Loader Image

NOTÍCIAS

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F21 e F22), das professoras Luciana Guedes de Souza Teodoro e Vanessa Maduro Dalla Rosa, usaram o robô MatataLab durante aulas Lego. Eles até promoveram um jogo de futebol com os robôs.

 

O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

No Ensino Fundamental II, por exemplo, as turmas do 6º ao 9º ano participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego: montaram o robô entregador, o robô equilibrista e o robô girassol.

 

Saiba mais sobre o Ensino Fundamental I no link: https://www.curso-g9.com.br/fundamental-1 

Leia Mais
...
26 de novembro de 2021

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do Jardim I têm aula Lego com robô MatataLab

 

Alunos do Jardim I (Turma E42), da professora Rejane Ribeiro de Lima, têm aproveitado cada minuto das atividades Lego e contam os dias para a próxima aula chegar. Um dos momentos marcantes foi a apresentação do novo integrante das aulas: o robô MatataLab.

 

O material é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada disciplina, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

Alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica. No Jardim II, a Turma E52 aprendeu muito sobre trânsito, explorando o conceito de pensamento computacional por meio da temática “Deu a louca no trânsito! A gasolina acabou”.

 

ROBÔ MATATALAB

A Turma E42 ficou muito curiosa ao conhecer o novo integrante que fará parte das próximas aulas Lego: o robô MatataLab. “O robô é uma forma muito eficaz e versátil de ensinar o pensamento computacional para as crianças pequenas”, explicou Rejane Lima.

 

“As ferramentas de aprendizagem do MatataLab são práticas e divertidas. Neste primeiro contato com o robô os alunos puderam aprender sobre suas funções,  características e programações”, completou a professora.

 

BONECO MAIS ALTO

As atividades propostas para o terceiro trimestre despertaram a curiosidade dos alunos. Durante as aulas, eles puderam construir labirintos, conjuntos musicais e brinquedos, como boliche, bola na caçapa, taco e gol e carro maluco. Uma delas, a criação do boneco mais alto, foi pura diversão, aliada a muito conhecimento.

 

“Com o boneco mais alto, cada aluno teve a oportunidade de comparar grandezas e medidas utilizando um instrumento não convencional para medir a sua altura e a de sua construção Lego. Foi muito divertido”, ressaltou Rejane Lima.

Leia Mais
...
09 de novembro de 2021

Alunos do Jardim I têm aula Lego com robô MatataLab

Equipes de robótica são campeãs da Regional 3 do TBR 2021

As equipes de robótica do Curso G9, Gdroid e GTEeN, são campeãs da Regional 3 do Torneio Brasil de Robótica – TBR 2021, que incluiu times de São Paulo e Minas Gerais. O anúncio aconteceu, de forma virtual, neste sábado, 23 de outubro.

 

A GTEeN foi campeã geral da Categoria Middle 2, voltada aos alunos de 12 a 15 anos. A Gdroid foi a campeã geral da Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos. As provas da regional aconteceram em 16 de outubro, também de forma remota. Com o resultado, ambas estão classificadas para a Etapa Nacional, que acontecerá em dezembro.

 

O Curso G9 é bicampeão do TBR: a GDroid ficou em primeiro lugar geral da Etapa Nacional 2020; em 2019, a grande vencedora foi a Equipe GTEeN. As equipes têm como mentores os professores Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins.

 

“Para nós, foi uma vitória muito gratificante ver que nosso esforço foi recompensado. Com muita dedicação, trabalho em equipe, organização, empenho e ajuda de nossos mentores conseguimos vencer essa primeira etapa do torneio”, disse Mariana Amorim, aluna da 1ª série do Ensino Médio (Turma M12) e membro da GTEeN.

 

Para Vinícius Ferreira dos Santos, aluno da 3ª série do Ensino Médio (Turma M32), participar do TBR, mesmo no ambiente virtual, “sempre é uma emoção muito grande,  que começa muito antes do campeonato”.

 

“A cada temporada, lidamos com novos desafios e, no torneio virtual, não é diferente. Todo trabalho apresentado é fruto de meses de pesquisas, programações, entrevistas, ensaios e muita dedicação de todos os membros da equipe, fazendo com que todos desenvolvam habilidades e competências fundamentais para o ambiente acadêmico”, destacou ele, que é membro as Gdroid.

 

Durante o TBR 2021, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição – a erradicação do trabalho infantil no mundo; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.

 

 

Leia Mais
...
25 de outubro de 2021

Equipes de robótica são campeãs da Regional 3 do TBR 2021

Alunos do Jardim II aprendem sobre trânsito em aula Lego

Alunos do Jardim II (Turma E52) se divertiram e aprenderam muito sobre trânsito em mais uma aula Lego com a professora Rayssa Ribeiro de Lima. Durante a atividade, ela explorou o conceito de pensamento computacional, por meio da temática “Deu a louca no trânsito! A gasolina acabou”.

 

De acordo com a professora Rayssa Lima, os alunos realizaram, durante a aula, uma rotina de pensamento a partir da imagem de um congestionamento, levantaram hipóteses sobre a situação problema apresentada e construíram e nomearam seus postos de gasolinas, com bombas de abastecimento, placas de preço do combustível e área de alimentação.

 

Ao final, a turma foi desafiada a programar o trajeto dos carros até os postos, no tapete de aventuras, utilizando setas que direcionaram o percurso.

 

“Foi pura diversão e aprendizado! Programar ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a autonomia, o pensamento  crítico, a colaboração, o trabalho em equipe e, principalmente, a capacidade de resolver problemas”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

Para mais informações sobre a Educação Infantil, acesse aqui.

 

 

Leia Mais
...
18 de outubro de 2021

Alunos do Jardim II aprendem sobre trânsito em aula Lego

TOPO