Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio participam da prova da 26ª edição Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2023, realizada em 19 de maio, na Sala do Pré-vestibular do Curso. As provas foram aplicadas pelos professores Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins.
A OBA, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), é dividida em quatro níveis: os três primeiros são para alunos do Ensino Fundamental e o quarto para os estudante do Ensino Médio.
A prova é composta por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida em cada nível.
No ano passado, alunos do Curso G9 conquistaram 20 medalhas. Leia mais neste link.
Alunos realizam prova 26ª edição Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II tiveram uma aula divertida na disciplina de Arte com o professor André Felipe de Oliveira Andrade: eles confeccionaram máscaras e encenaram uma esquete teatral, de temática livre.
Tudo começou quando começaram a estudar sobre o surgimento do teatro e perceberam que, na Grécia antiga, os personagens eram representados por máscaras, cada um com sua característica. Puderam conhecer também os diversos tipos de máscaras e os materiais possíveis para produzi-las.
“A proposta da atividade em aula seguiu essa temática, na qual o aluno utilizou um saco de papel kraft para criar uma máscara, pensando primeiramente em um personagem e a sua personalidade”, explica o professor. “Quando finalizaram, foram divididos em dois grupos, onde tiveram que planejar uma rápida cena retratando o teatro da comédia e o teatro da tragédia, os primeiros dois gêneros da Grécia antiga. Os alunos demonstraram muita criatividade na realização das atividades”, completa.
Turmas do 6º ano produzem máscaras teatrais e encenam esquetes
Professores do Curso G9 participaram, em 6 de maio, do Workshop Docente Geekie para a Nova Era da Educação. A capacitação foi feita pela consultora pedagógica da Geekie, Kathleen Silva. Esse foi o primeiro de uma série de encontros promovidos em parceria com a Geekie.
Ao longo dos encontros, serão abordados temas como a aprendizagem como ponto focal, entendendo que educação demanda uma aprendizagem mais conectada (o aluno pode aprender de qualquer lugar), visível (dados e acompanhamento de resultados do aprendizado em tempo real), ativa (focada em habilidades e competências) e personalizada (respeitando e incentivando a individualidade do estudante).
Alinhado às tendências e demandas educacionais contemporâneas da nova era da educação, o Curso G9 firmou parceria, a partir de 2020, com a Geekie – empresa que é referência em educação inovadora no Brasil e no mundo.
A decisão do Curso G9 de adotar o Geekie One responde a uma preocupação de famílias e educadores sobre como preparar crianças e adolescentes para o mundo em constante e acelerada transformação. Clique aqui e saiba mais sobre essa parceria.
Professores participam de workshop sobre a Nova Era da Educação
A aluna do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F31), Giovanna Almeida Magalhães, conquistou dois títulos nacionais e um vice-campeonato na Categoria Sub-08 Feminino durante competição organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) em Natal/RN. O evento reuniu, entre os dias 03 e 07 de maio, 250 enxadristas de todo o Brasil.
Giovanna venceu as duas competições – Torneio Rápido (10 minutos para cada jogador) e Torneio Clássico (90 minutos para cada jogador) – com 100% de aproveitamento: no Blitz, foram cinco vitórias e, no Clássico, seis vitórias. Já no Torneio Blitz, com 3 minutos para cada, ela perdeu um jogo e ficou em segundo lugar.
Com os resultados, Giovanna Almeida está classificada para três campeonatos internacionais. São eles: o Panamericano (Chicago/EUA, em agosto), Campeonato Mundial (no Egito, em outubro) e Sul Americano (Florianópolis/SC, em dezembro).
“A Giovanna teve um desempenho impressionante e mostrou muita maturidade, concentração e foco durante os jogos. Por isso, venceu dois torneios em modalidades diferentes”, disse o professor do Curso G9, Antonio Martins, que acompanhou a atleta durante a competição. “Agora, é recomeçar os treinos para as disputas internacionais”, completa.
“Estou muito feliz porque o professor Toninho me ensinou a entrar nas partidas sem me preocupar com o resultado, apenas fazer o meu melhor e jogar bem. Eu ganhei porque sempre pedia para Deus me abençoar a cada partida e a cuidar de mim”, diz Giovanna Almeida.
Além do Curso G9, ela teve apoio da Prefeitura de Itajubá e Unimed e apoio da Genius Academia de Xadrez, de Itajubá.
Atleta do Curso G9 vence dois torneios nacionais de xadrez e está classificada para o mundial
Alunos do 6º ano do fundamental 2 (Turmas F61 e F62) tiveram contato com a culturas africana durante aula de Arte, André Felipe de Oliveira Andrade. O foco foi o estudo a produção de máscaras.
“Durante a atividade prática, puderam compreender que há vários tipos de máscaras no mundo, uma para cada função. Em particular, as máscaras africanas são utilizadas em rituais religiosos ou simbólicos, pois estão ligadas à espiritualidade”, explica.
De acordo com o professor, essas máscaras podem ter semelhanças com a natureza, sendo representadas, muita das vezes, com formas abstratas e geométricas. “Um dos artistas modernistas mais conhecidos, Pablo Picasso, foi influenciado pelas máscaras africanas, sendo um dos principais representantes do movimento Cubista”, destaca.
Tendo isso como inspiração nas aulas de arte, os alunos foram desafiados a criarem uma máscara africana cubista, utilizando papelão como suporte e tinta.
Alunos estudam máscaras africanas durante aula de Arte
Nas aulas de Inglês, com a professora Lívia Carvalho Mota Bueno, os alunos do 8º ano (Turmas F81 e F82) têm estudado sobre recursos naturais e sintéticos, produtos, descarte e lixo.
Para conhecer sobre Economia Circular, participaram de uma conversa com Tatiana Motta, que é Gerente de Parcerias Estratégicas no Viraser, uma Instituição estruturante de programa de logística reversa no Brasil, que capacita cooperativas e inclui catadores autônomos no processo de reciclagem dos municípios.
Os alunos foram convidados a refletir sobre a importância da indústria de transformação para o meio ambiente e o impacto que ações como as da Viraser podem representar na vida das pessoas envolvidas com reciclagem de lixo.
Turmas do 8º ano participam de palestra sobre recursos naturais e sintéticos
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I (Turma F52) participaram de um desafio Aula Lego na disciplina de Matemática, com a professora Maria de Lourdes Siqueira de Almeida: a construção de um carro do tipo Dragster, um veículo leve com motores extremamente potentes, especialmente projetados para provas de arrancada.
“Eles relacionaram as características estruturais de um Dragster à potência desenvolvida e investigaram a relação entre torque ( força) e velocidade. Foram abordados os conteúdos como noção de torque, velocidade, relações de proporcionalidade e noção de força de atrito”, explica a professora. “Além de perceber o papel de combinação entre as engrenagens”, completa.
O Curso G9 inclui o material Lego em seu planejamento pedagógico desde 2011. O projeto é uma parceria entre o colégio e a Education for Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs. Saiba mais neste link.
Alunos do 5º ano do Fundamental I montam carro de corrida em aula Lego
Dudu do Cavaco, o primeiro músico com síndrome de Down do Brasil, fez uma breve apresentação aos alunos do Ensino Fundamental I do Curso G9 antes da palestra musicada que aconteceu no Teatro Municipal Christiane Riera, em 24/03.
O encontro, na quadra do colégio, foi organizado por Eduardo Sato, com apoio da coordenadora pedagógica do segmento, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira. Sato é o idealizador e coordenador da primeira equipe de Futsal Down do Sul de Minas e pai Rafael Gomes Sato, aluno do 5º ano do (Turma F51) e de Fabiana Gomes Sato, da 2ª série do Ensino Médio (Turma M21) do Curso G9.
“Quando eu estou tocando, eu pego a minha emoção e coloco no meu cavaquinho e jogo para todo mundo… e me sinto feliz”, diz Dudu do Cavaco, que encantou os alunos com sua apresentação.
Eduardo Sato também ministrou, em 21/03, a palestra "T21: A deficiência não nos define", realizada no auditório da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT). As duas atividades integraram a programação da I Semana Municipal de Conscientização Sobre a Pessoa com a T21 de Itajubá, que teve apoio do Curso G9.
A semana contou ainda com a palestra "A Vitória da Inclusão", com Maurício Carvalho e seu filho Rafael Atkinson e o primeiro Amistoso Sul Mineiro de Futsal Down, no Ginásio do Tigrão.
Apresentação
“Dudu mostrou aos estudantes do G9 e famílias presentes que nunca devemos enxergar uma deficiência a frente da pessoa, que todos, sem exceção, devem ser respeitados! Quem não tem limitações? Quem não possui algum tipo de dificuldade? Dudu nos mostra que a limitação está naqueles que não acreditam no potencial das pessoas com a T21 e que, por isso, deixam de dar oportunidades”, disse Eduardo Sato.
Ele lembrou que a T21 não é uma doença, mas “uma alteração genética e que, por isso, se torna uma característica intrínseca dessas pessoas, mas que, de forma nenhuma, se torna uma barreira ou obstáculo para elas”.
“Dudu é apenas um dos exemplos de que as pessoas com a T21 são capazes, que devem ser vistas como qualquer pessoa típica, que devemos a cada dia conscientizar e descontruir preconceitos, quebrar paradigmas e trocar a palavra exclusão por oportunidades”, completou.
Dudu do Cavaco faz apresentação aos alunos do Ensino Fundamental I
Uma aula lúdica, no campo e na pista de atletismo do Curso G9, para que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental I pudessem entender os conceitos de orientação e localização no espaço geográfico, tendo como base o sol e o uso de uma bússola. A atividade foi desenvolvida com as turmas pelo professor de Geografia, Clóvis José Fernandes.
“Eles observaram a direção do sol nascente, a leste, e, a partir daí, encontraram os outros pontos cardeais – norte, sul e oeste. Foi um dos complementos práticos para as aulas teóricas, realizadas em sala”, explicou o professor.
Outra atividade feita pelos alunos, com a mediação de Clóvis Fernandes, foi desenhar a rosa dos ventos, identificar os pontos colaterais e conhecer como funciona uma bússola, outro importante instrumento de orientação.
Aula prática sobre orientação e localização no espaço geográfico
Você sabia que a arte está presente no mundo há muito tempo? Com essa pergunta norteadora, do primeiro capítulo da Geekie One, na disciplina de Arte, o professor André Felipe de Oliveira Andrade trabalhou duas atividades lúdicas com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62).
“Desde cedo a humanidade tem necessidade de se expressar, isso antes mesmo de a escrita ser inventada. A arte produzida nesse contexto pré-histórico é chamada Arte Rupestre e aconteceu em vários lugares do mundo, em períodos diferentes”, explica.
Ele destaca que, como os pré-históricos não tinham uma linguagem formal, utilizavam pinturas nas paredes das cavernas como forma de comunicação e sobrevivência. Utilizavam tintas naturais feitas para registrar os fatos ocorridos no dia a dia.
“Com as turmas, utilizamos alguns materiais mais aprimorados, mas nossa intenção foi semelhante: utilizar alguns ingredientes naturais, como temperos e água, para produzirmos nossas próprias tintas e, depois, finalizar com uma pintura, tendo como inspiração, a pintura rupestre”, ressalta.
Pintura Corporal
Assim como a arte rupestre, presente em vários formatos (pintura, escultura etc.), também existe a pintura corporal nas manifestações do ser humano pré-histórico, que recebe o nome de Padronagem Corporal. Alguns povos indígenas brasileiros ainda hoje utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado às diferentes esferas da vida comunitária e cultural de sua sociedade. Para cada evento, há uma pintura específica: luta, nascimento, caça, casamento e morte.
“Foi nesse contexto que os alunos criaram suas próprias padronagens e deram um significado a elas. Depois, utilizando tinta corporal, cada um teve que reproduzir essa padronagem para o braço”, explica o professor, ao comentar sobre a segunda atividade desenvolvida com as turmas.
Arte pré-histórica é tema de aula no 6º ano do Fundamental II
O Curso G9 estará em recesso entre os dias 23/12/22 e 02/01/23. O atendimento ao público será retomado em 03/01. Boas festas a todos!
Recesso de final de ano: boas festas à comunidade escolar!
As equipes de robótica do Curso G9, GDroid e GnORANGE, foram campeãs nacionais do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, no Rio de Janeiro. A Gdroid foi campeã de Tecnologia e Engenharia da Categoria High e, a GnORANGE, campeã em Mérito Científico da Categoria Middle 2. As equipes têm como mentores os professores Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins.
As equipes conquistaram vagas para a Fase Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR) durante a etapa regional realizada, em Boa Esperança/MG. A GDroid foi a campeã da Categoria High, voltada aos alunos de 15 a 19 anos. A GnORANGE ficou em 3º lugar na Categoria Midle2, para alunos de 12 a 15 anos. O Curso G9 tem uma tradição de mais de uma década em conquistas nos principais torneios de robótica do país. Em 2021, por exemplo, as equipes brilharam na Fase Nacional do TBR: A Equipe GTEeN conquistou o 3º lugar geral na Categoria Middle 2 e a Gdroid ficou em 1º lugar no quesito Organização e Método na Categoria High.
Durante o TBR, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.
DEDICAÇÃO
“Acredito que o resultado é fruto de muita dedicação da equipe ao longo do ano: foram horas de treinamentos, ajustes e adaptações. A conquista apenas consagra todo esse empenho, uma trajetória de muita aprendizagem”, diz Mateus Francisco, mentor da GDroid.
Vicente Carlos Martins, mentor da GnORANGE, também destaca a grande preparação da equipe e do apoio entre os alunos durante as atividades. “A GnORANGE teve todo apoio técnico da GTEeN em sua organização e em Tecnologia e Engenharia nessa segunda fase. Essa troca de experiências e saberes é fundamental para o crescimento individual e coletivo!, destaca.
“Com certeza esse título é um reflexo de todo trabalho e esforço de toda a equipe. Durante a temporada de 2022, com o retorno do torneio de forma presencial, foi incrível compartilhar todos os momentos com essa família robótica. Foram muitos treinos, encontros e reuniões até chegar ao prêmio nacional. Agradeço a todos que participaram dessa caminhada, especialmente os professores Mateus e Vicente”, disse Rafael Neves de Moraes Castro, da GDroid.
Para Pedro Minoru Zambrana Enomoto, da GnORANGE, destaca que aprendeu muito, ao longo de todo o processo, sobre responsabilidade e “não deixar as coisas para última hora”. “Sou grato por participar dessa equipe. No começo do ano, não falava muito com os demais membros, mas agora eles são como minha família”, completa.
EQUIPES
A GDroid é formada pelos alunos: Ana Luísa Duarte (M31), Anna Mel Dias Carneiro (M31), Gustavo Taets e Sales (M22), João Matheus de Oliveira Nunes Campos (M22), Matheus Henrique Moraes Chaves (Turma M31), Pedro Miguel Leão (M22), Rafael Neves de Moraes Castro (M31), Vinícius Souza dos Santos (M31) e Yago Vieira Ramos (M31).
A GnORANGE é formada por: Carlos Henrique Cavalcanti Schmidt (Turma F62), Daniel Ferreira Olímpio (F62), Henrique Ribas Vieira Ésper (F62), Isabella de Oliveira Nunes Campos (F61), Pedro Minoru Zambrana Enomoto (F61), Valentina Barbosa Marcellini (F61), Priscilla Gabriely de Oliveira (F72) e Rafael Scianni Maragon Lima (F91).
Equipes de robótica são campeãs nacionais do TBR 2022
Os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II foram convidados a fazer uma viagem ao interior do Planeta Terra, sensibilizados pela leitura bilíngue do clássico de "Viagem ao Centro da Terra" de Julio Verne. O trabalho, que contou com a exposição das pesquisas na “Feira Vulcânica”, marcou o encerramento das atividades do 3° trimestre letivo.
O trabalho interdisciplinar envolveu as disciplinas de Ciências; Inglês (leitura do livro em inglês, pesquisa e escolha dos vulcões); Língua Portuguesa (leitura em Português e redação das aventuras); e Geografia (conceitos e localização geográficas referentes ao estudo dos vulcões).
“Foi proposto que cada grupo selecionasse um vulcão ainda ativo e realizasse uma pesquisa em inglês de suas características bem como sua localização geográfica”, explica a professora de Ciências, Camila Pereira.
Logo depois, as equipes redigiram uma história de aventura, no qual o cenário era o vulcão pesquisado. A história foi ilustrada em formato de quadrinhos e apresentada no evento da "Feira Vulcânica: uma viagem magmática do interior a superfície terrestre", no Espaço Ciências do Curso G9.
“Nesse evento, os estudantes apresentaram suas aventuras e modelos de vulcão. Para tanto, demonstraram competências e habilidades desenvolvidas durante o letramento científico, objetivo principal das aulas de Ciências deste segmento escolar. Puderam simular uma erupção e apresentar a conclusão do experimento científico aos avaliadores”, destacou a professora.
Por fim, os avaliadores puderam acompanhar as pesquisas através da ferramenta "lapbook" produzida pelas equipes, um cartaz interativo que traz as informações pesquisadas de forma criativa e de fácil compreensão.
Para Camila Pereira, os alunos puderam colocar em prática, nessa viagem, as diferentes aprendizagens adquiridas, superando obstáculos encontrados e aperfeiçoando suas habilidades de interação e comunicação.
Alunos do 6º ano promovem “Feira Vulcânica” no Espaço Ciências
Atletas do Curso G9 brilharam na quarta e última etapa do Circuito das Estações Genius 2022, realizada nos 03 e 04 de dezembro, na Facesm (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas). O evento reuniu mais de cem atletas de Itajubá e região.
Destaques para os alunos Giovanna Almeida Magalhães e Daniel David Rezeck de Biaso, que foram campeões em suas categorias no Torneio Escolar, e Renan de Souza Stockler Morais, campeão SUB 18 Masculino do Torneio Absoluto, destinado a jogadores mais experientes e chancelado pela Confederação Brasileira de Xadrez e pela Federação Internacional de Xadrez FIDE/CBX (veja relação abaixo).
“Encerramos o ciclo 2022 com ótimos resultados para o Curso G9: a gente percebeu uma evolução de nossos alunos ao longo da competição”, explica Antônio Martins, professor de Xadrez do Curso G9 e gestor da Genius – Academia de Xadrez, organizadora do evento.
Confira a relação de atletas premiados na Etapa de Verão:
TORNEIO ESCOLAR
SUB 07 FEMININO
1º Lugar – Giovanna Almeida Magalhães
3º Lugar – Laura Manfrinato Braga
SUB 07 MASCULINO
3º Lugar – Diogo Zambrana Lúcio
SUB 09 FEMININO
2º Lugar – Letícia Gonçalves Dias
SUB 09 MASCULINO
3º Lugar – Nícolas Oliveira Tredicci
4º Lugar – Davi Brito Riera
SUB 11 FEMININO
3º Lugar – Laura Zambrana Lúcio
5º Lugar – Júlia Lopes Colosimo
SUB 13 MASCULINO
1º Lugar – Daniel David Rezeck de Biaso
TORNEIO RÁPIDO FIDE/CBX
SUB 18 MASCULINO
1º Lugar – Renan de Souza Stockler Morais
2º Lugar – Enzo de Almeida Ramos
3º Lugar – Daniel David Rezeck de Biaso
Atletas do Curso G9 vencem três categorias do Etapa Verão de Xadrez
Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I conheceram e pesquisaram, durante as aulas de Biblioteca, sobre alguns dos países que estão participando da Copa do Mundo do Catar. As turmas tiveram apoio de Juliana Silva, responsável pela Biblioteca.
Durante as aulas, ao longo do segundo semestre, descobriram as diversidades culturais, os costumes, as características e as curiosidades de cada país e, logo depois, realizaram atividades relacionadas ao evento esportivo.
Após as pesquisas, foi proposto uma atividade com o robô MatataLab, que foi usado pelo alunos como “jogadores de futebol”: foram realizadas diversas e divertidas partidas na Biblioteca – os alunos tiveram que programar o robozinho para fazer o percurso até o gol.
“Nessa atividade lúdica, as turmas trabalharam vários conceitos do pensamento computacional, como os comandos para frente, para o lado esquerdo ou direito, para trás, para frente e, principalmente, pensar nas estratégias para o Matata realizar o gol”, explica a professora Alessandra Lino, responsável pelo setor de Tecnologia Educacional.
Alunos do EF I usam MatataLab para jogos da Copa do Mundo
Vem aí a 1ª Corrida e Caminhada Solidária do Curso G9, organizado pelo G9 Social. A atividade será realizada em 04/12, com saída em frente ao colégio. O percurso será de ida e volta até a Praça do BPS.
Este evento é destinado à comunidade escolar do Curso G9 – alunos, ex-alunos, pais, professores e funcionários.
As inscrições devem ser feitas até 30/11, na Tesouraria do Curso G9: taxa de R$ 20,00 + 1kg de alimento não perecível e/ou leite em pó. Os recursos arrecadados serão destinados ao atendimento das instituições acompanhadas pelo G9 Social.
Confira mais detalhes:
KIT DA CORRIDA:
Placa de numeraçãoMedalha de participação
CATEGORIAS:
Infantil – BicicletaAlunos do EF IAlunos do EF IIAlunos do EM e PVFamíliasFuncionáriosProfessoresEx-alunos1ª Corrida e Caminhada Solidária do Curso G9 será em 04/12