Os alunos do Jardim I (Turma E42) e Jardim II (Turma E52), das professoras Rejane Ribeiro de Lima e Rayssa Ribeiro de Lima, participaram de uma atividade muito divertida que estimula a criatividade, o desenvolvimento da oralidade e a motricidade das mãos: teatro de sombras.
Atrás de um pano branco e com as luzes apagadas as crianças ouviram a história "A casinha do Tatu", uma história bem-humorada que destaca as questões do respeito ao próximo, a amizade, a solidariedade e os direitos dos cidadãos. Após a contação, foi a vez dos alunos recontarem a história e usarem a imaginação.
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Jardim II participa de atividade “teatro de sombras”
O professor Mateus Francisco e a coordenadora pedagógica, Marcia Gil de Souza, entregaram medalhas aos alunos da 3ª série do Ensino Médio premiados nas olimpíadas do conhecimento realizadas em 2020 e 2021.
Eles participaram das seguintes competições: Olimpíada Canguru de Matemática, Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
O Curso G9 já tem uma longa tradição, com ótimos resultados, em olimpíadas do conhecimento.
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Alunos recebem medalhas da OBA, da ONC e da Canguru
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental I (Turma F71) tiveram uma aula Lego com os professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz, com um objetivo específico: avaliar o impacto da iluminação no conforto térmico de um ambiente. Foi proposto que eles construíssem a casa e o sistema de iluminação, utilizando os kits apropriados para a atividade.
Com o projeto de cada equipe montado, fez-se a medição de temperatura do ambiente utilizando uma lâmpada comum e, depois, uma lâmpada de LED. “Eles perceberam que houve diferença de temperatura e, a partir daí, cada equipe elegeu qual delas proporcionaria o melhor conforto térmico”, explicou Glauber Luz.
De acordo com o professor, no caso em que os alunos classificaram como um caso de menor conforto térmico, cada grupo propôs uma adequação ao projeto, de modo a resolver o problema.
“Durante essa atividade, levamos os alunos a refletir sobre o que causa a diferença na temperatura ao usar os dois tipos de lâmpada; assim, puderam compreender um pouco mais o conceito de transformação e dissipação de energia”, completou.
LEGO
O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.
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Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F21 e F22), das professoras Luciana Guedes de Souza Teodoro e Vanessa Maduro Dalla Rosa, usaram o robô MatataLab durante aulas Lego. Eles até promoveram um jogo de futebol com os robôs.
O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.
No Ensino Fundamental II, por exemplo, as turmas do 6º ao 9º ano participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego: montaram o robô entregador, o robô equilibrista e o robô girassol.
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Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab
A psicóloga Raquel Spressola participou de um bate-papo com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II.
Na pauta, a transição da infância para a adolescência e, consequentemente, os conflitos, os desafios, as curiosidades sobre a sexualidade e as dúvidas inerentes a essa fase da vida.
Participaram do encontro a coordenadora e a assistente pedagógica, Sheila Bourdon e Isabela Muzzo, respectivamente, e o professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz.
A conversa foi muito boa e produtiva porque essa é uma fase na qual os alunos têm mais perguntas do que respostas. Nesse sentido, conversas com uma profissional da área ajuda a entender melhor a si e sua relação com o outro.
Alunos do 7º ano participam de bate-papo sobre adolescência
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II criaram e confeccionaram um jogo de tabuleiro com materiais reciclados na aula de Língua Portuguesa, da professora Cláudia Ribeiro Fortes de Souza.
O objetivo da atividade foi colocar em prática o que aprenderam sobre texto injuntivo ou instrucional – um tipo de texto que visa explicar algo ou descrever o método (ou maneira) para conseguir realizar uma determinada ação.
“Durante a confecção do tabuleiro, eles perceberam que as regras são igualmente importantes, pois permitem que todos tenham as mesmas chances no jogo”, explicou a professora. “Segui-las é fundamental para que o jogo aconteça”, completou Cláudia Fortes.
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Turmas do 6º ano criam tabuleiro em aula de Português
Os alunos do Jardim I (E41 e E42), das professoras Rejane e Letícia Benini, estiveram na horta pedagógica da escola para plantar mudinhas de alface e colher beterrabas.
Os alunos contaram com a ajuda da professora de Biologia, Camila Aparecida dos Santos Pereira, que os orientou durante o plantio.
O objetivo da atividade foi incentivar hábitos alimentares saudáveis, assim como explorar o ambiente da horta, entender de onde vem os alimentos e descobrir como acontece o plantio.
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Jardim I aprende sobre alimento saudável na horta do Curso G9
Alunos do Jardim I (Turma E42), da professora Rejane Ribeiro de Lima, têm aproveitado cada minuto das atividades Lego e contam os dias para a próxima aula chegar. Um dos momentos marcantes foi a apresentação do novo integrante das aulas: o robô MatataLab.
O material é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada disciplina, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.
Alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica. No Jardim II, a Turma E52 aprendeu muito sobre trânsito, explorando o conceito de pensamento computacional por meio da temática “Deu a louca no trânsito! A gasolina acabou”.
ROBÔ MATATALAB
A Turma E42 ficou muito curiosa ao conhecer o novo integrante que fará parte das próximas aulas Lego: o robô MatataLab. “O robô é uma forma muito eficaz e versátil de ensinar o pensamento computacional para as crianças pequenas”, explicou Rejane Lima.
“As ferramentas de aprendizagem do MatataLab são práticas e divertidas. Neste primeiro contato com o robô os alunos puderam aprender sobre suas funções, características e programações”, completou a professora.
BONECO MAIS ALTO
As atividades propostas para o terceiro trimestre despertaram a curiosidade dos alunos. Durante as aulas, eles puderam construir labirintos, conjuntos musicais e brinquedos, como boliche, bola na caçapa, taco e gol e carro maluco. Uma delas, a criação do boneco mais alto, foi pura diversão, aliada a muito conhecimento.
“Com o boneco mais alto, cada aluno teve a oportunidade de comparar grandezas e medidas utilizando um instrumento não convencional para medir a sua altura e a de sua construção Lego. Foi muito divertido”, ressaltou Rejane Lima.
Alunos do Jardim I têm aula Lego com robô MatataLab
Alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego, que faz parte do projeto pedagógico do Curso G9 desde 2011. O material é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada disciplina, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio.
O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs.
ROBÔ ENTREGADOR
Os alunos do 6º ano (Turmas F61 e F62) construíram um “robô entregador”, que tinha a missão de entregar encomendas partindo de um ponto específico.
“Nessa aula, os alunos conheceram todo o material EV3 – kits e robô – e depois conheceram os blocos de programação”, explicou o professor Vicente Carlos Martins. “Durante a atividade, foram surgindo novos desafios, como deslocar-se ao endereço, parar, entregar uma caixa e voltar ao ponto de origem, sempre reduzindo o tempo em cada entrega”, completou.
ROBÔ GIRASSOL
Nas turmas do 7º ano (F71 e F72), a professora de Ciências Camila Aparecida dos Santos Pereira, trabalhou a montagem do “robô girassol”, com foco no estudo do uso do sensor de luminosidade.
“O objetivo foi observar o movimento que as plantas realizam em direção à maior incidência de luz no ambiente, devido à presença de hormônios vegetais. Assim, o sensor de luz, com a devida programação, realiza um movimento giratório por estímulo de uma fonte de luz”. explicou.
ROBÔ EQUILIBRISTA
Já as turmas do 8º (F81 e F82) e 9º anos (F91 e F92) trabalharam o papel do sensor giroscópio por meio da montagem do “robô equilibrista”, em atividades com os professores Mateus Francisco e Tamara Amorim. “Ao final, houve uma competição, entre as equipes, de subida de rampa. O objetivo era manter o robô equilibrado o maior tempo possível. Foi muito divertido”, disse o professor.
Alunos trabalham na construção de robôs em aula de robótica
Alunos da 1ª série do Ensino Médio (Turmas M11 e M12) participaram de simulação de uma reunião da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para debater a Erradicação do Trabalho Infantil no mundo. A atividade faz parte do Trabalho Interdisciplinar de Humanas, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.
“O projeto visa oportunizar ao aluno vivenciar desafios similares aos enfrentados pelas delegações nas reuniões ministeriais da OIT, e propor formas de intervenção para solução de um problema social tão grave. Foi realmente muito importante e incrível o resultado desse trabalho”, explicou a professora de Geografia, Marília Gil de Souza.
O trabalho começou no início do ano letivo e, desde então, os alunos pesquisaram informações aprofundadas sobre o país que representaram, suas características e projetos que buscam a erradicação do trabalho infantil, preparando-se adequadamente para simular uma reunião da OIT. A culminância do projeto aconteceu em outubro.
APRENDIZADO
“Participar de uma simulação é sempre um momento de muito aprendizado. Além de ter que estudar profundamente o assunto e o país que lhe foi determinado, é necessário se preparar para falar para várias pessoas e responder perguntas”, disse a aluna Aline Ramos de Souza, da 1ª série do Ensino Médio (Turma M11). “Agradeço ao Curso G9 e à professora Marília pela grande oportunidade, pois a simulação da OIT nos fez perceber a necessidade de erradicar o trabalho infantil no mundo”, completou.
Para o aluno Fabiano Júnior, da Turma M12, “o trabalho proposto fez com que discutíssemos e pesquisássemos mais sobre os piores casos de Trabalho Infantil e como eles são capazes de afetar cada país que se envolve no debate”. “Procurar saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelos países para acabar com esse problema nos faz ter um choque de realidade sobre o que essas crianças realmente vivem e como isso precisa ser resolvido para não atrapalhar o desenvolvimento infantil”, ressaltou.
“Estudo no Curso G9 há 5 anos e uma das atividades que mais me deixa ansioso e me faz ter vontade de correr atrás de respostas é a realização de debates como esse”, destacou Fabiano Júnior.
Alunos do Ensino Médio debatem erradicação do trabalho infantil
Alunos do Maternal I e II do Curso G9 assistiram à peça teatral “A Boneca de Pano”, encenada pelas professoras Jéssica Antunes Dias (coordenadora pedagógica do segmento), Leila Bianca Silva e Marina Machado Fernandes, com participação especial de Lara Machado Fernandes de Oliveira.
As demais turmas foram ao Teatro Municipal Christiane Riera, onde assistiram “Pluft, a Fantasminha”, uma produção do Grupo G9 em Cena, grupo formado por pais e alunos do colégio.
A peça “A Boneca de Pano” conta a história de uma boneca que é dada de presente a uma garotinha, que não a valoriza e a deixa guardada na caixa. Um dia a boneca ganha uma fada madrinha, que a leva para o mundo das fadas, onde brincam muito.
“Com a ajuda da fada, a garotinha percebe o quanto é importante usar a criatividade e se divertir com os brinquedos. Ao final, a boneca e a menina se tornam melhores amigas”, explicou Jéssica Antunes Dias.
O evento integrou a programação especial para o Mês da Criança, que contou com várias atividades, como Aventura sobre Rodas, Dia da Fantasia e brincadeiras no parque, nas quadras e no campo do Curso G9.
Turmas do Maternal assistem à peça “A Boneca de Pano”
O Grupo G9 Em Cena, formado por pais e alunos do Curso G9, fez cinco apresentações da peça “Pluft, a Fantasminha”, no Teatro Municipal Christiane Riera, em homenagem ao Mês da Criança. O espetáculo, entre os dias 21 e 24 de outubro, contemplou os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do colégio, estudantes da rede municipal de ensino e a comunidade.
Nas duas apresentações abertas ao público, o ingresso foi 1 kg de alimento. As doações serão entregues a instituições sociais de Itajubá. Em todas as sessões, houve participação limitada do público em função das normas de segurança de combate ao Covid-19.
Criado há 13 anos, está é a 12ª peça produzida pelo Grupo G9 Em Cena. A última foi “Branca de Neve”, encenada em 2019, em comemoração aos 200 anos de Itajubá. No ano passado, não houve apresentação em função da pandemia.
Sobre a Peça
“Pluft, a fantasminha” é a releitura de um dos grandes sucessos da literatura infantil. A peça conta a saga da menina Maribel para se safar do Pirata Perna de Pau. Nessa aventura, ela contará com a ajuda de Pluft, uma fantasminha que tem medo de gente. Juntamente com as marinheiras, a família fantasma e toda a turma irão conhecer o tesouro do Capitão Bonança Arco-Íris.
G9 em Cena apresenta “Pluft, a Fantasminha”, no Teatro Municipal
As equipes de robótica do Curso G9, Gdroid e GTEeN, são campeãs da Regional 3 do Torneio Brasil de Robótica – TBR 2021, que incluiu times de São Paulo e Minas Gerais. O anúncio aconteceu, de forma virtual, neste sábado, 23 de outubro.
A GTEeN foi campeã geral da Categoria Middle 2, voltada aos alunos de 12 a 15 anos. A Gdroid foi a campeã geral da Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos. As provas da regional aconteceram em 16 de outubro, também de forma remota. Com o resultado, ambas estão classificadas para a Etapa Nacional, que acontecerá em dezembro.
O Curso G9 é bicampeão do TBR: a GDroid ficou em primeiro lugar geral da Etapa Nacional 2020; em 2019, a grande vencedora foi a Equipe GTEeN. As equipes têm como mentores os professores Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins.
“Para nós, foi uma vitória muito gratificante ver que nosso esforço foi recompensado. Com muita dedicação, trabalho em equipe, organização, empenho e ajuda de nossos mentores conseguimos vencer essa primeira etapa do torneio”, disse Mariana Amorim, aluna da 1ª série do Ensino Médio (Turma M12) e membro da GTEeN.
Para Vinícius Ferreira dos Santos, aluno da 3ª série do Ensino Médio (Turma M32), participar do TBR, mesmo no ambiente virtual, “sempre é uma emoção muito grande, que começa muito antes do campeonato”.
“A cada temporada, lidamos com novos desafios e, no torneio virtual, não é diferente. Todo trabalho apresentado é fruto de meses de pesquisas, programações, entrevistas, ensaios e muita dedicação de todos os membros da equipe, fazendo com que todos desenvolvam habilidades e competências fundamentais para o ambiente acadêmico”, destacou ele, que é membro as Gdroid.
Durante o TBR 2021, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição – a erradicação do trabalho infantil no mundo; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.
Equipes de robótica são campeãs da Regional 3 do TBR 2021
Alunos do Jardim II (Turma E52) se divertiram e aprenderam muito sobre trânsito em mais uma aula Lego com a professora Rayssa Ribeiro de Lima. Durante a atividade, ela explorou o conceito de pensamento computacional, por meio da temática “Deu a louca no trânsito! A gasolina acabou”.
De acordo com a professora Rayssa Lima, os alunos realizaram, durante a aula, uma rotina de pensamento a partir da imagem de um congestionamento, levantaram hipóteses sobre a situação problema apresentada e construíram e nomearam seus postos de gasolinas, com bombas de abastecimento, placas de preço do combustível e área de alimentação.
Ao final, a turma foi desafiada a programar o trajeto dos carros até os postos, no tapete de aventuras, utilizando setas que direcionaram o percurso.
“Foi pura diversão e aprendizado! Programar ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a autonomia, o pensamento crítico, a colaboração, o trabalho em equipe e, principalmente, a capacidade de resolver problemas”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.
Para mais informações sobre a Educação Infantil, acesse aqui.
Alunos do Jardim II aprendem sobre trânsito em aula Lego
As turmas do 3° ano do Ensino Fundamental I, das professoras Dulcineia Andrade de Carvalho e Helena de Fátima Muniz, estão estudando sobre patrimônios materiais e imateriais de Minas Gerais.
Como parte do trabalho, os alunos participaram de uma roda de conversa com o professor Cleber Marinho. Durante o encontro, via plataforma Meet, puderam aprender um pouco mais sobre o “Modo artesanal de fazer o pé de moleque” de Piranguinho, que é considerado patrimônio imaterial do Estado.
A atividade integra as pesquisas para a Feira do Conhecimento, que tem como tema “300 anos de Mineiridade: Os sonhos não envelhecem”. O subtema das turmas F31 e F32 é: “Memória mineira: cultura material e imaterial”.
Turmas do 3º ano participam de palestra para a Feira 2021
Atletas do Curso G9 conquistaram quatro premiações no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2021, realizado de 24 a 26 de setembro, em Caxambu/MG. Destaque para Giovanna Almeida Magalhães, campeã da categoria Sub 06 Feminino. A competição, que foi presencial, seguiu todas as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
Também foram premiados os alunos Enzo Almeida, 3º lugar na categoria Sub 11 Masculino; Pedro Arango, 9º lugar na Sub 18 Masculino; e Júlia Lopes Colósimo, 4º lugar na Sub 09 Feminino. No torneio, os dez primeiros colocados em cada categoria recebem medalhas. A equipe do Curso G9 foi composta ainda pelo atleta Daniel David, que ficou na 14ª colocação na Sub 11 Masculino.
“Os resultados foram excelentes, em especial, de nossas atletas: com o resultado, Giovanna Almeida tornou-se agora tricampeã brasileira de xadrez com apenas seis anos de idade; e a Júlia Lopes, que disputou o seu primeiro campeonato nacional, já figura entre as cinco melhores do Brasil na modalidade”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.
Vale destacar que Giovana Almeida, mestre nacional pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), teve um ótimo desempenho no Pan-Americano de Xadrez, conquistando um brilhante quarto lugar, sendo a melhor atleta do Brasil entre meninos e meninas na modalidade rápida.
A Oficina de Xadrez do Curso G9 teve início em 2010. Desde 2012, a equipe participa de torneios nacionais e internacionais, obtendo excelentes resultados, como no Torneio Itajubense de Xadrez Escolar e no Circuito Mineiro de Xadrez Escolar, entre outros.
Atleta do G9 vence competição e é tricampeã brasileira