Os alunos do 7º ano (Turmas F71 e F72) do Ensino Fundamental II participaram da primeira aula prática de Ciências do ano letivo 2025: eles visitaram a Horta Pedagógica e a área verde do Curso G9. O objetivo foi analisar e comparar as estruturas das plantas, bem como observar a diversidade de plantas existentes na escola. A atividade foi organizada pela professora de Ciências, Vívian Martins Ribeiro.A horta favorece a prática de vivências interdisciplinares relacionadas à educação ambiental, educação alimentar, e proporciona a percepção relacionada à produção agrícola, economia, áreas urbanas e rurais e conhecimento e valorização de profissões relacionadas à produção de alimentos.Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Ensino Fundamental II neste link.
Alunos do 7º ano participam de aula prática de Ciências
A diretora pedagógica, Maria Aparecida Fernandes, fez a acolhida e conversou com os alunos do Ensino Fundamental II (EF II) e do Ensino Médio (EM) sobre a proposta pedagógica para o ano letivo 2025. Também participaram dos encontros o diretor de Planejamento, Giovanni Henrique Faria Floriano, o vice-diretor pedagógico, José Renato Silva, e as coordenadoras pedagógicas Andréia Rodrigues (EF II) e Marcia Gil de Souza (EM)Um dos assuntos em pauta foi a lei federal nº 15.100/25, que estabelece restrições ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos, com o objetivo de proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes. Leia mais sobre o assunto neste link.A equipe do Espaço ConViver, o restaurante da comunidade escolar do Curso G9, também apresentou as novidades para 2025, como mudanças no cardápio self-service e no prato executivo.
Direção Pedagógica apresenta proposta para ano letivo 2025
A nova legislação nacional, Lei Nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025, que regulamenta o uso de dispositivos eletrônicos em ambientes escolares, já está em vigor. A lei estabelece restrições ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos, com o objetivo de proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes. O uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula será permitido exclusivamente para atividades pedagógicas planejadas e orientadas por profissionais da educação. Além disso, a lei garante o uso de dispositivos para assegurar a acessibilidade, a inclusão e a saúde dos estudantes.Confira abaixo o Comunicado da direção do Curso G9 sobre os procedimentos que serão adotados no colégio:Senhores pais ou responsável, Sejam todos bem-vindos ao ano letivo de 2025. Para bem iniciarmos o ano letivo, gostaríamos de apresentar-lhes nossos procedimentos a respeito da nova legislação nacional sobre o uso de dispositivos eletrônicos – Lei Nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025. 1. O que a lei estabelece _ Restrição ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais no espaço da escola durante aulas, recreios e intervalos. A restrição visa proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes; _ Permissão do uso em sala de aula, exclusivamente, para atividades pedagógicas planejadas e orientadas por profissionais da educação; _ Garantia do uso de dispositivos para assegurar a acessibilidade, a inclusão e a saúde dos estudantes (Art. 3º); _ Proposta de desenvolvimento de estratégias para a abordagem do tema da saúde mental dos estudantes em articulação ao uso imoderado de aparelhos eletrônicos e acesso a conteúdos impróprios para toda a comunidade escolar. 2. O que o Regimento do Curso G9 passa a estabelecer sobre o tema DOS DIREITOS E DEVERES E DAS PROIBIÇÕES Art. 128 - É VEDADO AOS ALUNOS VII. Usar, no ambiente da escola, qualquer dispositivo eletrônico sem prévia autorização de profissional da educação; DAS PENALIDADES APLICÁVEIS AOS ALUNOS Artigo 129 § 2º – No caso do item VII do artigo 128, em caso de desrespeito, será aplicada medida educativa acompanhada de ação pedagógica nos seguintes termos: (A) Na primeira ocorrência de uso indevido de dispositivo eletrônico, retenção do aparelho e encaminhamento ao SCP. O responsável será comunicado pelo SCP e deverá efetuar a retirada na secretaria da escola; (B) Em caso de reincidência do uso indevido de dispositivo eletrônico, retenção do aparelho e encaminhamento ao SCP. O responsável será comunicado pelo SCP e será agendada reunião para orientações e retirada do aparelho; Obs.: O aluno que reincidir no uso indevido, a título de medida educativa, poderá ser impedido de participar de atividades extracurriculares (torneios esportivos, olimpíadas, viagens, acantonamento, NR etc.) 3. Orientações para as famílias sobre dispositivos eletrônicos a) O Curso G9 sugere aos responsáveis, de todos os segmentos, a orientar seus filhos para que não tragam dispositivos eletrônicos à escola; b) Vale ressaltar que o uso de dispositivos eletrônicos é vedado na totalidade do ambiente escolar durante as aulas e atividades, intervalos, horário de almoço, etc. c) Entende-se como dispositivos eletrônicos: smartphone, smartwatch, notebook, reprodutores de áudio e vídeo, tablet, câmera digital, console portátil de videogame. d) O Chromebook, aparelho gerenciado pela escola para fins exclusivamente pedagógicos, terá acesso restrito pela conta institucional do aluno; e) Em caso de necessidade, os aparelhos devem ser mantidos DESLIGADOS na mochila e/ou armário do aluno; Obs.: Excetuam-se os casos contemplados no art. 3º da Lei 15.100/25. f) A escola, conforme definido em contrato (Cláusula VIII - Uso de Telefone Celular e § 2o da Cláusula XV - Outras Obrigações, NÃO SE RESPONSABILIZA pela guarda e consequente indenização decorrentes de extravio ou danos. g) Não será mais disponibilizada rede Wi-Fi aberta para acesso livre no espaço da escola. Os aparelhos que farão uso da rede do Curso G9 serão registrados diretamente no LTI da escola. O Chromebook do aluno já estará automaticamente registrado na rede institucional; h) Todas as redes sociais e aplicativos de mensagens serão bloqueados no Chromebook de alunos. Certos de contar com sua compreensão e colaboração, agradecemos e nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. A Direção
Comunicado: procedimentos a respeito da nova legislação nacional sobre o uso de dispositivos eletrônicos
As equipes de robótica do Curso G9, GDroid e GTEeN, se destacaram na Fase Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizado no Colégio Marista, em Vila Velha (ES), de 13 a 15 de dezembro de 2024. A GDroid foi campeã geral da Categoria High, tornando-se bicampeã nacional após vencer o TBR 2020, além de conquistar o Desafio Prático do TBR 2024. A GTEeN foi vice-campeã geral da categoria Middle 2 do TBR 2024, reafirmando sua força após o título de 2019.“Acredito que as conquistas vieram para encerrar um ciclo de muito trabalho e dedicação de ambas as equipes do Curso G9. Completamos 15 anos do projeto robótica do Curso G9, trazendo o terceiro campeonato nacional, mostrando que estamos no caminho certo e procurando cada vez mais melhorar nossas ações”, explicou Mateus Francisco, professor do Curso G9. “Simplesmente tivemos umas das melhores temporadas dos últimos tempos, conquistando 5 prêmios ao longo de 2024”, completou, ao se referir às conquistas da Fase Regional do TBR.Rafael Scianni Marangon Lima, aluno do 2º ano do Ensino Médio em 2024, disse que a conquista representa todo o esforço da equipe ao longo do ano e de todos os ensinamentos adquiridos nessa trajetória, símbolo de dedicação e trabalho do grupo. “A GDroid começou o ano com uma equipe totalmente nova, com apenas um membro veterano. Então, a princípio, passamos por um processo de capacitação para a evolução dos novatos”, explicou.De acordo com Rafael Lima, durante 2024, a equipe realizou reuniões quinzenais e, em datas próximas aos torneios, foram necessários encontros extras com toda a equipe. “Na área de tecnologia e engenharia (desenvolvimento do robô), as reuniões eram quase toda a semana porque estávamos focados na construção e programação do robô. Vale ressaltar que, mesmo trabalhando muito, a equipe sempre procura ter momentos de confraternização, possibilitando uma maior integração das equipes, garantindo um melhor trabalho em equipe para os torneios”, ressaltou.Daniel Ferreira Olímpio, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II no ano passado, acredita que o vice-campeonato de 2024 reafirma a força da GTEeN, mostrando que a equipe continua entre as melhores do país. “É um reflexo da dedicação e consistência do grupo. Os treinamentos em 2024 foram intensos, sempre buscando aprimorar nosso conhecimento com base na experiência acumulada ao longo dos últimos anos”, destacou.Ele disser que a equipe simula apresentações que ocorreriam no momento da competição, além de realizar treinamentos com relação aos desafios práticos, envolvendo tanto o robô quanto a programação. “No TBR Nacional, a equipe precisou se adaptar a cada etapa, enfrentando desafios e forte concorrência. O trabalho em equipe e a estratégia foram essenciais para alcançar o resultado. Além dos desafios, o momento gerou memórias inesquecíveis, que acrescentaram muito às vidas de todos os membros”, concluiu.Para 2025, as duas equipes esperam conquistar grandes resultados. “Nossa expectativa é ir ainda mais longe e buscar o título, especialmente com a bagagem adquirida no vice-campeonato de 2024. A maioria dos membros continuará na equipe, mantendo um time forte, coeso e unido”, disse Daniel.
Equipes do Curso G9 são destaques no Torneio Brasil de Robótica 2024
No 3º trimestre letivo, durante as aulas de Literatura com a professora Cláudia Fortes, os alunos do 7º ano do Fundamental II (Turmas F71 e F72) do Curso G9 se dedicaram à leitura do livro “A Turma da Rua Quinze” da Coleção Vaga-Lume. Para enriquecer o estudo, os alunos entrevistaram a auxiliar de biblioteca, Juliana Aparecida da Silva, sobre a importância da leitura. Em seguida, organizaram a Festa do Livro – Coleção Vaga-Lume. Cada aluno leu um livro diferente da coleção, escolheu um personagem para se caracterizar e resumiu a história no dia da festa. A apresentação final aconteceu na Biblioteca, em 28 de novembro.“O projeto é uma oportunidade para os alunos se envolverem profundamente com a literatura. Ao lerem diferentes obras da Coleção Vaga-Lume e se caracterizarem como personagens, eles não apenas desenvolvem suas habilidades de leitura e interpretação, mas também estimulam a criatividade e a empatia", explicou a professora.Saiba mais sobre o segmento neste link.
Alunos do 7º ano do Fundamental II realizam Festa do Livro com a Coleção Vaga-Lume
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F61 e F62) concluíram um projeto de educação financeira com a montagem de uma "lojinha" na Sala de Arte. A culminância aconteceu em uma apresentação na Sala de Arte, em 28 de novembro, aberta aos pais e alunos dos demais segmentos do colégio.Neste trabalho interdisciplinar, os estudantes exploraram conceitos como cálculos de descontos, vendas a prazo e à vista, preços de custo e de venda, lucro e prejuízo, além do uso da planilha Google.De acordo com o professor Vicente Carlos Martins, o foco deste ano letivo foi o trabalho em equipe e as relações interpessoais. "Os alunos aprenderam não apenas sobre finanças, mas também sobre a importância da colaboração e da comunicação eficaz. Foi gratificante ver como eles se envolveram e aplicaram os conceitos aprendidos na prática", comentou o professor.
Alunos do 6º ano realizam projeto de educação financeira
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turma F61 e F62) tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre “Hábitos de Higiene e Prevenção de Doenças” ministrada pela ex-aluna do Curso G9, Gabriela Riêra, atualmente estudante da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT). A atividade, em sala de aula, aconteceu em 21 de novembro.A palestrante, de forma dinâmica e bem interativa, conseguiu mostrar e conscientizar os alunos sobre a importância de ter bons hábitos de higiene que ajudam na prevenção de doenças, a fim de ter uma vida mais saudável e longeva. Durante a palestra, Gabriela abordou diversos tópicos essenciais, como a importância de lavar as mãos corretamente, a necessidade de manter uma boa higiene bucal, e os benefícios de uma alimentação saudável. Ela também destacou a importância de práticas simples, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar, e a utilização de álcool em gel para desinfetar as mãos quando não há água e sabão disponíveis. Os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e compartilhando suas próprias experiências, o que tornou a sessão ainda mais enriquecedora e educativa.
Alunos do 6º ano participam de palestra sobre hábitos de higiene e prevenção de doenças
Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F91 e F92) visitaram o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos, acompanhados pelo professor Clóvis Fernandes, pela auxiliar de coordenação Isabela Muzzo e pelo colaborador Vidal. A visita, em 24 de outubro, estava relacionada com os projetos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. No MAB foram recebidos pelo sargento Romeiro, que apresentou um pouco da história da aviação no Brasil, da Embraer e do MAB. Os alunos também tiveram contato com vários objetos relacionados à aviação e tecnologia, inclusive visitaram o interior de um dos primeiros aviões fabricados no Brasil.Saiba mais sobre o segmento, que está com as matrículas aberta para alunos novatos, no link: https://cursog9.com/fundamental-2
Turmas do 9º ano visitam Memorial Aeroespacial Brasileiro
Você sabia que a luz branca contém todas as cores?
A partir desse questionamento, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F32) descobriram, durante aula Lego, que Isaac Newton foi o responsável por comprovar a decomposição da luz branca em diversas cores através de um experimento com um prisma.
Para testar esse conceito, eles confeccionaram um disco cromático e o programaram para girar utilizando o robô VinciBot. Quando o disco com todas as cores girou, foi possível observar a formação somente da cor branca.
A atividade foi orientada pelas professoras Jéssica Antunes e Alessandra Lino.
Ensino Fundamental I
Nessa etapa escolar, os alunos são encorajados e desafiados a ampliar suas experiências e a sua socialização, progredir em seus conhecimentos, consolidar aprendizagens, desenvolver a autonomia, a capacidade de aprender a aprender, de investigar a realidade e compreender o ambiente natural e social, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade. É um momento importante de consolidação da compreensão da natureza do sistema alfabético de escrita e outros sistemas de registros como signos matemáticos, artísticos, cartográficos e científicos.
Movimento Maker – Aulas Lego
As atividades maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de competências e é um dos caminhos para a formação integral. Aprender a fazer ou saber fazer requer mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos valores e das atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana. Várias propostas são feitas para que o aluno coloque a mão na massa e crie algo.
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Alunos do 3º ano aprendem sobre decomposição da luz em aula Lego
Venha descobrir o caminho para uma vida longa e saudável! Venha explorar os trabalhos feitos pelos alunos do Curso G9. Participe da abertura oficial, em 25/09, e visite os estandes inspiradores que conectam conhecimento e bem-estar, em 27/09. Traga sua família e amigos para um dia repleto de aprendizado e diversão.
A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio. Desde o início do ano letivo, os alunos, orientados pelos professores, realizam pesquisas e discussões de aprofundamento, participam de bancas de avaliação e da criação da logo para a divulgação desse evento. No terceiro trimestre, acontece a culminância do projeto com a exposição, para o público, do trabalho realizado.
A logo foi criada e desenvolvida pelos alunos Danilo Guedes de Carvalho e Luis Fernando Moreira Faria, alunos do 2º ano do Ensino Médio (Turma M22), na disciplina de Arte, com a professora Anabel.
Confira abaixo os subtemas das feiras, por segmento de ensino:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Tempo de brincar: benefícios que ultrapassam a infância
ENSINO FUNDAMENTAL I
· 1º ano: A contribuição dos hábitos alimentares para uma vida longa e saudável
· 2º ano: A influência da passagem do tempo na vida das pessoas
· 3º ano: Itajubá: cidade fácil de ser morada
· 4º ano: Proteger a mim e a minha família
· 5º ano: Saúde mental e emocional para uma vida longa, saudável e feliz
ENSINO FUNDAMENTAL II
· 6º ano: Lazer e felicidade para uma vida longa
· 7º ano: Alimentação: caminho para a longevidade
· 8º ano: Longevidade: vacinas e saneamento básico
· 9º ano: A busca pela longevidade através das atividades físicas e artísticas
ENSINO MÉDIO
· 1º ano – Turma M11: Engenharia Genética
· 1º ano – Turma M12: Biologia Sintética
· 2º ano – Turma M21: Convergência Homem x Máquina (IoB – Internet dos Corpos)
· 2º ano – Turma M22: Medicina Regenerativa
Feira do Conhecimento 2024 será nos dias 25 e 27 de setembro
Você sabia que a luz branca contém todas as cores? Este intrigante questionamento gerou uma onda de curiosidade e entusiasmo entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Turma F32. Durante uma aula Lego, as crianças não apenas aprenderam sobre o fenômeno da luz, mas também descobriram que o cientista Isaac Newton foi o pioneiro a comprovar a decomposição da luz branca em uma vasta gama de cores por meio de um experimento inovador com um prisma.
Inspirados por esse conceito, os alunos se aventuraram na prática científica ao confeccionarem um disco cromático, uma ferramenta essencial para visualizar as cores de forma lúdica e interativa. Após a criação do disco, eles programaram um robô chamado VinciBot para girá-lo, transformando a teoria em uma experiência palpável e emocionante. À medida que o disco girava rapidamente, os alunos puderam observar um fenômeno impressionante: a fusão de todas as cores resultou na formação da luz branca.
Essa atividade não apenas reforçou o aprendizado sobre a luz e suas propriedades, mas também promoveu habilidades práticas e de trabalho em equipe, sob a orientação das professoras Jéssica Antunes e Alessandra Lino. As professoras, sempre estimulando a curiosidade dos alunos, guiaram o processo, elaborando explicações sobre a teoria das cores e o legado científico de Newton.
Alunos do 3º ano aprendem sobre cores em aula Lego
Essa excursão é uma parte fundamental do trabalho que os estudantes estão desenvolvendo em preparação para a Feira do Conhecimento. Durante as pesquisas, as crianças tiveram a oportunidade de explorar diferentes áreas do conhecimento e apresentar suas descobertas de uma forma criativa e envolvente. As turmas foram acompanhadas pelos professores: André Felipe de Oliveira Andrade, Vicente Carlos Martins, Camila Pereira e Lívia Mota.
A atividade, em 11 de setembro, foi uma experiência enriquecedora que integra elementos de pesquisa e vivência prática. Os alunos estão se aprofundando nas questões que cercam a saúde e os hábitos que podem promover uma vida longa e saudável. Neste ano, a Feira do Conhecimento 2024 tem como tema geral “Hábitos e Biotecnologia para uma Vida Longa e Saudável”, que busca sensibilizar os jovens para a importância de hábitos saudáveis e o papel da biotecnologia em nossas vidas.
Dentro deste contexto, o subtema escolhido pelas turmas – “Lazer e felicidade para uma vida longa” – reflete a importância do equilíbrio entre trabalho, saúde física e mental, além da busca por momentos de prazer e alegria.
A experiência no Parque das Águas é uma oportunidade perfeita para os alunos vivenciarem o que significa lazer, em um ambiente natural que favorece a reflexão sobre a felicidade. Ao tomarem contato com a natureza, eles puderam perceber como o ambiente ao nosso redor influencia nosso bem-estar e a nossa saúde.
Alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II visitam Parque das Águas de São Lourenço
O alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62), orientados pela professora de Literatura Cláudia Fortes, tiveram uma experiência enriquecedora ao se conectarem virtualmente com Flávia Lins e Silva, escritora, jornalista, compositora e roteirista, responsável pelo livro Diário de Pilar na Grécia. Com apoio de Juliana Silva, auxiliar de Biblioteca, os estudantes puderam interagir com a autora, que atualmente reside em Portugal.
Durante o bate-papo online, a escritora compartilhou suas experiências como autora e como roteirista da popular série infantil "Detetive do Prédio Azul", que está em exibição no canal Gloob. Ela também contou aos alunos sobre o projeto "D.P.A. 4 – O Filme", baseado na série e que tem sua estreia prevista para 2025 nos cinemas.
A conversa animou os estudantes, que ficaram ainda mais encantados com os protagonistas Pilar, Breno e o gato Samba, personagens que descobriram nas páginas do livro.
Alunos do 6º ano conhecem autora de Diário de Pilar na Grécia em bate-papo online
As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I receberam a visita de Helena Vilela, professora de Yoga e mãe do colega João Pedro Vilela, para um bate-papo sobre a prática de Yoga e a longevidade. A atividade aconteceu em 20 de agosto, na Sala de Arte.
A curiosidade sobre o assunto surgiu durante a pesquisa sobre as atividades ofertadas em Itajubá para o público longevo.
A palestra integra o projeto da Feira do Conhecimento, cujo subtema das turmas é "Itajubá: Cidade fácil de ser morada!". Além de descobrir mais sobre os benefícios dessa atividade, as crianças puderam desfrutar de um momento prático.
A atividade foi mediada pelas professoras Jéssica Antunes, Eliana Barbosa e Helena Motta.
Turmas 3º ano do Fundamental I assistem palestra sobre yoga em trabalho para a Feira 2024
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I desenvolveram atividades do Projeto Interdisciplinar de Educação Financeira do 2° Trimestre. Além de participarem do plantio, cuidados e colheita dos produtos orgânicos da nossa horta pedagógica, puderem conhecer alguns conceitos e princípios do Desenvolvimento Sustentável.
Nas aulas de Inglês, tiveram um bate-papo com uma empreendedora de nossa região sobre os desafios de abrir e manter um empreendimento, voltado à sustentabilidade do planeta.
Nas aulas de Ciências, foram desafiados a realizar uma "Banca de Orgânicos", para qual realizaram pesquisas e debates para definir a tabela de preços e qual slogan identificaria as embalagens do produtos.
Turmas do 5º ano desenvolvem projeto sobre Educação Financeira
No primeiro trimestre, na disciplina de Arte, do professor André Felipe de Oliveira, os alunos do 7º ano puderam reconhecer como a figura humana sempre foi objeto de estudo e modelo nas produções artísticas em todas as modalidades artísticas, desde a pré-história até os dias de hoje.
“Em cada época, a representação de pessoas passou por modificações. Se em tempos mais antigos, pessoas tinham suas imagens esculpidas em esculturas e pintadas em telas, a partir do século XVI, na Europa, autorretratos em suportes variados passaram a ser objetos desejados”, explica o professor.
Nos últimos 50 anos, a reprodução da própria imagem tornou-se uma prática cultivada como nunca antes na História. A selfie é um fenômeno social que mudou a maneira como lidamos com autorretratos. Os alunos foram desafiados, então, a fazer uma escultura, utilizando sabão de coco, palito e colher, com o tema figura humana.
Saiba mais sobre o segmento neste link.
Alunos do 7º ano representam figura humana em esculturas em sabão