Loader Image

NOTÍCIAS

Alunos do Ensino Fundamental II pesquisa sobre grandes escritores e poetas hispânicos

Os alunos do Ensino Fundamental II do Curso G9 tiveram a oportunidade, no primeiro trimestre do ano letivo, de aprofundar seu conhecimento sobre a cultura hispânica por meio da disciplina de Espanhol. O projeto consiste em uma pesquisa sobre escritores e poetas hispânicos.

 

“Com essa iniciativa, buscamos proporcionar uma experiência enriquecedora para os alunos, não apenas no aprendizado da língua espanhola, mas também na valorização da literatura hispânica e na compreensão da diversidade cultural presente na América Latina”, explica Eloísa Montanari.

 

No 6º ano, os estudantes pesquisaram a vida e a obra de Gabriel Garcia Márquez, autor colombiano que se destacou mundialmente com suas obras associadas ao realismo mágico. O objetivo é conhecer mais sobre a cultura do povo colombiano e identificar as principais obras desse renomado escritor.

 

Já no 7º ano, os alunos foram apresentados a Gabriela Mistral, poetisa chilena e primeira mulher latino-americana a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar seus poemas e entender a importância dessa figura na literatura hispânica.

 

No 8º ano, a pesquisa foi sobre Pablo Neruda, também chileno e vencedor do Nobel de Literatura. Sua poesia intensa e engajada foi objeto de estudo, possibilitando aos alunos compreenderem a relevância de seu legado na literatura latino-americana.

 

Por fim, no 9º ano, a proposta foi investigar a vida e obra de Miguel de Cervantes, escritor espanhol considerado um dos maiores da literatura universal. Conhecido principalmente por seu emblemático romance "Dom Quixote", Cervantes é um símbolo da literatura espanhola e merece a atenção dos estudantes nessa etapa de ensino.

 

Ensino Fundamental II

A proposta pedagógica do Curso G9 para o Ensino Fundamental II visa desenvolver a capacidade de aprendizado dos alunos, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Além disso, a leitura e interpretação de textos são metas em todas as áreas do conhecimento.

 

A utilização de recursos digitais é uma rotina nesse projeto, preparando os alunos para um mundo em constante transformação. Além disso, jogos, programação, gamificação, Robótica, Lego e Geogebra são algumas das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.

Leia Mais
...
26 de abril de 2024

Alunos do Ensino Fundamental II pesquisa sobre grandes escritores e poetas hispânicos

Infantil encerra Projeto Literatura com encontro presencial

A emoção, a alegria e o entusiasmo marcaram a visita, com todos os cuidados sanitários necessários, dos alunos da Educação Infantil às dependências do Curso G9 para o encerramento do Projeto de Literatura, realizado ao longo do primeiro semestre letivo.

 

“O Projeto de Literatura tem o objetivo de formar leitores e escritores competentes. Ao longo do semestre, cada turma fez o estudo de uma obra literária. As crianças exploraram o enredo de formas diversas, pesquisaram características sobre os personagens da história e a reescreveram”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

Os alunos do Maternal, de acordo com Jéssica Dias, fizeram um reconto musical e os alunos dos Jardins trabalharam a reescrita da obra em estudo, inseriram mais um personagem na narrativa e produziram um livro, com texto e ilustrações próprias. “Para culminância do projeto, fizemos um agendamento prévio com as famílias para entrega presencial de uma lembrança, uma pelúcia do personagem principal da história, e para o autógrafo do livro produzido pelos pequenos escritores das turmas dos Jardins. Orientamos às famílias a seguirem o protocolo sanitário, com o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com álcool e distanciamento social”, disse.

 

Os encontros aconteceram entre os dias 21 e 24 de junho. Foram duas turmas por dia e o tempo de permanência de cada aluno na escola foi de 15 minutos. A entrada das crianças e dos acompanhantes aconteceu pela portaria principal. As salas foram organizadas com uma mesa para autógrafos, painel do projeto, mesa das lembranças e dos materiais.

 

De acordo com a coordenadora, foi fundamental a presença das crianças para o encerramento do projeto. “Foi um momento muito especial, de reencontro com nossos alunos. A emoção tomou conta dos professores, alunos e familiares. Alguns alunos viram a professora presencialmente pela primeira vez. As famílias se mostraram muito orgulhosas pela autoria dos filhos na escrita do livro. Também aproveitamos para fazer a entrega do box Lego e de outros materiais para serem utilizados durante as aulas”, disse.

Confira Fotos do Jardim II - Turma E53

 

Leia Mais
...
01 de julho de 2021

Infantil encerra Projeto Literatura com encontro presencial

Turma F32 tem encontro poético em Projeto de Literatura

A poesia e uma boa prosa se encontraram para complementar o trabalho do Projeto de Literatura desenvolvido pela professora Lourdes Siqueira Almeida com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F32). As convidadas especiais foram a diretora pedagógica do Curso G9, Maria Aparecida Fernandes, e a professora aposentada Dona Sofia, personagem central do livro “A caligrafia de Dona Sofia”, do autor André Neves.

 

“Dona Sofia, essa doce senhorinha repleta de sabedoria, e o deslumbramento de seu Ananias pelos poemas e poetas, contagiaram os alunos da Turma F32 de maneira tal que despertou neles a curiosidade e o interesse por grandes poetas, como Fernando Pessoa. Por esse motivo, decidimos convidar a professora Fernandes para um bate-papo com a turma”, explica a professora Lourdinha, como é carinhosamente conhecida pelos alunos.

 

O encontro virtual aconteceu pelo Meet, uma das ferramentas do Google for Education, parceiro do Curso G9 desde o início da suspensão das aulas presenciais para se combater a Covid-19. Durante o bate-papo, a professora Fernandes falou sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, leu e explorou dois poemas: Autopsicografia e Mar Português.

 

“O encontro com os pequenos foi muito gratificante, eles demonstraram muito interesse pela poesia e pelos poetas. É, sem dúvida, o momento da descoberta de grandes autores, como Fernando Pessoa”, diz a diretora pedagógica.

 

Para a professora Lourdinha, a “belíssima narrativa de André Neves apresenta também os muitos poemas levantados pelo autor”. “Além disso, as belas ilustrações têm nos permitido viajar sem limites através da fascinante história dessa professora aposentada que ama, copia, decora sua casa e, mais ainda, distribui poemas pela cidade toda, conquistando amigos, contagiando e enchendo de luz e cores a vida antes tão pacata. Os cartões que ela escreve e decora são entregues à população da cidade pelo carteiro Ananias, que também passou a ler e gostar de poemas através da leitura das poesias escritas nas paredes da casa de Dona Sofia”, completa.

 

Os alunos da Turma F31 também desenvolvem o Projeto de Literatura. Eles “receberam” uma visita especial de Dona Sofia no início do mês, quando ganharam um mimo e cartões personalizados por ela.

Leia Mais
...
26 de setembro de 2020

Turma F32 tem encontro poético em Projeto de Literatura

Visita especial aos alunos durante Projeto de Literatura do EF I

Quem não gosta de ouvir histórias? E ouvir histórias com os colegas de sala, mesmo que virtualmente, todos também gostam. E, quando são contadas por uma senhorinha muito especial, essas histórias são ainda mais encantadoras, certo?

 

Foi isso o que aconteceu com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F31) do Curso G9 que “receberam” uma visita especial de Dona Sofia, uma professora apaixonada pela leitura e pela escrita, principalmente por poemas.

 

Ela participou da aula de língua portuguesa e contou aos alunos um pouquinho da sua vida e de como a leitura é importante. Essa atividade faz parte do Projeto de Literatura, que tem como base o livro “A Caligrafia de Dona Sofia”, do autor André Neves.

 

“Os alunos gostaram muito da surpresa. Foi uma aula diferente, divertida, cheia de brincadeiras e perguntas à Dona Sofia que, inclusive, recebeu convites para voltar”, explicou a coordenadora pedagógica do Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

Depois dessa participação de Dona Sofia, os alunos receberam, em suas casas, uma carta e um poema entregues pelas mãos do “Carteiro, Seu Ananias”, um amigo de D. Sofia que tomou gosto pela leitura e escrita após conversas com  ela.

 

Aulas Remotas

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

Leia Mais
...
10 de setembro de 2020

Visita especial aos alunos durante Projeto de Literatura do EF I

TOPO