Loader Image

NOTÍCIAS

Reunião com alunos mostra facilidades com a Geekie One

Novos desafios e oportunidades aos alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular. A partir de 2021, o principal material utilizado pelos segmentos será o Geekie One, plataforma digital da empresa Geekie, parceira do Curso G9. A novidade foi tema de encontros virtuais, no início de novembro, com o consultor Acainã Azevedo, responsável pela implantação da plataforma no colégio.

 

“A plataforma veio somar ao nosso projeto pedagógico e facilitar o nosso trabalho. Na prática, professores e alunos assumem o protagonismo no processo de aprendizagem, graças ao dinamismo que ela proporciona”, explicou o diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano.

 

De acordo com o diretor, esses encontros foram importantes para mostrar aos alunos as vantagens e facilidades da Geekie One. A plataforma foi adotada este ano desde a suspensão das aulas presenciais, em março. Também estão sendo realizadas reuniões com os pais de cada segmento para falar sobre as mudanças que virão no ano letivo de 2021.

 

Durante os encontros virtuais, realizados por uma das ferramentas da Google for Education, os alunos se mostram satisfeitos com a Geekie One. “A forma como o conteúdo é apresentado na plataforma é perfeito porque permite compreender a matéria sem ter que ler muitas”, disse Mariana Bressan Pizarro, aluna da 2ª série (Turma M21). “Gostei muito da plataforma porque consegui concentrar meus estudos: exercícios, fórmulas e tarefas tudo num lugar só”, completou Vinicius Ferreira dos Santos, da Turma M22.

 

A plataforma também foi apresentada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I que, no próximo ano, estarão no 6º ano do Ensino Fundamental II – que adotará o material da Geekie One. Os alunos do Fundamental II também usarão os materiais da Oxford University Press (Inglês) e da Moderna (Espanhol).

 

GEEKIE ONE

O material da Geekie One reúne mais de 2.500 capítulos centrais ao dia a dia da escola, que podem ser trabalhados de acordo com o planejamento feito pelo professor. Aliado das aulas, em formato mais dinâmico e interativo, o universo digital amplia as possibilidades de aprendizagem por meio de vídeos, imagens, links e animações, além de permitir atualizações e customizações que aproximam o conteúdo da realidade da classe.

 

O acesso à plataforma pode ser feito por dispositivos móveis, mas o Curso G9 irá disponibilizar Chromebook a todos os alunos e professores. “Os Chromebook, outra importante ferramenta para o ensino, serão entregues aos alunos em forma de comodato”, destacou Giovanni Floriano.

 

 

Leia Mais
...
20 de novembro de 2020

Reunião com alunos mostra facilidades com a Geekie One

Alunos do 6º ano apresentam seus pets em aula de Língua Portuguesa

Um momento divertido e cheio de boas surpresas na aula de Língua Portuguesa das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II do Curso G9: cada aluno pode apresentar, durante encontro virtual, o seu animal de estimação e os cuidados que ele requer no dia a dia.

 

“Trabalhamos vários conceitos com as turmas, como responsabilidade e cuidados com os animais e a natureza, em uma conversa bem agradável e descontraída. Todos, sem exceção, se mostraram curiosos e atentos à exposição de cada colega”, explica a professora Cláudia Ribeiro Fortes de Souza.

 

Para dar continuidade sobre esse assunto, prossegue a professora, os alunos irão produzir uma história em quadrinhos “sobre o amor que todos devem ter pelos animais”. “É uma maneira lúdica de trabalhar o conteúdo, em especial, neste momento de aulas remotas”, completa.

 

Durante a aula, que aconteceu por meio de uma plataforma do Google for Education, houve um verdadeiro “desfile de fofuras”: cachorros, gatos, calopsitas, hamsters, papagaio e até um peixinho foram apresentados às turmas.

Leia Mais
...
16 de novembro de 2020

Alunos do 6º ano apresentam seus pets em aula de Língua Portuguesa

Alunos organizam 1ª edição virtual do Show de Talentos

Alunos do Ensino Fundamental I enfrentaram um desafio a mais na 10ª edição do Show de Talentos, organizado pelas turmas do 5º ano, com apoio da coordenação pedagógica e das professoras do segmento. Neste ano, pela primeira vez, toda a atividade foi realizada de maneira remota, em função do necessário isolamento social para combater a Covid-19.

 

“Nossa primeira edição virtual foi surpreendente. Pudemos prestigiar os mais diversos talentos de nossas crianças e nos encantar. Vimos, ainda, o quanto as próprias crianças valorizam os talentos de seus colegas e a importância dessa valorização”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental I, professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho.

 

Para Nilceia, os alunos do 5º ano se empenharam na organização, ajudaram os participantes e deram um verdadeiro show de cooperação. “Ficamos felizes e muito satisfeitos com o resultado”, ressaltou. A atividade foi realizada, em 30 de outubro, por meio de uma ferramenta do Google for Education.

 

A organização da atividade contou com apoio das professoras Ana Cláudia Moreira Costa, Débora Duarte da Fonseca, Tamara Moraes Amorim Santos e da assistente pedagógica, Juliana Aparecida de Oliveira Alkmin.

 

SHOW DE TALENTOS

Como é uma atividade realizada pelos próprios alunos, eles se dividem em grupos para organizar o evento, de acordo com as aptidões e habilidades de cada um. Dentre as responsabilidades, os alunos devem definir as modalidades que serão apresentadas, divulgar o evento, recolher as fichas de inscrição, arrecadar fundos para compra das medalhas e organizar as apresentações.

 

A primeira edição virtual trouxe duas novas modalidades: Tik Tok e “Outras", em que os alunos apresentaram vídeos de surf, maquiagem, yoga e ginástica.

 

“Achei muito legal esse Show de Talentos virtual. Gravar o vídeo foi engraçado, e minha mãe me ajudou muito. Na hora da minha apresentação, eu fiquei com vergonha, mas aí eu desliguei a câmera. Mas, quando vi todo mundo me aplaudindo, fiquei feliz, a vergonha passou”, disse a aluna Ana Clara Rodrigues da Silva, do 3º ano (Turma F32).

 

Priscilla Gabrielly de Oliveira, do 5º ano (Turma F52), acredita que a atividade foi “bem legal”. “Foram muitas ideias boas, muita apresentação interessante. Como foi nossa primeira experiência virtual, aconteceram alguns errinhos, mas, no final, tudo foi muito bom”, destacou.

 

AULAS REMOTAS

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

 

Leia Mais
...
11 de novembro de 2020

Alunos organizam 1ª edição virtual do Show de Talentos

Turmas do 3º ano do EF I pesquisam alimentação saudável

Uma conversa franca e aberta sobre a produção, transporte e consumo de alimentos orgânicos em Itajubá e no Brasil. Essa foi a tônica de dois encontros virtuais dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 com os nutricionistas Fábio Lacerda e Michele Cesário.

 

As atividades integram as pesquisas das turma F31 e F32 para a Feira do Conhecimento, que tem como tema central “Saúde Vegetal no Mar e na Terra” – a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

O subtema do 3º ano é “Alimentação Saudável e Sustentável” (confira abaixo os subtemas do Fundamental I). Os trabalhos são coordenados pelas professoras Maria de Lourdes Siqueira de Almeida e Helena Motta.

 

As palestras foram realizadas para sanar as dúvidas que os alunos apresentaram durante as pesquisas, tais como: Por que as plantas são tão importantes para a nossa saúde?; Quais os cuidados com as plantas para elas viverem mais?; O que fazer quando sabemos que o alimento tem agrotóxico?; No mundo atual, com tantas variedades e coisas gostosas, é possível se alimentar apenas com produtos orgânicos? O encontro com Fábio Lacerda aconteceu em 10 de setembro e com Michele Cesário, em 2 de outubro.

 

FITOSSANIDADE

Também os alunos do 1º ano, turmas F11 e F12, estão participando de palestras para aprender mais sobre o subtema, que é “O que aconteceria se as abelhas acabassem?”. Uma das palestras virtuais foi com o zootecnista Afonso Aurélio Carvalho Peres, professor do curso de Engenharia de Agronegócio da Universidade Federal Fluminense.

 

O 5º ano, turmas F51 e F52, contaram com a presença do professor Rangel Willians Batista que contribuiu para o aprofundamento da pesquisa sobre o desperdício em nossa alimentação. Os alunos adoraram a presença e ele acabou voltando para mais um encontro. Contaram também com a presença do professor Giovanni, um dos coordenadores da feira, para sua apreciação e contribuição ao estudo que está sendo realizado.

 

Os alunos do Ensino Fundamental II e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio estão na fase final dos trabalhos e já passaram pela banca de avaliação, formada por professores, coordenação e direção do Curso G9. Já o subtema das turmas da Educação Infantil é “Brincar, plantar e se alimentar”.

 

SUBTEMAS DO EF I

1° ano: O que aconteceria se as abelhas acabassem?2° ano: Do que as plantas precisam para viver?3° ano: Alimentação saudável e sustentável.4° ano: Meu pé de feijão: nutrientes para quem comem e para a terra que é semeada5° ano: Desperte para o desperdício.

Leia Mais
...
30 de outubro de 2020

Turmas do 3º ano do EF I pesquisam alimentação saudável

Turmas trabalham oralidade e escrita com memórias da infância

Vasculhar a memória, sozinhos ou em conversa com pais e avós, para lembrar uma história engraçada ou que, de alguma forma, trouxe um aprendizado e marcou a infância. Essa foi a proposta trabalhada com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II do Curso G9, na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Silvânia Maria Pereira Ribeiro.

 

“O objetivo dessa atividade foi lembrar o Dia das Crianças e o quanto eles devem ser gratos pela infância que as famílias lhes proporcionaram”, explica a professora. “Também foi o momento de a observação da linguagem falada ao se desenvolver as histórias em aula, e a linguagem escrita, ao se analisar as regras para escrita do relato de experiência vivida”, completa.

 

De acordo com a professora, foram muitos relatos interessantes, muitas risadas e um momento de troca de impressões e vivência dos alunos. A atividade foi realizada, em 16 de outubro, por meio da plataforma Meet. O Ensino Fundamental II, como os demais segmentos, utiliza recursos do Google for Education e Geekie One neste momento de aulas remotas.

 

A Semana da Criança no Curso G9 teve “Drive Thru da Saudade”, momento para rever e matar a saudade entre professores e alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I; ação solidária, com doação de brinquedos a duas instituições que atendem crianças em vulnerabilidade social; apresentação das palhaças Begônia e Brigite; e vídeo dos alunos da Oficina de Teatro e Dança.

Leia Mais
...
28 de outubro de 2020

Turmas trabalham oralidade e escrita com memórias da infância

Turmas do 3º ano têm encontro virtual com escritor André Neves

Pensa no prazer e na alegria em conversar com o autor do livro que você está lendo. Sem dúvida, oportunidade única para falar e perguntar sobre os personagens, a inspiração para a obra e os novos projetos. Foi assim a conversa virtual dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 com o escritor André Neves.

 

As turmas estão trabalhando o livro “A caligrafia de Dona Sofia” dentro do Projeto de Leitura e Produção de Texto desenvolvido pelas professoras Lourdes Siqueira Almeida e Helena Motta. “É sempre muito bom poder conversar com os leitores, em especial, as crianças”, disse André Neves. Ele fez questão de dizer que escreve “livros para a infância” e não para crianças. Isso porque, no seu entender, a definição inclui os adultos que “gostam de revisitar a infância”.

 

Durante o bate-papo virtual, foram muitas as perguntas dos alunos, que queriam saber detalhes que não estão na obra, como se a Dona Sofia e o carteiro Ananias existem de fato. “São personagens, portanto, não existem, mas foram inspirados livremente em pessoas que conheço”, contou o autor, que conversou com as turmas em 23 de outubro.

 

André Neves aproveitou para adiantar que está trabalhando em uma nova edição do livro, com outras ilustrações, “texto mais poético” e inclusão de novos poemas na obra. Serão contemplados em torno de 100 autores nacionais, inclusive, de novos escritores. A edição deverá sair em 2021.

 

Atividades

O encontro virtual com André Neves foi mais uma das atividades das turmas no desenvolvimento do Projeto que tem por objetivo a formação do leitor e escritor literário. Eles também tiveram aulas com a professora Maria Aparecida Fernandes, diretora pedagógica do Curso G9, que falou sobre Fernando Pessoa e sua obra.

 

No início do mês, os alunos das turmas do 3º ano também “receberam” a visita especial de Dona Sofia, personagem principal da obra, ganharam um mimo e cartões personalizados por ela. Seu Ananias, o carteiro dessa história, também visitou a casa de cada aluno para entrega de uma encomenda. 

Leia Mais
...
26 de outubro de 2020

Turmas do 3º ano têm encontro virtual com escritor André Neves

Comemorações e ação solidária marcam a Semana da Criança

O “Drive Thru da Saudade”, momento para rever e matar a saudade entre professores e alunos, marcou as comemorações do Dia das Crianças e o Dia do Professor do Curso G9, comemorados em 12 e 15 de outubro, respectivamente. A atividade foi realizada pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I (EF I). Também o Ensino Fundamental II (EF II) e o Ensino Médio realizaram ações virtuais para marcar as datas.

 

“Foi uma semana intensa e emocionante, com muitas atividades lúdicas em sala de aula, embora de maneira remota”, disse a coordenadora pedagógica do EF I, professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira. “O reencontro com os alunos, no drive thru, foi emocionante para todos. Acredito que toda a comunidade escolar saiu mais revigorada desse momento acolhedor e único”, completou a coordenadora da Educação Infantil, professora Jéssica Antunes Dias.

 

Jéssica Dias disse que foram realizadas várias atividades, ao longo da semana, durante as aulas síncronas. “Foram atividades tradicionais que eles adoram e que sempre realizamos presencialmente, como Cinema, Karaokê, Dia da Fantasia, Pinturas e muitas outras, lúdicas e divertidas”, disse.

 

O drive thru também teve uma caráter solidário: os alunos puderam fazer outra criança feliz doando um brinquedo novo ou usado, em boas condições. “Parte dessas doações foi destinada à creche CMEI Irmã Maria Auxiliadora e, a outra, às crianças das famílias cadastradas na ONG Ponte do Amor”, explicou Nilceia Ribeiro, explicou Nilceia Ribeiro.

 

BEGÔNIA & BRIGITE

Outra atividade que agradou a todos foi a apresentação virtual das palhaças Brigite e Begônia, da Damião e Cia de Teatro, de Campinas. Com muito humor, levaram alegria e animação aos alunos de todos os segmentos, em apresentações virtuais.

 

“Todos, alunos e professores, foram surpreendidos com as apresentações, realizadas ao final das aulas. Isso tornou a semana mais leve”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira.

 

Ela disse ainda que os professores receberam muitos mimos ao longo da semana, das famílias e alunos, desde cartões virtuais, presentes entregues na escola e vídeos com depoimentos dos alunos. Todas as turmas prepararam uma homenagem aos professores, com depoimentos singelos de gratidão e apresentações artísticas. Um dos vídeos, denominado Caminho Certo, foi realizado pelo Grupo de Dança do Curso G9. Veja aqui.

 

“Nossos alunos reconhecem o trabalho desenvolvido pelos professores, que se reinventam a cada instante para manter as aulas em plataformas digitais”, disse Estela Oliveira.

 

A coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza, também destacou o trabalho feito pelos alunos para homenagear os professores. “Foram mensagens muito carinhosas e gratificantes, todos se emocionaram porque, desta vez, nossos alunos ousaram e realizaram vídeos para cada professor para cada homenageá-los”, ressaltou.

 

SHOW DE TALENTOS

Nilceia Ribeiro lembrou que o Ensino Fundamental I ainda terá uma atividade para fechar a comemoração pelo Dia das Crianças. Trata-se do tradicional Show de Talentos, que está em sua décima edição, coordenado pelos alunos do 5º ano.

 

Neste ano, o evento será adaptado para as plataformas digitais: os alunos do 1º ao 5º apresentarão, através da gravação de vídeos, seus talentos nas modalidades Canto, Dança, Mágica, Instrumento, Declamação de Poema ou outro. A apresentação acontecerá dia 30 de outubro, no período da tarde.

Leia Mais
...
22 de outubro de 2020

Comemorações e ação solidária marcam a Semana da Criança

Pesquisas do Fundamental II são avaliadas por banca da Feira 2020

Alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II do Curso G9 deram um importante passo para a conclusão dos trabalhos para a Feira do Conhecimento 2020, que tem como tema geral “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”. Eles apresentam as pesquisa à Banca de Avaliação, formada por professores, coordenação pedagógica e direção do colégio.

 

Os trabalhos foram apresentados de forma remota, por uma das plataformas da Google for Education, usadas pelo colégio desde o início das aulas remotas. O tema da Feira do Conhecimento do Curso G9 está em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

Para a coordenadora pedagógica do segmento, professora Estela Maria de Oliveira, os trabalhos estão muito bons. “O importante desse processo é que os alunos nos contaram o que aprenderam, cada um à sua maneira. Muitos venceram o nervosismo, tão comum nessa idade, em especial, potencializado por nesse ambiente virtual”, explica.

 

A diretora pedagógica do Curso G9, Maria Aparecida Fernandes, lembrou que é a primeira vez que os alunos do 6º ano passam pela banca de avaliação da Feira. “Os trabalhos estão muito bons e mostra que houve esforço e dedicação de todos para pesquisar e aprender, mesmo em um ambiente virtual”, ressalta.

 

Também as turmas do Ensino Médio já apresentaram as pesquisas à Banca de Avaliação, entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro.

 

FITOSSANIDADE

“Fizemos várias pesquisas, anotações e, mesmo na pandemia, não paramos de estudar sobre o assunto”, conta a aluna do 8º ano (Turma F81), Maria Eduarda Mota Oliveira. “Desde o começo, ainda em aulas presenciais, fizemos fichas para organizar o trabalho de nossa equipe. Seguimos o método com as aulas virtuais, o que deu muito certo. Agora, os comentários da banca trazem um aprendizado muito grande para nós”, destaca Clara Mouallem, aluna do 8º ano (Turma F82).

 

Para o professor Glauber Luz, os alunos e professores “estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido até agora. “As pesquisa estão bem aprofundadas, mas são necessários alguns ajustes técnicos em conceitos e fórmulas, o que é natural neste momento do trabalho”, ressalta ele, que participou da banca dos 8º anos.

 

“Os alunos deram um show de interdisciplinaridade. Mostraram diferentes pontos de vistas diante das hipóteses levantadas. Gostei muito como concluíram, pois deixaram aos ouvintes a decisão sobre o que levar em conta quando decidir sobre sua própria alimentação. Promoveram a conscientização de forma linda”, diz a professora de Ciências do 6º ano, Camila Aparecida dos S. Pereira, que participou da banca das equipes do 9º ano.

 

AULAS REMOTAS

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início do necessário isolamento social. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

SUBTEMAS DA FEIRA | ENSINO FUNDAMENTAL II

6º Ano – Turma F61

Plantando com Ciência e Tecnologia: agricultura 4.0

 

6º Ano – Turma F62

O controle biológico: uma estratégia para manutenção da biodiversidade

 

7º Ano – Turma

Biodiversidade do solo brasileiro: manuseio sem prejuízo

 

7º Ano – Turma F72

Fitopatologia: A interferência das doenças das plantas na cadeia alimentar

 

8º Ano – Turmas F81 e F82

Influências das consequências do Aquecimento Global no contexto da Fitossanidade

 

9º Ano – Turma F91

Manipulação genética: O que temos e o que queremos?

 

9º Ano – Turma F92

Evolução cultural e biomas no Brasil: do conhecimento indígena à atualidade, como o homem se relaciona com a flora?

Leia Mais
...
02 de outubro de 2020

Pesquisas do Fundamental II são avaliadas por banca da Feira 2020

Oficina de Teatro reflete sobre pandemia em vídeo de comédia

Alunos da Oficina de Teatro do Curso G9 tiveram a oportunidade de apresentaram, em 30 de setembro, aos estudantes do Ensino Médio e do Pré-vestibular, vídeo realizado sobre a supervisão do professor Luan Fernandes. A comédia, denominada “Não Toque”, também foi veiculada às turmas do Ensino Fundamental II em 2 de outubro.

 

“Aproveitamos o belo trabalho realizado pela oficina para abrir o projeto ‘Saúde Mental na Pandemia’, composto também por uma roda de conversa sobre essa temática”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza. Ela se refere aos encontros que serão realizados às turmas do segmento, nos dias 1º e 2 de outubro, com mediação do professor Rangel Willians Batista.

 

Para o professor Luan Fernandes, responsável pela Oficina de Teatro e pela finalização do vídeo, a discussão da ideia, do roteiro e da produção envolveu os alunos durante as aulas síncronas (online).  Os encontros virtuais aconteceram por meio do Meet, uma das plataformas da Google for Education, usada pelo colégio desde o início das aulas remotas.

 

“Após três encontros, a história foi performada e cada aluno gravou seus vídeos e me encaminhou para edição e finalização”, explica. “Vale frisar que nem todos os alunos estão em Itajubá e, mesmo assim, conseguiram participar do trabalho – essa é uma das vantagens das ferramentas digitais”, completa.

 

OFICINA DE TEATRO

A Oficina de Teatro é realizada semanalmente, em um trabalho conjunto com a Oficina de Dança. Nela, os alunos são estimulados a compreender essa linguagem para usá-la em trabalhos em sala de aula e nas apresentações de outros projetos institucionais, como Feira do Conhecimento, Gincana e Noite Cultural.

 

No vídeo “Não Toque”, houve a participação de nove alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. São eles: Gabriele dos Santos Ribeiro (Turma F61), Yarah Dias da Silva Lucas (F62), Maria Júlia Monti Bustamante (F71), Mariane Marques Marcondes (F72), Giovanna Faria Totti (F72), Fabiano da Silva Oliveira Junior (F91), Manuela Vilas Bôas e Silva (F92), Ana Beatriz Gonçalves (M11) e Inayá Ahau Tatamiya Medeiros (M22).

 

SINOPSE

A história do gênero comédia, sendo adaptada para um contexto de Teatro Mudo, buscou narrar duas grandes atitudes necessárias ao ser humano. Logo no início, nos deparamos com os personagens compartilhando seus alimentos, mostrando a importância de ser empático, principalmente no momento que estamos vivendo.

 

No decorrer da história, conhecemos uma televisão mágica, que sempre tem em sua tela a mensagem: “Não toque no controle”, porém, todo mundo acaba se mostrando desobediente e teimoso, vindo a tocar no controle, o que leva os personagens a serem presos dentro da TV.

 

Durante toda a peça fica a tentativa de encontrar um coração realmente puro e bondoso capaz de libertar a todos simplesmente por não ceder à tentação de tocar no controle.

 

“A peça, além de sua mensagem principal ser alicerçada nestas duas atitudes importantes – empatia e obediência –, tem uma mensagem mais abrangente, uma crítica a este momento tão virtual que estamos vivendo, em que todos anseiam por ser libertados o mais breve possível, mostrando que acreditar que tudo vai passar é uma atitude que pode transformar essa situação”, destaca Luan Fernandes.

Leia Mais
...
30 de setembro de 2020

Oficina de Teatro reflete sobre pandemia em vídeo de comédia

Curso G9 lidera Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020

O Curso G9 lidera a Categoria Melhor Escola do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020, competição oficial da Federação Mineira de Xadrez, que reúne 69 escolas do Estado. A quinta e penúltima rodada foi realizada em 19 de setembro.

 

“Nossa equipe está focada na competição, tivemos grandes partidas. Acredito que chegaremos bem à final”, explica o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins. A sexta e última etapa será realizada em 24 de outubro. “A grande final, que acontecerá em novembro, reunirá os dez melhores atletas de cada categoria”, completa.

 

Os destaques individuais da equipe do Curso G9 são: André Bernardo Britto, do 3º ano do Ensino Fundamental I, que é líder da Categoria A; e Enzo de Almeida Ramos, do 5º ano, que lidera a Categoria B. Enzo Almeida, mestre nacional pela Confederação Brasileira de Xadrez, também foi campeão da Categoria Sub 14 durante o Campeonato Mineiro de Xadrez Clássico 2020.

 

CIRCUITO MINEIRO

Nesta etapa, a equipe do Curso G9 recebeu o reforço dos seguintes alunos: João Victor de Almeida Santos, Victor Kazuo Mayekawa Makuchin e Gustavo Araujo de Castro, todos do 3º ano Ensino Fundamental I.

 

Participam da equipe, além de Enzo e André, os atletas Giovanna Almeida Magalhães, também mestre nacional em sua categoria, do Jardim II; Isabella Duarte da Fonseca, do 3º ano; Daniel David e Pietra Nobre Moreira Coli, do 5º ano; e Ian Fernandes de Lima e Silva, do 8º ano do Ensino Fundamental II.

 

Leia Mais
...
29 de setembro de 2020

Curso G9 lidera Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020

Turma F32 tem encontro poético em Projeto de Literatura

A poesia e uma boa prosa se encontraram para complementar o trabalho do Projeto de Literatura desenvolvido pela professora Lourdes Siqueira Almeida com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F32). As convidadas especiais foram a diretora pedagógica do Curso G9, Maria Aparecida Fernandes, e a professora aposentada Dona Sofia, personagem central do livro “A caligrafia de Dona Sofia”, do autor André Neves.

 

“Dona Sofia, essa doce senhorinha repleta de sabedoria, e o deslumbramento de seu Ananias pelos poemas e poetas, contagiaram os alunos da Turma F32 de maneira tal que despertou neles a curiosidade e o interesse por grandes poetas, como Fernando Pessoa. Por esse motivo, decidimos convidar a professora Fernandes para um bate-papo com a turma”, explica a professora Lourdinha, como é carinhosamente conhecida pelos alunos.

 

O encontro virtual aconteceu pelo Meet, uma das ferramentas do Google for Education, parceiro do Curso G9 desde o início da suspensão das aulas presenciais para se combater a Covid-19. Durante o bate-papo, a professora Fernandes falou sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, leu e explorou dois poemas: Autopsicografia e Mar Português.

 

“O encontro com os pequenos foi muito gratificante, eles demonstraram muito interesse pela poesia e pelos poetas. É, sem dúvida, o momento da descoberta de grandes autores, como Fernando Pessoa”, diz a diretora pedagógica.

 

Para a professora Lourdinha, a “belíssima narrativa de André Neves apresenta também os muitos poemas levantados pelo autor”. “Além disso, as belas ilustrações têm nos permitido viajar sem limites através da fascinante história dessa professora aposentada que ama, copia, decora sua casa e, mais ainda, distribui poemas pela cidade toda, conquistando amigos, contagiando e enchendo de luz e cores a vida antes tão pacata. Os cartões que ela escreve e decora são entregues à população da cidade pelo carteiro Ananias, que também passou a ler e gostar de poemas através da leitura das poesias escritas nas paredes da casa de Dona Sofia”, completa.

 

Os alunos da Turma F31 também desenvolvem o Projeto de Literatura. Eles “receberam” uma visita especial de Dona Sofia no início do mês, quando ganharam um mimo e cartões personalizados por ela.

Leia Mais
...
26 de setembro de 2020

Turma F32 tem encontro poético em Projeto de Literatura

Visita especial aos alunos durante Projeto de Literatura do EF I

Quem não gosta de ouvir histórias? E ouvir histórias com os colegas de sala, mesmo que virtualmente, todos também gostam. E, quando são contadas por uma senhorinha muito especial, essas histórias são ainda mais encantadoras, certo?

 

Foi isso o que aconteceu com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F31) do Curso G9 que “receberam” uma visita especial de Dona Sofia, uma professora apaixonada pela leitura e pela escrita, principalmente por poemas.

 

Ela participou da aula de língua portuguesa e contou aos alunos um pouquinho da sua vida e de como a leitura é importante. Essa atividade faz parte do Projeto de Literatura, que tem como base o livro “A Caligrafia de Dona Sofia”, do autor André Neves.

 

“Os alunos gostaram muito da surpresa. Foi uma aula diferente, divertida, cheia de brincadeiras e perguntas à Dona Sofia que, inclusive, recebeu convites para voltar”, explicou a coordenadora pedagógica do Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

Depois dessa participação de Dona Sofia, os alunos receberam, em suas casas, uma carta e um poema entregues pelas mãos do “Carteiro, Seu Ananias”, um amigo de D. Sofia que tomou gosto pela leitura e escrita após conversas com  ela.

 

Aulas Remotas

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

Leia Mais
...
10 de setembro de 2020

Visita especial aos alunos durante Projeto de Literatura do EF I

Alunos do EF I participam de palestra sobre abelhas

Um bate-papo descontraído, mas repleto de informações importantes sobre as abelhas e a natureza. Assim foi o encontro virtual, em 28 de agosto, dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 com o zootecnista Afonso Aurélio Carvalho Peres, professor do curso de Engenharia de Agronegócio da Universidade Federal Fluminense.

 

“A floresta é o supermercado das abelhinhas, por isso precisamos cuidar bem do nosso meio ambiente, combatendo as queimadas e o uso de agrotóxicos nas plantações”, disse o zootecnista durante o encontro. Ele fez um panorama geral da vida das abelhas nas colmeias e na natureza e respondeu a inúmeros questionamentos dos alunos.

 

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, a palestra foi muito interessante por agregar informações importantes à pesquisa realizada pelas turmas F11 e F12 para a Feira do Conhecimento 2020 do Curso G9. O subtema das turmas é “Por que as abelhas estão desaparecendo?”.

 

As turmas estão pesquisando assuntos como a importância das abelhas para saúde das plantas; polinização; inimigos e amigos naturais das plantas; as leis brasileiras que protegem as abelhas; o mel, derivados e uso médico; apicultura e o trabalho do apicultor.

 

O tema geral da Feira do Conhecimento é “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”, que está em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

Aulas Remotas

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

Leia Mais
...
03 de setembro de 2020

Alunos do EF I participam de palestra sobre abelhas

Planejamento do Fundamental II se adequa às plataformas digitais

Com o início da pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais, em março deste ano, a equipe pedagógica do Ensino Fundamental II do Curso G9 percebeu que seria necessário mudanças rápidas no planejamento do ano letivo para se adequar à nova realidade e atender às expectativas de aprendizagem no segmento.

 

“Enfrentamos mais esse desafio com muita esperança porque sabíamos do percurso trilhado pelo nosso segmento, das inovações implantadas pelo Ensino Fundamental II na era pré-pandemia, do trabalho e do comprometimento de toda a equipe e de todas as possibilidades de aprendizagem que se abriam aos nossos alunos”, explica a coordenadora pedagógica, Estela Maria de Oliveira.

 

De imediato, o Ensino Fundamental II potencializou o uso de ferramentas do portfólio do colégio, como a Moderna Compartilha, e implantou novas plataformas para melhor atender os alunos e as famílias. São elas: a Geekie One e a Google for Education.

 

Plataformas Digitais

De acordo com a coordenadoria pedagógica, a plataforma educacional da Geekie, aliada ao uso da Google for Education, atendeu à demanda da capacitação dos professores, tanto do uso das tecnologias quanto da metodologia das aulas online. “Houve a organização de três aulas síncronas diárias, no horário regular das aulas do segmento, e aulas assíncronas desenvolvidas no contraturno”, ressalta. As aulas em tempo real acontecem por meio da ferramenta Google Meet.

 

Com as novas plataformas, o Ensino Fundamental II conseguiu garantir também a continuidade dos projetos que funcionam de forma complementar, como as oficinas de Música, o Teatro, a Dança, o Clube de Ciências, a Robótica e as Modalidades Esportivas.

 

O uso das plataformas digitais também permite a qualidade no ensino dos demais segmentos de ensino, como na Educação Infantil e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

Nova Escola

“Tivemos um primeiro semestre de muitas aprendizagens, através do apoio incondicional da escola e do esforço dos professores, alunos e famílias. Os resultados foram bastante positivos em todos os aspectos. Iniciamos o segundo semestre convictos de que nunca mais voltaremos ao mesmo ponto, demos um salto em relação às metodologias de ensino, à visão de aprendizagem e ao uso das tecnologias. Elas jamais substituirão o professor, mas são um poderoso instrumento para ensinar. Rompeu-se o conceito de que o aluno só aprende na escola”, destaca Estela Oliveira.

 

Ela lembra que, neste momento, outros desafios estão ocupando a linha de frente da escola e das famílias: alimentar a motivação dos alunos; fazer provocações que os estimulem a avançar em busca de novos conhecimentos; manter a interação entre o professor e alunos; entender o momento presente e se colocar como agente transformador dessa realidade; a importância dos trabalhos colaborativos; e a ajuda à preservação do hábito de estudo, tão difícil de se adquirir e fácil de se perder. “Isso tudo será uma aprendizagem para a vida inteira”, acredita a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira.

Leia Mais
...
01 de setembro de 2020

Planejamento do Fundamental II se adequa às plataformas digitais

Educação no Ensino Fundamental I em tempos de pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas e atividades pedagógicas presenciais das escolas públicas e particulares do país foram suspensas e, de um momento para outro, todas passaram a vivenciar um contexto de excepcionalidade. Preparar-se para essa nova realidade e adaptar-se a ela exigiu um tempo recorde e a parceria fundamental das famílias.

 

“Logo no início do isolamento social, em março deste ano, o Curso G9 adotou alternativas  tecnológicas com o objetivo de garantir que os alunos não fossem prejudicados, não perdessem o vínculo com a escola e mantivessem preservados o direito à educação”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

De acordo com a coordenadora, por meio da plataforma digital Moderna Compartilha, já em uso na escola, e através da comunicação direta e rápida por aplicativos de mensagens via lista de transmissão, o segmento proporcionou , inicialmente, aos alunos a continuidade e o ritmo dos estudos. “Como já tínhamos a plataforma digital com material didático e ambientes interativos, o desafio foi transpor as propostas realizadas, nesse ambiente, para aulas regulares online”, diz.

 

Google for Education

Com a adesão à plataforma Google for Education, e por meio da ferramenta Google Meet, foi possível realizar aulas em tempo real e dar continuidade ao planejamento proposto. “As aulas síncronas acontecem regularmente, a carga horária é diária e respeita cada faixa etária da escolarização. Os alunos do 1º ano contam com uma grade de horários mais reduzida e, para os do 2º ano em diante, há um aumento gradativo da carga horária. Nessas aulas, os alunos interagem diretamente com os colegas, professores e objetos de estudo. Elas são gravadas e disponibilizadas no Drive do Google, caso o aluno necessite assistir a elas posteriormente.

 

“Há também o contato de professores com alunos pelas mais diferentes vias. São realizados vários momentos síncronos, perguntas e respostas por aplicativos de mensagens e por e-mail. Acontecem, ainda, de forma sistemática, aulas assíncronas de cada componente curricular com propostas de atividades, videoaulas, uso das plataformas, podcasts, montagem Lego e roda de biblioteca”, destaca Nilceia Ribeiro.

 

Planos de Estudo

Atualmente, o ambiente virtual de estudo do Ensino Fundamental I do Curso G9 é o Google Sala de Aula. Ambiente privilegiado que permite postagem e devolução das atividades, comunicação direta e individualizada entre professor e aluno, postagem de recados, planos de estudo e lembretes.

 

No início da semana, é postado no Google Sala de Aula o Plano de Estudo Semanal, no qual constam a intencionalidade educativa, as atividades e recursos para cada componente curricular que será trabalhado ao longo da semana. O plano de estudo tem a função de colaborar para a organização e o planejamento do aluno em casa, servir como fator de motivação e facilitar a execução das aulas tanto nos momentos síncronos quanto nos assíncronos.

 

A avaliação formativa acontece durante todo o processo de ensino e aprendizagem, com retornos e devolutivas dos professores aos alunos, bem como com propostas de acompanhamento complementar, a fim de que os alunos possam se desenvolver.

 

Prática Educativa

“O momento foi oportuno para aplicação de práticas educativas mais ativas e para o desenvolvimento da competência tecnológica, compreensão e uso das tecnologias digitais de informação de maneira significativa, crítica e ética na produção de conhecimento e no exercício e protagonismo do aluno. Oportuno, ainda, para os professores que, desde o início do período de isolamento, recebem formação constante da equipe de Educadores Google e da equipe pedagógica do Curso G9”, diz a coordenadora pedagógica.

 

Uma equipe de profissionais educacionais do Laboratório de Tecnologia e Informação (LTI) do Curso G9, também, está disponível e realiza atendimento individualizado para apoio tecnológico a toda comunidade escolar.

 

Parceria

Nesse cenário, o Curso G9, em parceria com a família, pôde continuar garantindo os direitos de aprendizagem aos alunos, avançando cada vez mais em seu processo de educação remota em todos os segmentos de ensino, como na Educação Infantil , Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

Leia Mais
...
28 de agosto de 2020

Educação no Ensino Fundamental I em tempos de pandemia

Alunos conquistam bronze na olimpíada Canguru de Matemática

Três alunos do Curso G9 conquistaram medalhas de bronze na olimpíada escolar Canguru de Matemática, uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. São eles: George Stefanello Simsen, João Pedro Ribeiro Guedes e João Pedro Tilmann de Souza.

 

Outros seis alunos receberam menção de Honra ao Mérito: Letícia Ribeiro Guedes, Maria Luisa Ribeiro, Yarah Dias da Silva Lucas e Silva, Pedro Ferreira Cardozo, Rafael Neves de Moraes Castro, Thiago Taets e Sales e Yarah Dias da Silva Lucas. As provas da Canguru de Matemática foram realizadas em junho deste ano, de forma online.

 

“Neste período em que estamos confinados, promover desafios como é oferecido pela Canguru é essencial e permite ao aluno desenvolver o raciocínio lógico. A prova não exige conteúdos tradicionais e procura distanciar a ideia da Matemática como algo ruim”, explicou o professor de Matemática, Mateus Bibiano Francisco. “Os alunos se sentiram motivados em participar dessa olimpíada escolar, e os resultados evidenciaram o comprometimento com a proposta”, completou.

 

Nos dias 6 e 7 de agosto, alunos do Ensino Médio e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II do Curso G9 participaram da primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

 

CANGURU

George Stefanello Simsen disputou a competição no Nível E (Ecolier), destinado a alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; João Pedro Ribeiro Guedes no Nível S (Student), para alunos da 3ª série do EM; e João Pedro Tilmann de Souza, no Nível C (Cadet), voltado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II.

 

Os objetivos da Canguru de Matemática, que há 11 anos é realizada no Brasil, são: contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.

 

Leia Mais
...
14 de agosto de 2020

Alunos conquistam bronze na olimpíada Canguru de Matemática

TOPO