Loader Image

NOTÍCIAS

Alunos do 6º ano conhecem autora de Diário de Pilar na Grécia em bate-papo online

O alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62), orientados pela professora de Literatura Cláudia Fortes, tiveram uma experiência enriquecedora ao se conectarem virtualmente com Flávia Lins e Silva, escritora, jornalista, compositora e roteirista, responsável pelo livro Diário de Pilar na Grécia. Com apoio de Juliana Silva, auxiliar de Biblioteca, os estudantes puderam interagir com a autora, que atualmente reside em Portugal.

 

Durante o bate-papo online, a escritora compartilhou suas experiências como autora e como roteirista da popular série infantil "Detetive do Prédio Azul", que está em exibição no canal Gloob. Ela também contou aos alunos sobre o projeto "D.P.A. 4 – O Filme", baseado na série e que tem sua estreia prevista para 2025 nos cinemas.

 

A conversa animou os estudantes, que ficaram ainda mais encantados com os protagonistas Pilar, Breno e o gato Samba, personagens que descobriram nas páginas do livro.

 

Leia Mais
...
30 de agosto de 2024

Alunos do 6º ano conhecem autora de Diário de Pilar na Grécia em bate-papo online

Turmas 3º ano do Fundamental I assistem palestra sobre yoga em trabalho para a Feira 2024

As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I receberam a visita de Helena Vilela, professora de Yoga e mãe do colega João Pedro Vilela, para um bate-papo sobre a prática de Yoga e a longevidade. A atividade aconteceu em 20 de agosto, na Sala de Arte.

 

A curiosidade sobre o assunto surgiu durante a pesquisa sobre as atividades ofertadas em Itajubá para o público longevo.

 

A palestra integra o projeto da Feira do Conhecimento, cujo subtema das turmas é "Itajubá: Cidade fácil de ser morada!". Além de descobrir mais sobre os benefícios dessa atividade, as crianças puderam desfrutar de um momento prático.

 

A atividade foi mediada pelas professoras Jéssica Antunes, Eliana Barbosa e Helena Motta.

Leia Mais
...
23 de agosto de 2024

Turmas 3º ano do Fundamental I assistem palestra sobre yoga em trabalho para a Feira 2024

Turmas do 5º ano desenvolvem projeto sobre Educação Financeira

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I desenvolveram atividades do Projeto Interdisciplinar de Educação Financeira do 2° Trimestre.  Além de participarem do plantio, cuidados e colheita dos produtos orgânicos da nossa horta pedagógica, puderem conhecer alguns conceitos e princípios do Desenvolvimento Sustentável.

 

Nas aulas de Inglês, tiveram um bate-papo com uma empreendedora de nossa região sobre os desafios de abrir e manter um empreendimento, voltado à sustentabilidade do planeta.

 

Nas aulas de Ciências, foram desafiados a realizar uma "Banca de Orgânicos", para qual realizaram pesquisas e debates para definir a tabela de preços e qual slogan identificaria as embalagens do produtos.

Leia Mais
...
01 de agosto de 2024

Turmas do 5º ano desenvolvem projeto sobre Educação Financeira

Alunos do 7º ano representam figura humana em esculturas em sabão

No primeiro trimestre, na disciplina de Arte, do professor André Felipe de Oliveira, os alunos do 7º ano puderam reconhecer como a figura humana sempre foi objeto de estudo e modelo nas produções artísticas em todas as modalidades artísticas, desde a pré-história até os dias de hoje.

 

“Em cada época, a representação de pessoas passou por modificações. Se em tempos mais antigos, pessoas tinham suas imagens esculpidas em esculturas e pintadas em telas, a partir do século XVI, na Europa, autorretratos em suportes variados passaram a ser objetos desejados”, explica o professor.

 

Nos últimos 50 anos, a reprodução da própria imagem tornou-se uma prática cultivada como nunca antes na História. A selfie é um fenômeno social que mudou a maneira como lidamos com autorretratos. Os alunos foram desafiados, então, a fazer uma escultura, utilizando sabão de coco, palito e colher, com o tema figura humana.

 

Saiba mais sobre o segmento neste link.

Leia Mais
...
20 de maio de 2024

Alunos do 7º ano representam figura humana em esculturas em sabão

Alunos do Ensino Fundamental II pesquisa sobre grandes escritores e poetas hispânicos

Os alunos do Ensino Fundamental II do Curso G9 tiveram a oportunidade, no primeiro trimestre do ano letivo, de aprofundar seu conhecimento sobre a cultura hispânica por meio da disciplina de Espanhol. O projeto consiste em uma pesquisa sobre escritores e poetas hispânicos.

 

“Com essa iniciativa, buscamos proporcionar uma experiência enriquecedora para os alunos, não apenas no aprendizado da língua espanhola, mas também na valorização da literatura hispânica e na compreensão da diversidade cultural presente na América Latina”, explica Eloísa Montanari.

 

No 6º ano, os estudantes pesquisaram a vida e a obra de Gabriel Garcia Márquez, autor colombiano que se destacou mundialmente com suas obras associadas ao realismo mágico. O objetivo é conhecer mais sobre a cultura do povo colombiano e identificar as principais obras desse renomado escritor.

 

Já no 7º ano, os alunos foram apresentados a Gabriela Mistral, poetisa chilena e primeira mulher latino-americana a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar seus poemas e entender a importância dessa figura na literatura hispânica.

 

No 8º ano, a pesquisa foi sobre Pablo Neruda, também chileno e vencedor do Nobel de Literatura. Sua poesia intensa e engajada foi objeto de estudo, possibilitando aos alunos compreenderem a relevância de seu legado na literatura latino-americana.

 

Por fim, no 9º ano, a proposta foi investigar a vida e obra de Miguel de Cervantes, escritor espanhol considerado um dos maiores da literatura universal. Conhecido principalmente por seu emblemático romance "Dom Quixote", Cervantes é um símbolo da literatura espanhola e merece a atenção dos estudantes nessa etapa de ensino.

 

Ensino Fundamental II

A proposta pedagógica do Curso G9 para o Ensino Fundamental II visa desenvolver a capacidade de aprendizado dos alunos, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Além disso, a leitura e interpretação de textos são metas em todas as áreas do conhecimento.

 

A utilização de recursos digitais é uma rotina nesse projeto, preparando os alunos para um mundo em constante transformação. Além disso, jogos, programação, gamificação, Robótica, Lego e Geogebra são algumas das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.

Leia Mais
...
26 de abril de 2024

Alunos do Ensino Fundamental II pesquisa sobre grandes escritores e poetas hispânicos

Alunos do 3º ano do EF I se dedicam ao estudo da alimentação saudável

As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F31, F32 e F33) estão envolvidas em um projeto de pesquisa e conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável para alcançar uma vida longa e saudável. Coordenadas pelas professoras Eliana Barbosa de Almeida, Jéssica Antunes Dias e Helena Motta, as atividades incluem trabalhos em grupo, pesquisas individuais e rodas de conversa.

 

Para enriquecer os estudos dos alunos, a turma recebeu a visita do nutricionista e professor Fábio Lacerda, especializado em alimentação saudável. Lacerda compartilhou seu conhecimento e experiência com os estudantes, proporcionando um aprendizado prático e inspirador.

 

O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação equilibrada e nutritiva desde a infância, visando a promoção da saúde e prevenção de doenças. Os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre os diferentes grupos de alimentos, seus benefícios para o organismo e como fazer escolhas saudáveis ​​no dia a dia.

 

A atividade integrou o trabalho trimestral das turmas e está relacionado ao tema geral da Feira do Conhecimento, que é “Hábitos e biotecnologia para uma vida longa e saudável”.

 

Para saber mais sobre o Ensino Fundamental I, acesse o link aqui.

Leia Mais
...
19 de abril de 2024

Alunos do 3º ano do EF I se dedicam ao estudo da alimentação saudável

Alunos do 8º ano participam de palestra com ex-aluna para projeto sobre circo

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F81 e F82) do Curso G9 tiveram a oportunidade de receber uma visita muito especial na quarta-feira, 30 de março. Fernanda Jannuzzelli Duarte, ex-aluna do colégio, bacharel e mestra em Artes Cênicas pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) compartilhou sua experiência no mundo circense com as turmas.

 

Fernanda é conhecida por sua atuação como atriz, palhaça e gestora da Damião e Cia, um grupo de teatro de Campinas (SP). Além disso, ela também foi integrante do Circo de Teatro Tubinho. Com um vasto conhecimento na área de artes cênicas, ela foi convidada pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade para conversar com os alunos. A atividade integra o projeto interdisciplinar das turmas, que envolve as disciplinas de Arte e Educação Física.

 

Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas relevantes sobre o circo e trocar ideias com Fernanda. Ela respondeu a diversas dúvidas e curiosidades levantadas pelos estudantes, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos participantes.

 

“Essa iniciativa proporcionou aos alunos uma experiência única de aprendizado, permitindo a eles explorarem diferentes formas de expressão artística e entenderem a importância do circo como forma de entretenimento e arte”, explicou André Oliveira.

 

De acordo com o professor, a culminância do projeto será uma apresentação para os alunos do Ensino Fundamental I, em data a ser agendada. No ano passado, a apresentação teve números de mágica, esquetes, palhaços e muito mais.

Leia Mais
...
04 de abril de 2024

Alunos do 8º ano participam de palestra com ex-aluna para projeto sobre circo

Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal

Assim como a arte rupestre, presente em vários formatos (pintura, escultura etc.), também existe a pintura corporal nas manifestações do ser humano pré-histórico. A isso, dá-se o nome de pintura de Padronagem Corporal.

 

Alguns povos indígenas brasileiros, ainda hoje utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado às diferentes esferas da vida comunitária e cultural de sua sociedade. Para cada evento, há uma pintura específica: luta, nascimento, caça, casamento e morte.

 

As tintas, geralmente, são produzidas com pigmentos naturais extraídos de folhas e frutos, como urucum, jenipapo ou babaçu.

 

Foi nesse contexto que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) criaram suas próprias padronagens e deram um significado a elas. Depois, utilizando tinta corporal, cada aluno teve que reproduzir o mesmo padrão no braço.

 

A atividade foi realizada durante aula da disciplina de Arte, com o professor André Felipe de Oliveira Andrade . “A atividade de pintura corporal foi realizada com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência de expressão artística ligada às diferentes culturas. Por meio dessa atividade, os alunos puderam aprender sobre a importância da pintura corporal nesses povos, assim como explorar sua própria criatividade na criação de padronagens e significados. Além disso, a atividade permitiu às turmas se envolverem de forma prática e sensorial na disciplina de Arte”, explicou.

Leia Mais
...
28 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal

Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II aprenderam, durante as aulas de Arte, sobre os diferentes materiais e técnicas utilizadas na criação de esculturas. O material, trabalhado pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, integra o capítulo 2 da plataforma Geekie One.

 

Os alunos descobriram que qualquer material pode ser usado como suporte para a escultura, e que a escolha desse material é fundamental para determinar a técnica e as ferramentas a serem utilizadas.

 

Neste contexto, eles foram apresentados às esculturas bidimensionais, tanto de alto como baixo relevo. Aprenderam que nem todas as esculturas são tridimensionais, e passaram a explorar essa forma de arte em suas aulas.

 

Após adquirirem conhecimento e discutirem sobre o assunto, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e criar suas próprias esculturas bidimensionais utilizando materiais não convencionais que encontraram em casa e na escola.

 

“Com uma folha em mãos e utilizando toda a criatividade, os alunos utilizaram a técnica de Assemblagem, ou colagem, para criar suas obras de arte. Essa experiência prática permitiu que eles explorem diferentes possibilidades e estimula a criatividade e o pensamento fora da caixa”, explicou o professor. 

Leia Mais
...
20 de março de 2024

Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula

Você sabia que a arte está presente no mundo há muito tempo? Essa foi a pergunta norteadora do primeiro capítulo da Geekie na disciplina de Arte para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62). Foi a partir dela que o professor André Felipe de Oliveira Andrade despertou a curiosidade da turma para o tema.

 

O professor explicou que, desde cedo, a humanidade tem necessidade de se expressar, isso antes mesmo de a escrita ser inventada. A arte produzida na pré-história é chamada de Arte Rupestre e é encontrada em vários lugares do mundo em períodos diferentes.

 

Durante a aula, o professor André explicou que os desenhos nas paredes das cavernas eram utilizados para representar a vida cotidiana, cenas de caça, plantas e animais. Era uma forma de transmitir conhecimento, registrar acontecimentos e perpetuar a cultura daquele tempo.

 

“Nessa atividade em sala de aula, utilizamos alguns materiais mais aprimorados, mas nossa intenção é semelhante: utilizar alguns ingredientes naturais (temperos e água) para produzirmos nossas próprias tintas e, depois, finalizar com uma pintura, tendo como inspiração, a pintura Rupestre”, explicou.

 

Os alunos ficaram empolgados com a proposta e se dedicaram a criar suas tintas e pinturas rupestres. Eles aprenderam sobre a importância da arte na comunicação e na preservação da história, assim como os nossos ancestrais pré-históricos.

Leia Mais
...
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula

Alunos do 8º ano fazem apresentação circense “Cartola do André”

Uma tarde de pura diversão: assim foi a apresentação do circo “Cartola do André”, um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II , para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

 

“O circo Cartola do André é um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos 8º ano. Durante o segundo trimestre, as turmas estudaram sobre as manifestações artísticas circenses que aconteceram em muitos países, como Índia, Egito, China e Itália, sendo o Circus Maximus, em Roma, uma das origens mais conhecidas”, explicou o professor de Arte, André Felipe de Oliveira Andrade.

 

De acordo com o professor, os alunos aceitaram a proposta desde o início. “No começo, tiveram dificuldade em encontrar as habilidades para a montagem dos números do circo, porém, cada um correu atrás do seu talento, muitos ensaios aconteceram e, com sucesso, o “circo Cartola do André”, foi apresentado com excelência”, disse.

 

HISTÓRIA

O Circus Maximus era um local destinado ao lazer e entretenimento do povo romano, aconteciam espetáculos de palhaços, malabares, contorcionistas,  engolidores de fogo, além de apresentações de eventos de jogos e corridas de cavalos.

 

Em sua origem, o circo estabelecia sua apresentação em um lugar fixo. Mais tarde, surgiram as companhias circenses, que se deslocavam de uma cidade para outra com espetáculos itinerantes.

 

“No  século XVIII, o circo passa a apresentar uma estrutura em um picadeiro circular. No Brasil, esse estilo de circo geralmente é administrado por famílias e passado de geração a geração. Já o circo contemporâneo ou novo circo é caracterizado por grandes espetáculos ou shows”, destacou.

Leia Mais
...
07 de dezembro de 2023

Alunos do 8º ano fazem apresentação circense “Cartola do André”

Projeto Lojinhas ensina matemática financeira de forma lúdica aos alunos do 6º ano

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) apresentaram aos pais e professores o resultado do Projeto Lojinhas, desenvolvido na disciplina de Matemática, com o professor Vicente Carlos Martins.

 

Vinculado ao projeto, também teve a exposição de um álbum de fotografias, que foi trabalhado nas disciplinas de Arte, Geografia, História,  Inglês e Literatura.

 

O Projeto Lojinhas foi retomado este ano no 1º trimestre. Nas aulas de Matemática, os alunos usaram de muita criatividade e negociação para a criação de suas Lojinhas e nelas simularam as negociações de compra e venda, contextualizando assim, todo o conteúdo que era ensinado em sala de aula.

 

“Isso tornou mais fácil a familiaridade com os termos da matemática financeira, como porcentagem, modalidades de vendas, preços de custo e de venda, descontos e juros. As Lojinhas propiciaram várias habilidades como o uso das planilhas Google que envolvem programação de fórmulas, o uso da calculadora em sala de aula e a mais importante delas, o trabalho em equipe”, explicou o professor Vicente Carlos Martins.

 

ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS

A construção de um álbum de fotografias também foi vinculado a esse projeto. Esse álbum foi trabalhado nas disciplinas de Arte, Geografia, História,  Inglês e Literatura, concomitantemente, com a obra “Os meninos morenos” de Ziraldo. 

 

Os alunos resgataram através de fotografias e relatos momentos inesquecíveis que fizeram parte da vida de cada um. Assim, o álbum transformou-se em um livro de memórias trazendo um pouquinho da história, da família e dos afetos que se constroem, dia após dia, ao longo da vida. Os pais dos alunos tiveram a oportunidade de comprá-lo no encerramento do projeto.

Leia Mais
...
30 de novembro de 2023

Projeto Lojinhas ensina matemática financeira de forma lúdica aos alunos do 6º ano

Alunos do 8º visitam empresa Água Serra da Mantiqueira

Alunos do 8º ano  do Ensino Fundamental II visitaram, em 1º de novembro, a empresa Água Serra da Mantiqueira no município de Delfim Moreira. A atividade é um desdobramento do que as turmas estudaram na disciplina de Geografia, com o professor Clóvis José Fernandes.

 

O grupo foi acompanhado pela coordenadora pedagógica do segmento, Andrea Rodrigues Fortes Ribeiro, e pelo professor Marcelo Calderaro.

 

“O objetivo do estudo é analisar a importância dos recursos hídricos, discutindo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água”, explicou Clóvis Fernandes.

 

Durante a visita, os alunos conheceram o laboratório de análise, o sistema de engarrafamento, o armazenamento e como é feita a distribuição da água. Receberam também orientações sobre as certificações e autorizações necessárias para que a empresa funcione.

Leia Mais
...
06 de novembro de 2023

Alunos do 8º visitam empresa Água Serra da Mantiqueira

Alunos do 7º ano conversam com jornalista do Estadão sobre sustentabilidade

Ao longo do 3º trimestre, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II estudaram sobre o texto jornalístico nas aulas de redação com a professora Cláudia Fortes. Nessas aulas, aprofundaram o estudo ao lerem quatro reportagens redigidas pela jornalista Paula Ferreira do jornal Estado de S. Paulo (Estadão) sobre a sustentabilidade no meio ambiente, principalmente na Amazônia.

 

Paula Ferreira esteve presente para a cobertura do evento “Cúpula da Amazônia”, ocorrido em agosto deste ano, no Pará. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de conhecê-la através de uma entrevista online  para enriquecer essa aprendizagem.

 

“Como jornalista, me senti muito orgulhosa de poder conversar com estudantes tão preocupados com a realidade do Brasil e com questionamentos tão pertinentes. Tenho certeza de que aprendemos muito uns com os outros durante a atividade e fico feliz por ter mostrado um pouco da importância do acesso à informação para a construção de uma sociedade mais justa”, disse Paula Ferreira

 

Quem é a jornalista Paula Ferreira?

Paula Ferreira nasceu em Cachoeira Paulista (SP), entretanto tem um laço afetivo com Itajubá, pois seus avós paternos são itajubenses e seu pai também nasceu nessa cidade.

 

É jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faz nove anos que ela trabalha nessa profissão. Seu primeiro estágio foi na Rede Bandeirantes, depois passou a trabalhar no jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Em 2015, fez uma série nesse jornal sobre “Escolas buscam formas de educar em meio a cotidiano de violência”, em que ganhou o Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, também conhecido como Prêmio Esso, na categoria Educação. Esse Prêmio é a mais importante distinção conferida a profissionais de imprensa no Brasil. Hoje, trabalha para o jornal Estado de S. Paulo, em Brasília, fazendo matérias sobre política pública.

 

Recentemente, esteve no evento Cúpula da Amazônia 2023, em que teve a oportunidade de fazer várias reportagens sobre a vida dos ribeirinhos dessa região. Entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano, estará em Dubai, nos Emirados Árabes, para a Conferência das Nações Unidas (COP 28) sobre as mudanças climáticas.

Leia Mais
...
27 de outubro de 2023

Alunos do 7º ano conversam com jornalista do Estadão sobre sustentabilidade

Turmas do 7º ano aprendem conceitos sobre balé nas aulas de Arte

As turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F71 e F72), nas aulas de Arte, no começo do 3º trimestre, iniciaram o estudo da linguagem artística que a humanidade utiliza desde os tempos remotos: a dança.

 

“Dentro dessa linguagem existem várias possibilidades de estudo, como o balé. Os alunos tiveram que preparar aulas invertidas e puderam aplicar seus conhecimentos sobre o assunto para seus colegas, e juntos fazerem uma troca de aprendizagens”, explica o professor André Felipe de Oliveira Andrade.

 

De acordo com o professor, uma das coisas que mais impressionou os alunos foi que o balé clássico, inicialmente, era dançado por homens, que interpretavam os papéis masculinos e também os femininos. Apenas a partir do século XVII as mulheres ganharam espaço e destaque nos espetáculos desse tipo de dança.

 

Durante as aulas, os alunos puderam conhecer e praticar as cinco posições dos pés, que se tornaram as regras básicas de todo o aprendizado da dança clássica, criadas por Pierre Beauchamp.

 

“O conhecimento sobre o balé clássico não parou por aí, podemos aprender também sobre os aspectos do desenvolvimento do balé, o contexto histórico do seu surgimento, diversas características e a estética propagada por essa arte”, disse.  “Os aluno se empenharam em tudo o que foi proposto, confiram as atividades práticas que os alunos realizaram em sala”, completou.

Leia Mais
...
05 de outubro de 2023

Turmas do 7º ano aprendem conceitos sobre balé nas aulas de Arte

Alunos do Curso G9 vencem 2 categorias e conquistam 13 medalhas em Torneio de Xadrez

Atletas do Curso G9 venceram duas categorias e conquistaram outras 11 medalhas na última etapa do Torneio Interescolar 2023, realizada no Colégio Anglo, em 30/09. Giovanna Almeida Magalhães venceu Categoria B – Feminino e Laura Zambrana Lúcio, a venceu Categoria B – Feminino.

 

O Torneio Interescolar é uma parceria inédita entre as escolas Curso G9, Empreender, Colégio Sagrado Coração de Jesus (CCSJ) e XIX de Março. O evento é organizado pela Genius – Academia de Xadrez, com apoio dos quatro colégios.

 

Saiba como foram as etapas no Curso G9, Colégio Empreender e Colégio XIX de Março.

 

Confira a classificação dos alunos do Curso G9:

 

CATEGORIA A – MASCULINO

2º: Iago Alkmin dos Santos

3º: Murilo Gabriel Toledo Dias

9º: Davi Antonio Silva

 

CATEGORIA B – FEMININO

1º: Giovanna Almeida Magalhães

2º: Luísa Aimi Paiva Seguchi

3º: Júlia Neves de Araújo

4º: Alice Grimm de Faria Favale

 

CATEGORIA B – MASCULINO

5º: Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha

6º: Diogo Zambrana Lúcio

7º: Gustavo Raposo Tiengo

8º: Rafael Vinícius Toledo Dias

 

CATEGORIA C - FEMININO

1º: Laura Zambrana Lúcio

5º: Ana Julia Matos Fernandes

7º: Catarina Germiniani Aguiar

9º: Letícia Rodrigues Faria

 

CATEGORIA C – MASCULINO

3º: Davi Brito Riera

5º: Gabriel Grimm de Faria Favale

10º: Nícolas Oliveira Tredicci

Leia Mais
...
04 de outubro de 2023

Alunos do Curso G9 vencem 2 categorias e conquistam 13 medalhas em Torneio de Xadrez

TOPO