatro títulos, dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.
“Parabéns a todos os atletas, em especial os alunos do Curso G9, pela excelente performance e por representarem tão bem nosso colégio e a cidade”, disse o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
Confira os destaques do Curso G9:
Enzo de Almeida – Campeão Sub-16 MasculinoGiovanna Almeida – Campeã Sub-10 FemininoIago Alkmin – Vice-campeão Sub-08 Masculino
Nesta segunda-feira, 04 de agosto, dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) embarcaram para disputar a Fase Estadual, São eles: Enzo de Almeida, que conquistou o vice-campeonato no Módulo II Masculino, e João Vitor de O. M. Pedrosa, que obteve o 3° lugar no Módulo I Masculino.
Atletas do Curso G9 brilham no Festival Internacional de Xadrez
Os diretores do Curso G9 — Giovanni Henrique Faria Floriano (Planejamento), Hilson Háliz Perlingeiro (Administrativo) e Maria Aparecida Fernandes (Pedagógico) — participaram de um bate-papo sobre o Processo de Educação e a História da Curso G9, no dia 27 de julho, com a coordenação pedagógica e os auxiliares de desenvolvimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II. A mediação foi conduzida pelo professor José Renato Silva, vice-diretor pedagógico. Na pauta do encontro, os 30 anos do colégio e os desafios ao longo de sua história.
A atividade integrou a formação “Gestão de Comportamentos Disruptivos – O Ciclo da Crise”, coordenada pelo Núcleo de Apoio Educacional (NAE) do Curso G9, que ocorreu entre os dias 28 e 31 de julho, totalizando 20 horas de duração. O objetivo foi aprimorar e aprofundar o conhecimento das equipes pedagógicas — especialmente das auxiliares de desenvolvimento — em temas relacionados à saúde e à educação.
Na abertura da semana de capacitação, no dia 27, Emerson Rodrigues, presidente da APAE Itajubá, ministrou a palestra “O Processo de Inclusão e a Missão da APAE”. Em seguida, a médica neuropediatra Maria Elizabete abordou o tema “O Tratamento Medicamentoso no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e no TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)”.
Nos dias 29, 30 e 31, o psicólogo/psicopedagogo Alexandre Augusto Izaias, coordenador do Núcleo de Apoio Educacional (NAE), conduziu encontros sobre os seguintes temas: “As Bases do Comportamento Humano”, “Análise Funcional do Comportamento”, “O Ciclo da Crise” e “Plano de Desenvolvimento Educacional (PDI) e Outros Documentos no Processo de Inclusão Educacional”.
“Todo semestre temos momentos como esses. Essa capacitação é direcionada prioritariamente às auxiliares de desenvolvimento, com foco no aprofundamento de temas pertinentes ao trabalho que realizam no colégio: o de serem profissionais de apoio, auxiliando os professores no acompanhamento pedagógico e comportamental dos alunos e no suporte e acolhimento aos alunos neurodivergentes”, explicou Alexandre Augusto Izaias.
NAE promove formação sobre gestão de comportamentos disruptivos no Curso G9
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turma F22), da professora Vanessa Maduro de Almeida Dalla Rosa, estudaram a vida e os ensinamentos de Ailton Krenak, importante líder indígena que ensina a respeitar a Terra como um ser vivo e a valorizar os conhecimentos ancestrais.
O trabalho integra a pesquisa para a Feira do Conhecimento 2025, que tem como tema geral “Atitudes para renovar o mundo”. O subtema do 2º ano é “Mãos que transformam”.
Logo depois, a turma aprendeu sobrem o urucum, semente que pode ser utilizado como alimento, remédio natural e também como tinta, sendo amplamente usado pelos povos indígenas para pinturas corporais, rituais e arte. Após o estudo, os alunos produziram tinta e criaram desenhos autorais, expressando suas ideias, cores e sentimentos a partir do que aprenderam.
“Foi uma aula viva, cheia de cor, significado e conexão com a cultura dos povos originários, nos ensinando a enxergar a natureza como parte de quem somos”, explicou a professora.
Turma 2º ano: explorando a cultura indígena: lições de Ailton Krenak e a arte com urucum
A equipe de Basquete 3x3 do Curso G9 foi vice-campeã do Módulo I da Fase Regional Sul e está classificada para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O time, treinado pelo professor Mateus Maciel Silva, é formado pelas alunas Maria Luiza Camargo Ferreira, Livia Cogdinole Dias, Laura de Almeida Santos e Ana Júlia Matos Fernandes.
Os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo José Martins Filho – Santo Agostinho. Itajubá sedia a Etapa Regional dos jogos, que reúne em torno de três mil atletas de várias cidades do Sul de Minas.
O JEMG é o maior programa esportivo-social do país. É uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
O Basquete 3x3 é uma variação do basquete jogado em três contra três, com uma tabela e em uma configuração de meia quadra. Esse formato de jogo de basquete está atualmente sendo promovido e estruturado pela FIBA , o órgão regulador do esporte.
Equipe feminina de Basquete 3x3 é vice-campeã e está na Etapa Estadual do JEMG 2025
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) são alunos do Curso G9. São eles: Enzo de Almeida, que conquistou o vice-campeonato no Módulo II Masculino, e João Vitor de O. M. Pedrosa, que obteve o 3° lugar no Módulo I Masculino. As partidas de Xadrez da Etapa Regional Sul foram realizadas nos dias 24 e 25 de junho no Teatro Municipal Christiane Riera, em Itajubá.
“Tivemos um ótimo desempenho, o que contribuiu para Itajubá ser a cidade com o maior número de atletas classificados para etapa estadual do xadrez. Destaque também para a atleta Letícia Gonçalves, que teve uma boa participação na sua estreia no JEMG, alcançando a fase regional e finalizando sua participação na 30ª colocação”, explicou professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
O Curso G9 tem tradição em bons resultados nos torneios e competições estaduais e nacionais de Xadrez. No ano passado, conquistou medalhas de ouro e prata na Fase Estadual do JEMG, competição que reúne escolas públicas e particulares de Minas Gerais.
O resultado final da modalidade, por município, é o seguinte: Itajubá na liderança, com a classificação de três atletas; Conceição do Rio Verde, Caxambu e Guaranésia, com dois atletas cada; e Pouso Alegre, Marmelópolis, Três Corações, Piumhi, Muzambinho e Passos, que contam com um atleta cada.
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez do JEMG 2025 são alunos do Curso G9
Um dos grupos corais que representa a arte vocal do Curso G9, o Coral Mantiqueira G9, participou do 16º Festival Coralusp, promovido pelo Coral da USP (Universidade de São Paulo). O evento, que reuniu 30 coros, aconteceu em dois finais de semana de junho, com o encerramento no último dia 15.
O Festival foi realizado no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. O Mantiqueira G9 tem a regência do maestro Amaury Vieira, com acompanhamento pianístico de Rafael Faria.
“Fomos o único coral mineiro convidado para o festival e participamos do programa de encerramento, uma grande honra para nós porque é um dos mais importantes eventos corais brasileiros”, explicou Amaury Vieira.
O grupo coral itajubense apresentou seis canções brasileiras de grandes compositora como João Donato, Gilberto Gil e Dorival Caymmi.
Coral Mantiqueira G9 participa de Festival de Corais na Universidade de São Paulo
O Curso G9 recebeu uma delegação do Colégio Santa Ângela, de Resende (RJ), de 13 a 15 de junho, para uma Jornada Esportiva. O grupo era formado por 84 alunos do Ensino Médio e 13 profissionais, entre diretores, pessoal de administração e professores. Os visitantes foram recepcionados pela direção do G9, que cedeu as instalações para a estadia da delegação.
Durante a Jornada Esportiva, foram disputadas partidas nas modalidades Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de Praia, naipes feminino e masculino. As equipes do G9 foram comandadas pelos professores Alex Souza, Matheus Maciel e Valência Conti. Também houve momentos de brincadeiras e interação entre os alunos nas quadras e área verde do G9.
"A convivência entre os alunos dos dois colégios foi extremamente importante. Embora possa haver momentos de confronto e frustração, esses desafios são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes. A interação e o envolvimento entre os alunos promovem um ambiente educativo mais rico e colaborativo, onde todos podem aprender e crescer juntos", disse o diretor financeiro do Colégio Santa Angela, Jackson José Rennó Almeida.
Para retribuir a visita, o Colégio Santa Ângela convidou o G9 para uma nova jornada esportiva em Resende, em data a ser marcada.
Jornada Esportiva reúne equipes do Curso G9 e Colégio Santa Ângela, de Resende (RJ)
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da primeira fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição que reúne escolas públicas e privadas brasileiras. A prova, realizada em 3 de junho, reuniu 115 alunos do Curso G9. A segunda etapa acontecerá em 25 de outubro.
A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do estudo da matemática e na identificação de talentos na área. Com o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática, a OBMEP tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, oferecendo material didático de qualidade para um maior número de alunos brasileiros.
A OBMEP também desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Ao proporcionar oportunidades educacionais para alunos de diferentes regiões e contextos socioeconômicos, a olimpíada contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm acesso ao conhecimento e às oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da 20ª edição da OBMEP
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I tiveram uma saborosa aula de culinária na disciplina de Inglês, com a professora Thaís Ribeiro. Eles aproveitaram os verbos de culinária que estavam aprendendo no livro e colocaram tudo em prática, fazendo uma deliciosa pizza.
“As turmas seguiram a receita em inglês, falaram os verbos enquanto preparavam os ingredientes e, claro, se divertiram muito. Foi uma forma leve e gostosa de aprender”, explicou a professora.
A imersão na língua inglesa acontece nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue Bright Futures, da editora Oxford. No programa, a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências, expressão corporal, tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com material didático próprio para vivência e conforto das crianças.
Em todas as aulas as propostas são conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para que os alunos pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação do conhecimento de mundo.
Saiba mais nestelink.
Aula de culinária em inglês: aprendendo com diversão e sabor
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) viveram um momento especial: enterraram uma cápsula do tempo na área verde do Curso G9, próximo às quadras de areia do colégio. A atividade aconteceu nesta sexta-feira, 30 de maio.
Esse projeto foi desenvolvido ao longo das aulas de Língua Inglesa, com a professora Daniele Faria, com foco no tema “Then and now” (“Antes e agora” – Passado e presente).
Durante as aulas, os alunos refletiram sobre suas preferências atuais: músicas, jogos, objetos, e registraram tudo em inglês, criando um verdadeiro retrato de quem eles são em 2025. Para finalizar, cada item foi descrito oralmente em inglês no momento da colocação na cápsula, e eles escreveram cartas para quem for abrir esse tesouro… daqui a 3 anos!
“Mais do que uma atividade, foi uma viagem no tempo recheada de significado e aprendizagem! Agora, é só esperar até 2028 para relembrar tudo isso”, explicou a professora Daniele Faria.
Uma viagem no tempo: alunos enterram cápsula do tempo no Curso G9
Alunos do 8º ano (Turma F82) do Ensino Fundamental II durante aula Lego, com a professora Tamara Moraes Amorim: a atividade focou na programação de como utilizar em conjunto os sensores de toque e ultrassônico, e os dois tipos de motores, bem como a movimentação do robô em diversas direções.
A turma explorou a programação de robôs com garras e teve, como missão, programá-los robô para identificar, capturar, mover e soltar objetos com precisão, utilizando sensores e ajustando os movimentos da garra. Em seguida participaram de uma corrida carregando objetos.
O Curso G9 usa a metodologia, que inclui o material Lego, em seu planejamento pedagógico desde 2011. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a EducationFor Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs.
Programação de robôs com sensores e motores na aula de Lego do Curso G9
Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio apresentaram um trabalho interdisciplinar na área de Humanas e Arte no 1º trimestre de 2025. As disciplinas envolvidas foram História, Geografia, Sociologia/Filosofia e Artes. O tema do trabalho foi "Globalização" e o subtítulo "Conhecendo o mundo, antes que o mundo acabe". A apresentação foi realizada em 20 de maio, na sala PV.
Os objetivos do trabalho incluíram conceituar globalização, identificar as consequências da globalização no mundo, no Brasil e em Itajubá, e pesquisar sobre o passado de Itajubá em diferentes setores, estabelecendo comparações com o presente sob o ponto de vista da globalização.
Além disso, o trabalho visou avaliar o impacto da globalização na sociedade sob os aspectos positivos e negativos nas diferentes áreas, como econômica, social, saúde e esportiva, dentre outros. Concluir sobre as ações que devem ser tomadas para que a globalização seja positiva e não tire a identidade das diferentes culturas também foi um objetivo.
Por fim, o trabalho buscou desenvolver atitudes de respeito às culturas, de paz e bom convívio com as diferenças, e promover atividades de confraternização numa festa de nações com suas diferentes culturas.
Alunos do Ensino Médio apresentaram trabalho interdisciplinar sobre globalização
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da primeira fase da Olimpíada de Português (OP), idealizada por um grupo de professores e estudiosos de várias partes do Brasil.
O objetivo da competição é fomentar o bom uso da Língua Portuguesa entre os alunos do Ensino Básico, apresentando desafios que estimulam a interpretação de texto, o conhecimento da temática gramatical e o raciocínio linguístico, e despertar o interesse literário dos estudantes, fomentando a leitura de clássicos da nossa literatura.
A competição acontece em duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva, de múltipla escolha; a segunda é na forma de uma prova mista, constituída de questões de somatório e discursivas. Possui três categorias: Categoria A, para estudantes do Ensino Médio; Categoria B, destinada a alunos do 8º e do 9º ano; e Categoria C, do 6º e do 7º ano. Nas fotos, alunos do 9º ano.
Alunos do Fundamental II e Ensino Médio participam da Olimpíada de Português
Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da 28ª Edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontece anualmente em escolas da rede pública e privada de todo o Brasil. A prova, realizada em 16 de maio, reuniu 137 alunos do Curso G9. No ano passado, alunos do Curso G9 conquistaram 19 medalhas
A OBA é um programa permanente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de estimular o interesse pela astronomia e astronáutica entre jovens estudantes, promovendo a educação científica e a formação de futuros profissionais da área.
A OBA também visa promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, envolvendo alunos, professores, coordenadores, diretores, pais, escolas, planetários.
Alunos do Curso G9 realizam prova da OBA 2025