Loader Image
Atletas do Curso G9 conquistam três pódios na Fase Estadual do JEMG
08 de agosto de 2023

Atletas do Curso G9 subiram ao pódio três vezes, no Xadrez e no Atletismo, na Fase Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), disputada em Uberaba, entre os dias 2 e 6 de agosto. No Xadrez, é a terceira vez que o colégio vence essa fase, desta vez, com Renan Morais. Já no atletismo, a segunda – ambas, com o atleta Miguel Luiz Souza Barbosa.

 

O JEMG, organizado pelo Governo do Estado, busca fomentar a prática do esporte para fins educativos, além de contribuir para o desenvolvimento integral do estudante, ao estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.

 

“Estamos muito felizes porque é a terceira vez que o Curso G9 conquista o título estadual de Xadrez no JEMG. É um feito e tanto porque é uma competição muito difícil”, diz Antônio Martins, professor de Xadrez do colégio. “Os bons resultados são reflexo de um trabalho que começou há mais de dez anos. O Renan Morais é um exemplo disso, um atleta que começou nas nossas categorias de base”, completa. Os outros dois títulos foram conquistados por Pedro Arango, em 2017, e Vívian dos Santos Carvalho, em 2018. Outro destaque do Xadrez do Curso G9 é Giovanna Almeida Magalhães, hexacampeã brasileira e mestre pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), mas que ainda não tem idade para disputar o JEMG.

 

Antônio Martins, que acompanhou os atletas a Uberaba, disse que Miguel Luiz Souza Barbosa deixa um legado à nova geração do Curso G9 por conquistar o bicampeonato na prova de 3 mil metros. “O colégio não tem tradição no atletismo, por isso, a importância dessa conquista do Miguel. Quem sabe agora, o exemplo dele motive outros alunos”, comenta.

 

XADREZ

O atleta Renan Morais, aluno do 2º ano do Ensino Médio (Turma M22), venceu a Modalidade Rápida e foi vice-campeão da Modalidade Blitz, da Fase Estadual de Xadrez. Na Modalidade Rápida, que aconteceu entre os dias 02 e 04/08, Renan conquistou 5 pontos em 6 rodadas; na Blitz, em 05/08, foram 6 pontos em 7 jogos.

 

“Quando participei do JEMG, em 2022,  cheguei na fase Estadual ocupando o 3° lugar. A partir daí, vi o quão era importante a disciplina, o comprometimento e constância”, disse Renan Morais. “Desde então, tracei como objetivo a primeira colocação do JEMG 2023, um torneio de altíssimo nível, que reúne grandes enxadristas do nosso estado participam”, completa.

 

O atleta diz que sabia que a meta não seria fácil, porém, acreditou que, com muito treino e superação diária, poderia sim alcançar meu objetivo. “Estudei constantemente, com muito entusiasmo. Abdiquei de momentos com meus familiares e amigos. Nas duas semanas que antecederam o torneio, que era o meu recesso escolar, concentrei totalmente porque sabia que o trajeto seria árduo”, destaca.

 

“Agradeço a Deus por me permitir, mais uma vez, desempenhar com amor esse esporte o qual faz a diferença em minha vida. Cresço constantemente não só nos tabuleiros, mas enquanto pessoa. Os valores de vida que o xadrez me proporciona me tornam cada vez melhor”, diz. “Tive aulas com meu professor Toninho Martins, o qual tem papel fundamental em minha caminhada. Tive apoio de meus pais, avós e familiares, os quais também sou muito grato. Todos colaboraram para que eu pudesse alcançar o sucesso e conquistasse esse título. Agradeço também o apoio do meu Colégio Curso G9 e a Prefeitura Municipal de Itajubá”, conclui.

 

ATLETISMO

O atleta Miguel Luiz Souza Barbosa, da 3ª série do Ensino Médio (Turma M32) sagrou-se bicampeão dos 3 mil metros dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Ele completou a prova em 10min10s. Miguel foi campeão em 2022.

 

“A prova foi muito tensa. Estava pressionando por ter vencido no ano anterior, mas deu tudo certo, consegui controlar meu nervosismo e fui para a pista sabendo o que tinha que fazer”, explica Miguel Barbosa.

 

De acordo com o atleta, estava muito quente no dia da prova (6/8), o que “atrapalhou a minha performance e a de outros atletas. “No fim, deu tudo certo, consegui vencer e sou grato a Deus, a minha família, aos meus apoiadores e todos os amigos que torcem por mim”, destaca.




+ Ver Mais
22 de janeiro de 2024

Curso G9 abre processo seletivo...

... + Ver Mais
22 de janeiro de 2024
Curso G9 abre processo seletivo para bolsas no Pré-vestibular 2024
+ Ver Mais
20 de dezembro de 2023

Alunos do G9 são destaque na...

... + Ver Mais
20 de dezembro de 2023
Alunos do G9 são destaque na Etapa Verão do Circuito das Estações de Xadrez
+ Ver Mais
11 de dezembro de 2023

Alunos do Ensino Médio constroem...

... + Ver Mais
11 de dezembro de 2023
Alunos do Ensino Médio constroem “Ponte de Macarrão” em projeto de Física
+ Ver Mais
07 de dezembro de 2023

Alunos do 8º ano fazem apresentação...

... + Ver Mais
07 de dezembro de 2023
Alunos do 8º ano fazem apresentação circense “Cartola do André”
TOPO