Você sabia que a luz branca contém todas as cores?
A partir desse questionamento, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F32) descobriram, durante aula Lego, que Isaac Newton foi o responsável por comprovar a decomposição da luz branca em diversas cores através de um experimento com um prisma.
Para testar esse conceito, eles confeccionaram um disco cromático e o programaram para girar utilizando o robô VinciBot. Quando o disco com todas as cores girou, foi possível observar a formação somente da cor branca.
A atividade foi orientada pelas professoras Jéssica Antunes e Alessandra Lino.
Ensino Fundamental I
Nessa etapa escolar, os alunos são encorajados e desafiados a ampliar suas experiências e a sua socialização, progredir em seus conhecimentos, consolidar aprendizagens, desenvolver a autonomia, a capacidade de aprender a aprender, de investigar a realidade e compreender o ambiente natural e social, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade. É um momento importante de consolidação da compreensão da natureza do sistema alfabético de escrita e outros sistemas de registros como signos matemáticos, artísticos, cartográficos e científicos.
Movimento Maker – Aulas Lego
As atividades maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de competências e é um dos caminhos para a formação integral. Aprender a fazer ou saber fazer requer mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos valores e das atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana. Várias propostas são feitas para que o aluno coloque a mão na massa e crie algo.
Clique aqui e saiba mais sobre Ensino Fundamental I
Alunos do 3º ano aprendem sobre decomposição da luz em aula Lego
Você sabia que a luz branca contém todas as cores? Este intrigante questionamento gerou uma onda de curiosidade e entusiasmo entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Turma F32. Durante uma aula Lego, as crianças não apenas aprenderam sobre o fenômeno da luz, mas também descobriram que o cientista Isaac Newton foi o pioneiro a comprovar a decomposição da luz branca em uma vasta gama de cores por meio de um experimento inovador com um prisma.
Inspirados por esse conceito, os alunos se aventuraram na prática científica ao confeccionarem um disco cromático, uma ferramenta essencial para visualizar as cores de forma lúdica e interativa. Após a criação do disco, eles programaram um robô chamado VinciBot para girá-lo, transformando a teoria em uma experiência palpável e emocionante. À medida que o disco girava rapidamente, os alunos puderam observar um fenômeno impressionante: a fusão de todas as cores resultou na formação da luz branca.
Essa atividade não apenas reforçou o aprendizado sobre a luz e suas propriedades, mas também promoveu habilidades práticas e de trabalho em equipe, sob a orientação das professoras Jéssica Antunes e Alessandra Lino. As professoras, sempre estimulando a curiosidade dos alunos, guiaram o processo, elaborando explicações sobre a teoria das cores e o legado científico de Newton.
Alunos do 3º ano aprendem sobre cores em aula Lego
Os alunos do 7º e 8º anos do Curso G9 tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com os novos robôs Spike durante uma aula de robótica. Os desafios propostos envolveram a aplicação dos sensores de toque, cor e ultrassônico na estrutura dos robôs.
Utilizando a plataforma Spike da Lego Education, os professores de Matemática Tamara Amorim e Vicente Carlos Martins planejaram e aplicaram várias atividades que desafiaram os alunos a utilizar cada sensor de forma criativa. A aula de robótica contou com o apoio da coordenadora de Tecnologia Educacional, Alessandra Lino.
No primeiro encontro, os alunos receberam os robôs já montados e foram instruídos a adicionar cada sensor um de cada vez. Após a inserção dos sensores, os estudantes aprenderam como ligar o robô e compreenderam o funcionamento das portas de motores e sensores, assim como a conexão via Bluetooth com o Chromebook.
O Curso G9 é parceiro da Education For Life, empresa representante da Lego no país, e da Google For Education.
Alunos do Curso G9 participam de aula de robótica com os novos robôs Spike
Alunos do 1⁰ ano do Ensino Médio (Turmas M11 e M12), sob a orientação da professora Pâmella Duarte dos Santos, realizaram um experimento de robótica relacionado à cinemática durante a aula de Física. A atividade teve como objetivo estudar o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - MRUV.
Os estudantes tiveram a oportunidade de observar, coletar dados e realizar cálculos para descobrir a aceleração da movimentação de um robô. O Curso G9 é parceiro da Education For Life, empresa representante da Lego no país – a metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs. Saiba mais aqui.
A realização do experimento contou com o apoio do professor Vicente Carlos Martins e ocorreu no Espaço Ciências, um ambiente propício para a exploração de atividades maker.
“A atividade foi desafiadora e permitiu que os alunos colocassem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, assim como desenvolvessem suas habilidades de raciocínio lógico e trabalho em equipe”, explicou Pâmella Duarte.
ENSINO MÉDIO
O Ensino Médio é uma etapa fundamental na formação dos alunos, pois prepara-os para a vida acadêmica e profissional. Para saber mais sobre o Ensino Médio e as oportunidades oferecidas pelo Curso G9, acesse aqui.
Turmas do 1º do Ensino Médio realizam experimento de robótica relacionado à cinemática
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I (Turma F52) participaram de um desafio Aula Lego na disciplina de Matemática, com a professora Maria de Lourdes Siqueira de Almeida: a construção de um carro do tipo Dragster, um veículo leve com motores extremamente potentes, especialmente projetados para provas de arrancada.
“Eles relacionaram as características estruturais de um Dragster à potência desenvolvida e investigaram a relação entre torque ( força) e velocidade. Foram abordados os conteúdos como noção de torque, velocidade, relações de proporcionalidade e noção de força de atrito”, explica a professora. “Além de perceber o papel de combinação entre as engrenagens”, completa.
O Curso G9 inclui o material Lego em seu planejamento pedagógico desde 2011. O projeto é uma parceria entre o colégio e a Education for Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs. Saiba mais neste link.
Alunos do 5º ano do Fundamental I montam carro de corrida em aula Lego
Com o objetivo de observar os movimentos dos astros no sistema solar, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I realizaram a montagem "Planetário", usando a ferramenta Lego. Na atividade, mediada pela professora Camila Pereira, puderam simular os movimentos de rotação da Terra, revolução da Lua e translação em torno do Sol.
Para melhor entendimento, a partir de imagens e vídeos de suas próprias montagens, apresentaram aos familiares esses movimentos, nomeando e identificando cada um deles.
“Durante a aula, os estudantes se dedicaram, venceram desafios impostos pela montagem e puderam compreender o funcionamento do modelo que, com o uso das engrenagens, conseguiram simular tais movimentos”, explicou Camila Pereira.
Turmas do 5º ano montam planetário com kit Lego
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) tiveram a primeira aula de robótica do ano letivo 2022 com o EV3: eles montaram e programaram um robô chamado Entregador, sob a mediação do professor Vicente Carlos Martins.
“Primeiro, os alunos foram divididos em grupos e receberam, como primeira atividade, as revistas Lego para leitura do desafio. Em seguida, cada equipe acionou, nos tabletes, o aplicativo Mundo Z para executar o passo a passo da montagem e, nos computadores, o software Lego MindStorm, para a programação”, explicou o professor.
A cada momento, Vicente Martins convidava um representante de cada grupo para aprender a programar e, em seguida, repassar a programação aos demais membros da equipe. Uma vez montado e programado o robô, o professor ensinou como seriam as missões, que era levar alimentos a determinados animais de um suposto zoológico.
“Os grupos cumpriram os desafios, incrementaram a programação com buzinas e fizeram uma divertida competição entre eles para ver qual robô entregava o alimento e voltava o mais rápido para a sua base”, ressalta o professor.
Saiba mais sobre a parceria do Curso G9 com a Education For Life, empresa representante da Lego no país no link: https://curso-g9.com.br/zoom
Turmas do 6º iniciam aulas Lego com programação de robô
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental I (Turma F71) tiveram uma aula Lego com os professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz, com um objetivo específico: avaliar o impacto da iluminação no conforto térmico de um ambiente. Foi proposto que eles construíssem a casa e o sistema de iluminação, utilizando os kits apropriados para a atividade.
Com o projeto de cada equipe montado, fez-se a medição de temperatura do ambiente utilizando uma lâmpada comum e, depois, uma lâmpada de LED. “Eles perceberam que houve diferença de temperatura e, a partir daí, cada equipe elegeu qual delas proporcionaria o melhor conforto térmico”, explicou Glauber Luz.
De acordo com o professor, no caso em que os alunos classificaram como um caso de menor conforto térmico, cada grupo propôs uma adequação ao projeto, de modo a resolver o problema.
“Durante essa atividade, levamos os alunos a refletir sobre o que causa a diferença na temperatura ao usar os dois tipos de lâmpada; assim, puderam compreender um pouco mais o conceito de transformação e dissipação de energia”, completou.
LEGO
O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.
Clique e veja atividades na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F21 e F22), das professoras Luciana Guedes de Souza Teodoro e Vanessa Maduro Dalla Rosa, usaram o robô MatataLab durante aulas Lego. Eles até promoveram um jogo de futebol com os robôs.
O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.
No Ensino Fundamental II, por exemplo, as turmas do 6º ao 9º ano participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego: montaram o robô entregador, o robô equilibrista e o robô girassol.
Saiba mais sobre o Ensino Fundamental I no link: https://www.curso-g9.com.br/fundamental-1
Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab
Alunos do Jardim I (Turma E42), da professora Rejane Ribeiro de Lima, têm aproveitado cada minuto das atividades Lego e contam os dias para a próxima aula chegar. Um dos momentos marcantes foi a apresentação do novo integrante das aulas: o robô MatataLab.
O material é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada disciplina, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.
Alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica. No Jardim II, a Turma E52 aprendeu muito sobre trânsito, explorando o conceito de pensamento computacional por meio da temática “Deu a louca no trânsito! A gasolina acabou”.
ROBÔ MATATALAB
A Turma E42 ficou muito curiosa ao conhecer o novo integrante que fará parte das próximas aulas Lego: o robô MatataLab. “O robô é uma forma muito eficaz e versátil de ensinar o pensamento computacional para as crianças pequenas”, explicou Rejane Lima.
“As ferramentas de aprendizagem do MatataLab são práticas e divertidas. Neste primeiro contato com o robô os alunos puderam aprender sobre suas funções, características e programações”, completou a professora.
BONECO MAIS ALTO
As atividades propostas para o terceiro trimestre despertaram a curiosidade dos alunos. Durante as aulas, eles puderam construir labirintos, conjuntos musicais e brinquedos, como boliche, bola na caçapa, taco e gol e carro maluco. Uma delas, a criação do boneco mais alto, foi pura diversão, aliada a muito conhecimento.
“Com o boneco mais alto, cada aluno teve a oportunidade de comparar grandezas e medidas utilizando um instrumento não convencional para medir a sua altura e a de sua construção Lego. Foi muito divertido”, ressaltou Rejane Lima.
Alunos do Jardim I têm aula Lego com robô MatataLab
As equipes de robótica do Curso G9, Gdroid e GTEeN, são campeãs da Regional 3 do Torneio Brasil de Robótica – TBR 2021, que incluiu times de São Paulo e Minas Gerais. O anúncio aconteceu, de forma virtual, neste sábado, 23 de outubro.
A GTEeN foi campeã geral da Categoria Middle 2, voltada aos alunos de 12 a 15 anos. A Gdroid foi a campeã geral da Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos. As provas da regional aconteceram em 16 de outubro, também de forma remota. Com o resultado, ambas estão classificadas para a Etapa Nacional, que acontecerá em dezembro.
O Curso G9 é bicampeão do TBR: a GDroid ficou em primeiro lugar geral da Etapa Nacional 2020; em 2019, a grande vencedora foi a Equipe GTEeN. As equipes têm como mentores os professores Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins.
“Para nós, foi uma vitória muito gratificante ver que nosso esforço foi recompensado. Com muita dedicação, trabalho em equipe, organização, empenho e ajuda de nossos mentores conseguimos vencer essa primeira etapa do torneio”, disse Mariana Amorim, aluna da 1ª série do Ensino Médio (Turma M12) e membro da GTEeN.
Para Vinícius Ferreira dos Santos, aluno da 3ª série do Ensino Médio (Turma M32), participar do TBR, mesmo no ambiente virtual, “sempre é uma emoção muito grande, que começa muito antes do campeonato”.
“A cada temporada, lidamos com novos desafios e, no torneio virtual, não é diferente. Todo trabalho apresentado é fruto de meses de pesquisas, programações, entrevistas, ensaios e muita dedicação de todos os membros da equipe, fazendo com que todos desenvolvam habilidades e competências fundamentais para o ambiente acadêmico”, destacou ele, que é membro as Gdroid.
Durante o TBR 2021, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição – a erradicação do trabalho infantil no mundo; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.
Equipes de robótica são campeãs da Regional 3 do TBR 2021
Alunos do Jardim II (Turma E52) se divertiram e aprenderam muito sobre trânsito em mais uma aula Lego com a professora Rayssa Ribeiro de Lima. Durante a atividade, ela explorou o conceito de pensamento computacional, por meio da temática “Deu a louca no trânsito! A gasolina acabou”.
De acordo com a professora Rayssa Lima, os alunos realizaram, durante a aula, uma rotina de pensamento a partir da imagem de um congestionamento, levantaram hipóteses sobre a situação problema apresentada e construíram e nomearam seus postos de gasolinas, com bombas de abastecimento, placas de preço do combustível e área de alimentação.
Ao final, a turma foi desafiada a programar o trajeto dos carros até os postos, no tapete de aventuras, utilizando setas que direcionaram o percurso.
“Foi pura diversão e aprendizado! Programar ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a autonomia, o pensamento crítico, a colaboração, o trabalho em equipe e, principalmente, a capacidade de resolver problemas”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.
Para mais informações sobre a Educação Infantil, acesse aqui.
Alunos do Jardim II aprendem sobre trânsito em aula Lego