Loader Image

NOTÍCIAS

Alunos do PV e do Ensino Médio surpreendem os professores

Uma grata e emocionante surpresa aos professores do Curso G9, resultado de uma atitude louvável dos alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular: na semana pré-feriado de Independência, eles combinaram de assistir às aulas remotas com as câmeras abertas como forma de “matar a saudade”, “estreitar as relações” e “incentivar” o trabalho dos profissionais que, desde o início da quarentena, usam as plataformas digitais da Google for Education e a Geekie One para manter as aulas e atividades pedagógicas.

 

“Foi emocionante para todos porque, nesse processo de educação virtual, o professor quase não vê o aluno. Isso acontece, em especial, por uma questão técnica para não sobrecarregar a plataforma pela quantidade de pessoas na sala”, explicou a coordenadora do segmento de ensino, professora Marcia Gil de Souza. “Os professores se emocionaram, os alunos foram afetuosos, com mensagens de carinho e de valorização das aulas. Foi uma iniciativa maravilhosa, de muita sensibilidade, evidenciando a formação humana que destaca a escola”, completou.

 

Saudade e Carinho

Para a aluna Kailaine Marcondes S. Santos, da 3ª série (Turma M32), “a saudade é imensa, sentimos muita falta dos professores e de toda equipe Curso G9”. “Para muitos de nós, é como se fosse nossa própria família. E hoje, vivemos uma nova realidade, de distanciamento social. Acho que queríamos, ao ligar as câmeras, demonstrar esse sentimento de carinho e nos fazer presentes além da lista virtual de chamada”, destacou.

 

“Decidimos abrir as câmeras durante as aulas online para demonstrar o nosso carinho e proporcionar momentos de alegria aos professores. Acredito que eles gostaram bastante, ficaram leves e sorridentes”, disse o aluno Enzo Serrano Conti, da Turma M32.

 

Atitude Acolhedora

“Foi uma atitude muito bonita e acolhedora, que faz muito bem aos professores. Foi emocionante poder rever os nossos alunos e poder compartilhar esse momento”, ressaltou o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano, professor de Matemática da 3ª série e do Pré-vestibular.

 

Para Kleber Luiz Nogueira, professor de Física do Ensino Médio e do PV, quando se inicia uma aula nesta nova fase da Educação, de pandemia e isolamento, “eu, como professor, já me acostumei a ver somente letras ou imagens aleatórias na identificação dos alunos. Assim sempre bate uma pergunta: será que estão lá?”, contou.

 

“Aí, quando você inicia a aula e começa a ver os alunos, sim, ver os rostos dos seus alunos, o coração do professor se enche de alegria. Uma felicidade tomou conta de mim, e ficou difícil esconder a emoção. Sabe, é uma sensação de quando uma criança ganha uma bala ou algo que queria muito. Fiquei extremamente encantado com atitude e em êxtase de tanta alegria. Essa atitude renovou as minhas forças de professor e mostrou que existe vida detrás da tela do computador. Obrigado, alunos”, afirmou o professor de Física.

 

Aulas Remotas

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

Leia Mais
...
14 de setembro de 2020

Alunos do PV e do Ensino Médio surpreendem os professores

Ensino Médio e PV do Curso G9 adotam plataformas digitais

O Ensino Médio e o Pré-vestibular do Curso G9 se adaptaram rapidamente à nova realidade imposta pela quarentena e, uma semana depois do seu início, retomou as atividades pedagógicas de forma remota. Primeiro, passou a usar as plataformas que já integram o portfólio do colégio e, no passo seguinte, firmou parcerias com a Geekie One e Google for Education.

 

A primeira parceria aconteceu, em 30 de março, com a Geekie One, que integra conteúdo didático à tecnologia com intencionalidade pedagógica, possibilitando um contato virtual entre professores e alunos; a segunda, com a Google for Education, aconteceu em abril.

 

“Essas ferramentas digitais permitem o acompanhamento integral das aulas síncronas, com suporte aos alunos e aos professores, que são capacitados constantemente para o melhor aproveitamento pedagógico das plataformas utilizadas”, explica a coordenadora do Ensino Médio e do Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza.

 

Todos os segmentos de ensino do Curso G9 adotaram plataformas digitais para dar continuidade ao ano letivo de 2020. Confira o trabalho feito pela Educação Infantil.

 

Geekie One

Marcia Gil explica que, na Geekie One, os alunos têm a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem de forma remota, com dinamismo e interação com os professores do Curso G9 em tempo real. Ela destaca outras vantagens da plataforma, como metodologia adequada ao ensino nesse ambiente, flexibilidade, interface amigável e possibilidade de acompanhamento dos pais e da escola junto aos estudos, produções e resultados dos estudantes.

 

“Os dados que nos são disponibilizados ajudam na tomada de decisões pedagógicas, possibilitando manter o estudante no centro da ação didática, favorecendo a aprendizagem de cada um”, ressalta.

 

Google for Education

Outra importante parceria tecnológica foi a implantação de um domínio oficial (conta exclusiva) do Curso G9 na plataforma Google for Education, com o objetivo de aprimorar e facilitar os serviços online que o colégio vem oferecendo aos seus alunos e famílias neste período de necessário isolamento social. A utilização do Google for Education complementa e potencializa o uso das plataformas já existentes nos dois segmentos de ensino.

 

“Mantivemos, com este trabalho remoto, a mesma qualidade de atendimento aos alunos, com relatórios semanais de participação, além de permitir a elaboração de plano de ação individualizado para pleno uso dos recursos das duas plataformas”, destacou Marcia Gil.  “Também atendemos aos pais quando solicitado e/ou quando agendado pela coordenação, para tratar de problemas de rendimento, aprendizagem, saúde emocional, dentre outros”, completa.

 

Os alunos também têm acesso remoto ao Serviço de Vestibulares, que partilha de informações sobre os vestibulares, com atendimento aos alunos e às famílias para orientações sobre universidade e cursos.

 

Outra plataforma digital utilizada pelo Curso G9, no Ensino Médio e Pré-vestibular, é do material do Sistema de Ensino Poliedro. Ela permite ao aluno acesso a conteúdo, atividades, exercícios, filmes e aplicação de simulados virtuais. 

 

Leia Mais
...
26 de agosto de 2020

Ensino Médio e PV do Curso G9 adotam plataformas digitais

Curso G9 realiza seminário virtual sobre história das pandemias

Uma visão das três áreas do conhecimento – Biológicas, Exatas e Humanas – sobre a pandemia da CovId-19 que atinge o mundo desde dezembro de 2019. Assim foi o primeiro seminário virtual promovido pelo Curso G9 nesse período de necessário isolamento social para conter o avanço do contágio do novo coronavírus.

 

Denominado “História das Pandemias – Impactos Sociais, Econômicos e Biológicos”, o seminário reuniu, em 21 de maio, em uma das plataformas virtuais utilizadas pelo colégio, alunos e professores do Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

Os convidados para debater o assunto foram os professores Tadeu Carlos da Silva (Biologia), Patrícia Ribeiro de Castro (História) e Giovanni Henrique Faria Floriano, professor de Matemática e diretor de Planejamento do Curso G9. A mediadora do encontro foi a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e PV, Marcia Gil de Souza.

 

“O seminário foi de uma riqueza enorme por permite o olhar de cada área sobre o tema, com muita informação e visão do todo”, explicou Marcia Gil. Ela acredita que, pelo sucesso e participação dos alunos, novos encontros serão realizados.

 

Durante o evento, que durou em torno de 90 minutos, os convidados discorreram sobre as principais pandemias registradas desde a Antiguidade, a evolução do conhecimento e das pesquisas acadêmicas, os avanços tecnológicos e como os erros do passado, aliados às descobertas da Ciência, permitiram combater as pandemias com maior grau de sucesso. Após a apresentação de cada um dos convidados, houve um momento de interação entre alunos e professores para esclarecer dúvidas sobre os temas tratados.

 

“A Ciência é, e sempre foi, uma importante aliada nos mais variados temas. Quem nega a Ciência ou é ignorante ou não tem um caráter correto”, disse o professor Giovanni. “Ou age de má fé”, completou o professor Tadeu. “O caminho para combater esse negacionismo passa pela Educação, é algo muito sério. Precisamos aprender com isso para conscientizar as novas gerações”, destacou Patrícia Ribeiro.

Leia Mais
...
25 de maio de 2020

Curso G9 realiza seminário virtual sobre história das pandemias

TOPO