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NOTÍCIAS

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Fundamental I

O Curso G9 adotará, a partir de 2022, o Geekie One para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O material pedagógico já é utilizado, desde 2020, pelo Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular. O anúncio foi feito pela direção do Curso G9 em reunião com os pais dos alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I (EF I) e do Jardim II que, no próximo ano, farão parte do segmento.

 

Os encontros, via plataforma Meet, foram realizados nos dias 8 e 9 de setembro. Participaram do anúncio a diretora pedagógica, professora Maria Aparecida Fernandes; o diretor de Planejamento, professor Giovanni Henrique Faria Floriano; o diretor administrativo, Hilson Háliz Perlingeiro; a coordenadora pedagógica do EF I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira; a diretora editorial do Geekie One, Sandra Castro; a consultora pedagógica do Geekie One, Fernanda Galisteu; e professores do segmento, que passaram por capacitação para usar o novo material pedagógico.

 

 

MATERIAL IMPRESSO E DIGITAL

O uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica tem um contexto peculiar para os estudantes desse segmento. De acordo com a parceria firmada para o Ensino Fundamental I, o material didático principal é impresso, mais alinhado às demandas educacionais dessa faixa etária.

 

Já a plataforma digital será utilizada em atividades complementares e de aprofundamento, sempre com a mediação dos professores, enriquecendo as opções de ensino e dando mais significado ao processo, pois amplia as possibilidades de exploração, contextualização e diferenciação.

 

“A proposta do Geekie One é oferecer um processo educativo com uso fluido e orgânico de materiais analógicos [impressos] e digitais, tal como ocorre no mundo real, explorando o melhor que cada um tem a oferecer, permitindo que, de fato, um ensino híbrido aconteça”, destaca Eduardo Bontempo, cofundador da Geekie.

 

No Geekie One, os conteúdos desse segmento estão organizados em capítulos e subdivididos em missões com possibilidades de escolhas — tanto para o professor quanto para a turma — a partir de conteúdos lúdicos e sugestões de atividades e exercícios para praticar. Toda a proposta pedagógica contida no material foi construída à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando sempre o desenvolvimento de habilidades e competências.

 

Em busca de um processo educativo mais ativo e centrado no estudante, o Geekie One oferece também a Estação One: um conjunto de projetos desafiadores, interdisciplinares e com problemáticas atuais, que trazem oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.

 

Eduardo Bontempo ressalta que um dos grandes diferenciais da proposta do Geekie One para esses segmentos iniciais da Educação Básica é o portfólio digital que a plataforma traz para registrar as atividades das crianças.

 

“O portfólio traz um registro completo de toda a produção do estudante, permitindo que ele se expresse de formas variadas e por mídias diferentes. Isso contempla diversos estilos de aprendizagem e diferentes estágios de desenvolvimento. O portfólio do Geekie One provoca um olhar diferenciado para a avaliação ao se distanciar da noção comum de um processo fim e acentua seu papel como um desenvolvimento constante, permitindo um acompanhamento da jornada de aprendizagem do aluno que fica disponível para a escola, para o aluno e para a família”, finaliza.

 

Saiba mais neste link.

 

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20 de setembro de 2021

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Fundamental I

Comunidade escolar participa do lançamento da CSA Itajubá

Criar uma relação próxima e promissora para uma alimentação saudável. Essa é a proposta da Fazenda Campo dos Ventos, no bairro rural do Charco, que lançou ontem a Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA Itajubá. A iniciativa tem apoio do Curso G9.

 

“O encontro foi muito bom e produtivo, as pessoas foram muito receptivas à proposta”, disse o engenheiro agrônomo Richard Charity, fundador do primeiro CSA do Brasil, em 1998, no nordeste. Ele está em Itajubá há seis meses. “Agradeço muito à direção do Curso G9 por abrir espaço para apresentarmos o CSA à comunidade escolar”, completa.

 

Para o diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, a proposta do CSA Itajubá está em acordo com o projeto pedagógico do colégio, que adota uma série de ações sustentáveis no dia a dia escolar. Como exemplos, citou a implantação da usina fotovoltaica, instalada há cinco anos; a horta pedagógica, usada por professores e alunos em atividades regulares; a coleta e correta destinação do lixo reciclável; e a priorização por alimentos saudáveis e orgânicos no Espaço ConViver, que atende à comunidade escolar.

 

O QUE É CSA

A CSA é uma nova forma de pensar a produção agrícola e a relação de consumo, estreitando os laços entre campo e cidade e entre produtor e consumidor. Na prática, funciona como uma produção coletiva de alimentos, de forma antecipada: a cada período, são feitas uma espécie de assinatura de uma colheita, na qual estão inseridos os valores da produção, incluindo responsabilidades de cada parte e os riscos inerentes ao processo. Os valores são pagos mensalmente. Em troca, os consumidores recebem uma cesta de alimentos orgânicos, que inclui frutas, verduras e legumes da estação, ovos etc.

 

Durante o encontro, via plataforma Meet, foram abordados os seguintes temas: Agricultura moderna e a crise ambiental; Agricultura regenerativa: produzindo alimentos e cuidando da terra; Sistema CSA de distribuição de orgânicos: como criar uma nova relação com o nosso alimento; e CSA itajubá – Fazenda Campo do Vento: construindo nossa própria rede de alimentação orgânica.

 

De acordo com Richard Charity, um novo encontro com os interessados em integrar o CSA Itajubá deverá ocorrer até o final do mês. 

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17 de setembro de 2021

Comunidade escolar participa do lançamento da CSA Itajubá

Atletas do Curso G9 disputam Pan-americano de Xadrez

Atletas do Curso G9, os irmãos Giovanna Almeida Magalhães e Enzo Almeida integraram a equipe brasileira que participou do XXXI Festival Pan-americano de Xadrez da Juventude. O evento, realizado entre os dias 04 e 12 de setembro, é o mais importante da modalidade nas Américas e reúne os melhores de cada país em busca do tão sonhado título pan-americano.

 

Giovanna Magalhães não se intimidou em sua primeira participação em eventos continentais e conquistou um brilhante quarto lugar, sendo a melhor atleta do Brasil entre meninos e meninas na modalidade rápida. Giovanna disputou a modalidade Sub 06 e fez 4 pontos.

 

Enzo Almeida superou sua performance em torneios continentais ao conquistar 4,5 pontos em 9 rodadas, 15% melhor em relação à sua participação no Sul-americano de 2019, disputado em Buenos Aires. Essa pontuação fez com que ele mantivesse sua classificação inicial atribuída pela FIDE no evento. Giovanna e Enzo Ambos são mestres nacionais em suas categorias.

 

“Acredito que essa foi uma experiência incrível para os nossos atletas, que estão representando muito bem a nova geração de enxadristas da nossa escola”, diz o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins. “Agora, é foco total no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2021 que acontecerá daqui duas semanas, em Caxambu/MG. O G9 estará representada por vários outros alunos além dos irmãos Almeida”, completa.

 

Devido a pandemia, o evento foi disputado no sistema híbrido, sendo que cada país participante tinha uma sede local aprovada pela FIDE para a realização dos jogos com vistoria de árbitros internacionais. No Brasil, a sede foi no Clube Império do Xadrez, em São José dos Campos/SP.

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13 de setembro de 2021

Atletas do Curso G9 disputam Pan-americano de Xadrez

Alunos apresentam prévia de pesquisa sobre trabalho infantil

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F91 e F92) do Curso G9 apresentaram uma prévia do projeto interdisciplinar que estão realizando sobre a erradicação do trabalho infantil na América Latina. A atividade, realizada em duplas, envolve as disciplinas de Arte, Espanhol, Geografia, História e Português.

 

“Cada dupla pesquisa um país latino-americano, identificando projetos e ações desenvolvidos contra o trabalho infantil. A culminância será uma simulação de um encontro da OIT (Organização Internacional do Trabalho), quando cada país irá apresentar suas realizações”, explica a professora de Geografia, Marília Gil de Souza. “O discurso de cada equipe deverá ser feito parte em português e parte em espanhol”, completa.

 

De acordo com a professora, os alunos irão ajustar as pesquisas realizadas até o momento e concluir a criação de um logotipo, que irá identificar as ações de cada país contra o trabalho infantil. A apresentação final será no terceiro trimestre.

 

A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a OIT, escolheu 2021 como o Ano Internacional de Erradicação do trabalho Infantil, problema que afeta uma em cada dez crianças no mundo. Nos últimos 20 anos, quase 100 milhões de crianças foram retiradas do trabalho infantil, reduzindo o número de 246 milhões em 2000 para 152 milhões em 2016.

 

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09 de setembro de 2021

Alunos apresentam prévia de pesquisa sobre trabalho infantil

Turmas do Ensino Médio aprendem eletrônica na prática

Os professores de Matemática, Mateus Bibiano Francisco e Vicente Carlos Martins, trabalharam o tema resistência elétrica durante aula para os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Curso G9. A atividade prática utilizou o material “Introdução à Eletrônica”, da Zoom Education for Live, parceira do colégio desde 2011.

 

“Atividades como essa atraem a atenção dos alunos porque eles colocam, literalmente, a mão na massa: cada um tem o seu kit e pode ir realizando as tarefas à medida que trabalhamos os conceitos teóricos”, explica o professor Mateus Francisco.

 

Ele lembra que os interessados no tema podem se aprofundar nas pesquisas no itinerário “Isto é Matemática e Laboratório Steam II”, que acontecem semanalmente. Os itinerários formativos, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foram implantados pelo Curso G9 no início deste ano.

 

Durante a aula prática, as turmas M21 e M22 puderam conhecer o conceito de resistor elétrico e sua aplicação em um circuito elétrico; aplicar o conceito de resistência elétrica em situações reais em um circuito elétrico; e entender na prática uma associação em paralelo de componentes em um circuito elétrico.

 

 

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02 de setembro de 2021

Turmas do Ensino Médio aprendem eletrônica na prática

Banca avalia pesquisas para Feira do Conhecimento 2021

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II apresentaram, em 31 de agosto, o trabalho de pesquisa para a banca de avaliação da Feira do Conhecimento 2021, que tem como tema “300 anos de Mineiridade: Os sonhos não envelhecem”.

 

O subtema da turmas F91, a última a se apresentar, é “Pela Viação Férrea Sapucaí com seus sons e sabores” (confira todos os subtemas abaixo). A série de bancas teve início com as turmas do Ensino Médio, no final de junho [Nas fotos, as turmas do 7º ano].

 

A banca de avaliação da Feira do Conhecimento tem os seguintes objetivos: acompanhar o progresso das pesquisas; avaliar se os subtemas estão de acordo com a proposta da Feira; analisar as apresentações e conteúdos preparados; e apontar os pontos de melhoria. As coordenadoras pedagógicas e os diretores, que participam das bancas, fazem sugestões para enriquecer a proposta e apontam ajustes nos pontos que ainda carecem de mais informações.

 

A Feira do Conhecimento, o maior e mais tradicional projeto pedagógico do Curso G9, está em sua 27ª edição. A atividade envolve alunos do Maternal à 2ª série do Ensino Médio em trabalhos de pesquisa, separados por subtemas, que começam logo no início do ano letivo.

 

SUBTEMAS – FEIRA 2021 *

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

TURMAS F11 e F12: Minas, um trem de cantos e encantos dentro da genteTURMAS  F21 e F22: Do norte ao sul de Minas Gerais: música, arte, culturaTURMAS F31 e F32: Infância mineira: ritmos e brincadeirasTURMAS F41 e F42: Conhecendo os caminhos entre a terra e o céu de Minas GeraisTURMAS F51 e F52: Dentre os morros Gerais brota a arte de Minas

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

TURMAS F61 e F62: O mapa de Minas, suas serras, cachoeiras e paisagensTURMAS F71 e F72: De Dó a Si pelos trilhos da música de Minas GeraisTURMAS F81 e F82: A fertilidade do campo: os saberes da terra na voz do trabalhadorTURMA F91: Pela Viação Férrea Sapucaí com seus sons e saboresTURMA F92: “Do Sertão da Farinha Podre para um triângulo de histórias

 

 ENSINO MÉDIO

TURMA M11: A religiosidade mineiraTURMA M12: BAIMINAS – o trem pro marTURMA M21: Nada será como antes: A mineiridade na política nacionalTURMA M22: Linda juventude – o jovem nas muitas Minas

 

 

 

* Na Educação Infantil, serão retomadas as temáticas abordadas nos outros segmentos, mas por meio de uma perspectiva infantil.

 

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31 de agosto de 2021

Banca avalia pesquisas para Feira do Conhecimento 2021

Alunos do G9 são destaques no preparatório para o Pan de Xadrez

Os atletas do Curso G9 Giovanna Almeida Magalhães e Enzo Almeida foram destaques no 3º IRT U2200 Clube Império do Xadrez, realizado São José dos Campos/SP, em 21 e 22 de agosto.

 

Giovanna conquistou o título do Feminino no Módulo 1, para atletas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I; Enzo conquistou o 3º lugar no geral da Categoria Sub 11. Ambos são mestres nacionais em suas categorias.

 

O evento, oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, serviu como preparatório para os nossos atletas Giovanna e Enzo, que vão disputar o XXXI Festival Pan-americano de Xadrez da juventude, que acontecerá no mesmo local, daqui duas semanas.

 

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23 de agosto de 2021

Alunos do G9 são destaques no preparatório para o Pan de Xadrez

G9 Social é o projeto cidadania do Curso G9

O G9 Social, projeto Cidadania do Curso G9 responsável pela promoção de campanhas voltadas às instituições sociais de Itajubá, firmou parceria com a Anjo Acolhedor, entidade que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Desde o início do ano letivo, estão sendo desenvolvidas uma série de atividades sociais e pedagógicas.

 

O grupo é formado por voluntários do Curso G9 – alunos, professores, pais e funcionários –, que se reúne quinzenalmente, toda terça-feira, às 18h. Os encontros são realizados por meio da plataforma Meet.

A Anjo Acolhedor é a única instituição, na microrregião de Itajubá, responsável por abrigar crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

O G9 Social também participou de outras ações, como o bate-papo com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I que desenvolveram o Projeto Cidadania no primeiro semestre. Novas ações estão planejadas para o segundo semestre letivo.

 

O G9 Social está aberto à participação de todos. Pratique solidariedade!

 

Contato:

g9social.cursog9@gmail.com

 

Redes Sociais:

Instagram: @g9social

Facebook: @g9social

 

 

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12 de agosto de 2021

G9 Social é o projeto cidadania do Curso G9

Alunos conquistam 23 medalhas na OBA 2021

 

Alunos do Curso G9 conquistaram 23 medalhas na edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Do total, 13 são de ouro, 8 de prata e 2 de bronze. O resultado foi divulgado no final de julho.

 

O resultado da OBA vem se somar às dez medalhas que os alunos conquistaram na edição 2021 da olimpíada Canguru de Matemática Brasil, realizada em março. Do total de medalhas, três são de ouro, três de prata, três de bronze e uma de Honra ao Mérito.

 

“Apesar de todas as dificuldades das aulas remotas, os alunos aceitaram mais um desafio que, com muito compromisso e dedicação, resultou em mais um excelente resultado para nossa escola”, disse o professor de Matemática Mateus Francisco Bibiano.

 

De acordo com o professor, “além das medalhas que consagram todo esse momento”, 13 alunos do Curso G9 foram convidados para as seletivas da Olimpíada Internacional de Astronomia, que deverão acontecer ainda este semestre. “Estamos muito esperançosos com as demais olimpíadas que serão finalizadas no segundo semestre”, destacou Mateus Bibiano, ao falar da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) e ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil).

 

PROJETO

O projeto pedagógico do Curso G9 prima pela qualidade e pela formação cidadã dos alunos. Ao estimular a participação em eventos como as olimpíadas escolares, trabalha valores muito importantes para a vida, como autonomia, respeito e trabalho em equipe.

 

Atualmente, algumas universidades, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Unifei (Universidade Federal de Itajubá), destinam parte das vagas dos vestibulares para alunos que participam dessas competições do País. Aliás, Renan Barbosa Silva, medalha de ouro na OBA 2020, foi o primeiro do colégio a entrar na Unifei (Universidade Federal de Itajubá) dessa forma.

 

Confira agora os alunos premiados na OBA 2021:

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

OURO

Davi NunesJuliana Beltrão OliveiraMariane Marques MarcondesMatheus Dourado de Campos LimaMatheus Faria LopesPedro Ferreira CardozoPedro Henrique Feichas CostaThalita Guimarães Pedrosa

 

PRATA

Francisco Mendes Horevicht e SilvaLaura Moraes MendesPietra Vidal Mendonça

 

BRONZE

Lucas Costa SpressolaRafael Mendes Resende Ribeiro

 

 

ENSINO MÉDIO

OURO

Daniel Gonçalves RibeiroHenrique Mateus FerreiraJoão Pedro Tilmann SouzaMarina Pedrosa Moura de OliveiraRafael Monti Benac

 

PRATA

Elisa Valença de LorenciMariana Amorim SantosMateus da Silva PereiraPedro Feris Renno El AlamVinicius Souza dos Santos

 

 

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02 de agosto de 2021

Alunos conquistam 23 medalhas na OBA 2021

Turmas do 5º ano têm encontro virtual com pesquisadora do LNA

As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I (F51 e F52), das professoras Maria de Lourdes Siqueira de Almeida e Ludmila Oliveira Silva Grassi, participaram de um bate-papo virtual com a pós-doutoranda em Astrofísica pelo LNA ( Laboratório Nacional de Astrofísica), Raquel Santiago.

 

O encontro foi agendado porque os alunos demonstraram interesse em se aprofundar no tema “Terra e Universo”, que foi trabalhado nas aulas de Ciências durante o 1º trimestre.

 

Durante a atividade, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela LNA, sobre as pesquisas desenvolvidas e tirar dúvidas sobre o universo.

 

O LNA é uma das unidades de pesquisa integrantes da estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele foi o primeiro Laboratório Nacional implementado no Brasil, em 1985.

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30 de julho de 2021

Turmas do 5º ano têm encontro virtual com pesquisadora do LNA

Curso G9 conquista 19 premiações no Itajubense de Xadrez

Atletas do Curso G9 conquistaram 19 medalhas e troféus no Campeonato Itajubense de Xadrez Escolar 2021, realizado de forma on-line, em 17 de julho. A premiação, dia 18, aconteceu em forma de drive-thru no Teatro Municipal Christiane Riera.

 

Destaque para os atletas Giovanna Almeida Magalhães, campeã da Categoria Sub 07, e Enzo Almeida, campeão da Categoria Sub 11. Ambos irão representar o Brasil no Campeonato Pan-americano de Xadrez. Renan de Souza Stockler Morais foi vice-campeão da Sub 15.

 

“Tivemos atletas brilhando em todas as faixas etárias, desde os pequenos, de seis anos, que começaram a jogar Xadrez este ano, até os mais velhos, que já se destacam há anos nos torneios oficiais do Estado e País”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.

 

O evento reuniu 111 atletas de escolas públicas e particulares de Itajubá. “Fiquei muito feliz em ver a quantidade de atletas inscritos no evento. Isso é resultado de um trabalho de longa data que vem revelando novos talentos a cada ano e inspirando os mais novos”, disse Toninho.

 

MEDALHAS

O evento foi organizado pela Genius Academia e contou com apoio do Curso G9 e da Prefeitura, entre outros. Confira a classificação dos demais atletas do Curso G9.

 

Melissa Evangelista Maciel ficou em 9º lugar na Sub 07 Feminino; na Sub 07 Masculino, Daniel Duarte Braga ficou em 3º lugar; Pedro Manfrinato Braga em 6º; Bernardo Lucca Souza Batista em 10º; Rafael Vinícius Toledo Dias em 13º; e Mateus Cortez Ribeiro Souza em 15º.

 

Na Sub 09 Feminino, as classificações foram as seguintes: Letícia Gonçalves Dias (2º), Júlia Lopes Colosimo (3º), Isabella Duarte da Fonseca (9º). Já na Sub 09 Masculino, os resultados foram: Davi Brito Riera (4º), Nicolas Oliveira Tredicci (6º), Vicente Pereira (9º) e Théo Daniel Torga (18º).

 

Na Sub 11 Feminino, Letícia Leite Barca ficou em 12º lugar. Na Sub 11 Masculino, além do 1º lugar para Enzo Almeida, o Curso G9 conquistou: a 3ª colocação, com Daniel David Rezeck de Biaso; a 4ª, com André Bernardo Britto; a 9ª, com Carlos Henrique C. R. Schmitz; a 11ª, com João Victor de Almeida Santos; e a 17ª, com Ian Alves Gontijo de Paula.

 

Na Sub 13 Feminino, Ariane Stecca Martins ficou em 3º lugar. No Masculino, Davi Nunes Montanari ficou em 5º e Samuel Viana Reno dos Santos, em 6º.

 

 

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19 de julho de 2021

Curso G9 conquista 19 premiações no Itajubense de Xadrez

Comunicado às famílias: recesso escolar e retorno em agosto

Como consta em nosso calendário, estaremos em recesso escolar de 15/07/2021 a 01/08/2021. Para que possamos ajustar nosso planejamento, solicitamos sua atenção especial às observações abaixo:

● Dia 23/07/2021, será enviado, para o e-mail de cada aluno, um novo formulário a fim de que tenhamos dados precisos para dimensionarmos os alunos que voltarão para a modalidade presencial e os que continuarão na modalidade remota. Solicitamos às famílias que o respondam, impreterivelmente, até às 22 horas do dia 25/07/2021;

● O responsável deverá responder um formulário para cada aluno sob sua responsabilidade. Ao respondê-lo, deverá estar logado na conta do respectivo aluno.

● O protocolo sanitário vigente determina um percentual máximo de alunos por turma e por turno, por isso poderemos ter rodízio das turmas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio;

● Dia 29/07/2021, serão enviados às famílias da Educação Infantil e Fundamental I o horário das aulas, a distribuição das turmas e as orientações necessárias;

● Dia 29/07/2021, haverá reunião com as famílias do Ensino Fundamental II, das 18h às 19h, e com as famílias do Ensino Médio, das 19h30 às 20h30, para informarmos o horário das aulas, a distribuição das turmas e as orientações pertinentes ao retorno em 02/08/2021.

Informamos que continuaremos atentos às determinações dos órgãos oficiais, seguindo-as com cuidado e respeito.

Informamos, também, que o retorno às aulas presenciais da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I transcorreu com tranquilidade, segurança e muito cuidado tanto da escola quanto das famílias, pois todos seguimos as orientações protocolares.

Informamos, ainda, que a escola permanecerá aberta para atendimento, durante o recesso, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Aproveitamos para desejar-lhes um bom recesso, repleto de energias positivas para a volta às aulas.

Na certeza de continuar contando com o apoio e a confiança de todos, agradecemos, enviando-lhes nossos protestos de respeito e consideração, colocando-nos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas,

 

A Direção do Curso G9

 

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14 de julho de 2021

Comunicado às famílias: recesso escolar e retorno em agosto

Muita emoção no retorno presencial das aulas no Curso G9

A emoção e a alegria marcaram o retorno presencial das atividades escolares da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental I (EF I) do Curso G9, em 7 de julho. A retomada das aulas presenciais segue rigoroso protocolo sanitário, como uso de máscaras, isolamento e uso de álcool em gel, entre outras ações.

 

“Os olhos curiosos e a ansiedade para explorar o espaço da escola eram visíveis no ingresso das crianças às dependências da escola. Com carinho e segurança, os pequenos finalmente puderam rever os amigos, brincar no parque, socializar e vivenciar experiências significativas no ambiente da escola”, explica Jéssica Antunes Dias, coordenadora pedagógica da Educação infantil.

 

Para ela, proteção e cuidado também fazem parte do processo de educar e, por isso, nesse retorno, o enfoque está sendo a readaptação ao ambiente escolar, com atividades de acolhimento, de conhecimento do espaço da escola, de apropriação das regrinhas e de sensibilização para o cumprimento do protocolo sanitário.

 

A volta às aulas das turmas do 1⁰ e 2⁰ ano do EF I começou com muita demonstração de saudade da escola e de muita vontade de estudar, de acordo com a coordenadora do segmento, Nilcéia Juliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

“Num clima de tranquilidade e segurança, nossos alunos retornaram para a escola. Equipe de funcionários apostos, espaço físico planejado, professores e alunos entusiasmados para voltar à rotina escolar. Família e escola unidas para o cumprimento do protocolo sanitário”, disse. “Continuamos trabalhando constantemente na preparação dos espaços e das equipes para recebermos de maneira segura e afetiva todos os alunos do Curso G9 a partir de agosto”, completou.

 

Luciana Guedes, professora do 2⁰ano, disse que esse foi “o dia mais esperado dos últimos meses”. “Uma mistura de sentimentos! Fiquei extremamente feliz e honrada por ter feito o acolhimento dos alunos e mostrado a eles que a escola continua com o mesmo encantamento de sempre. Meu coração encheu-se de alegria por esse momento de tanto amor e cuidado. Que nossos dias possam ser de sonhos, desejos e aprendizagens. Que logo todos possamos vivenciar a mesma experiência e renovar suas energias”, destacou.

 

“A palavra que define nosso retorno às aulas presenciais não poderia ser outra: alegria, que ultrapassou os limites que a máscara impõe e transbordou nos olhos de cada criança. Responsabilidade e orgulho fazem parte desse momento tão importante para nós”, completou a professora do 1º ano, Eliana Cristina Barbosa de Almeida.

 

 

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09 de julho de 2021

Muita emoção no retorno presencial das aulas no Curso G9

Comunicado às famílias: retorno às aulas presenciais

O Prefeito Municipal, ontem, 01/07/2021, em reunião com os diretores das escolas privadas, anunciou a liberação, pelo Minas Consciente, do retorno às aulas presenciais na onda vermelha. Informou, também, que aguarda a notificação oficial para expedir o decreto municipal que valida tal liberação em nossa cidade, assim como aguarda a ratificação ou retificação do protocolo sanitário vigente.

Para que o Curso G9 possa ajustar seu planejamento e dimensionar as turmas que voltarão para a modalidade presencial e as que continuarão na modalidade remota, solicitamos às famílias que respondam o formulário, enviado no e-mail do aluno, até às 10 horas do dia 03/07/2021.

 

Em posse do  decreto da Prefeitura Municipal e do resultado da pesquisa, informaremos às famílias as datas e os procedimentos do retorno das atividades presenciais. Nossa previsão de retorno presencial, inicialmente para a Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I, é dia 07/07/2021.

 

Continuaremos oferecendo a modalidade online para atender ao horário escalonado e àqueles que ainda não se sentem seguros a fim de que possam acompanhar o processo de aprendizagem em casa.

            

Certos de continuar contando com o apoio e a colaboração de todos, agradecemos, enviando-lhes nossos protestos de respeito e consideração,  colocando-nos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas.

 

 

A Direção do Curso G9

 

 

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02 de julho de 2021

Comunicado às famílias: retorno às aulas presenciais

Infantil encerra Projeto Literatura com encontro presencial

A emoção, a alegria e o entusiasmo marcaram a visita, com todos os cuidados sanitários necessários, dos alunos da Educação Infantil às dependências do Curso G9 para o encerramento do Projeto de Literatura, realizado ao longo do primeiro semestre letivo.

 

“O Projeto de Literatura tem o objetivo de formar leitores e escritores competentes. Ao longo do semestre, cada turma fez o estudo de uma obra literária. As crianças exploraram o enredo de formas diversas, pesquisaram características sobre os personagens da história e a reescreveram”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

Os alunos do Maternal, de acordo com Jéssica Dias, fizeram um reconto musical e os alunos dos Jardins trabalharam a reescrita da obra em estudo, inseriram mais um personagem na narrativa e produziram um livro, com texto e ilustrações próprias. “Para culminância do projeto, fizemos um agendamento prévio com as famílias para entrega presencial de uma lembrança, uma pelúcia do personagem principal da história, e para o autógrafo do livro produzido pelos pequenos escritores das turmas dos Jardins. Orientamos às famílias a seguirem o protocolo sanitário, com o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com álcool e distanciamento social”, disse.

 

Os encontros aconteceram entre os dias 21 e 24 de junho. Foram duas turmas por dia e o tempo de permanência de cada aluno na escola foi de 15 minutos. A entrada das crianças e dos acompanhantes aconteceu pela portaria principal. As salas foram organizadas com uma mesa para autógrafos, painel do projeto, mesa das lembranças e dos materiais.

 

De acordo com a coordenadora, foi fundamental a presença das crianças para o encerramento do projeto. “Foi um momento muito especial, de reencontro com nossos alunos. A emoção tomou conta dos professores, alunos e familiares. Alguns alunos viram a professora presencialmente pela primeira vez. As famílias se mostraram muito orgulhosas pela autoria dos filhos na escrita do livro. Também aproveitamos para fazer a entrega do box Lego e de outros materiais para serem utilizados durante as aulas”, disse.

Confira Fotos do Jardim II - Turma E53

 

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01 de julho de 2021

Infantil encerra Projeto Literatura com encontro presencial

Turma do 4º ano fazem bondinho em aula Lego

Uma atividade lúdica movimentou os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I – Turma F41, da a professora Ana Cláudia Moreira Costa. A proposta  Lego foi a construção de um bondinho com materiais de fácil acesso em casa, como: papelão, palitos, lápis, fita adesiva, elástico ,caixinha de creme dental, barbante, clipes, garrafa pet, cola, tesoura etc.

 

Seguindo as orientações da professora, os alunos construíram os bondinhos e puderam conhecer a história do teleférico mais famoso do Brasil: o Bondinho do Pão de Açúcar,  na cidade do Rio de Janeiro.

 

“O que mais me chamou a atenção foi a forma com que os alunos improvisaram  os materiais para construir o bondinho. Foram muito criativos", disse a professora Ana Cláudia.

 

De acordo com a professora, no dia apresentação, cada aluno teve a oportunidade de contar quais foram as dificuldades e/ou as facilidades durante a construção. Nesse momento, foram desafiados a usar os conceitos tecnológicos pertinentes à construção como: rodas, polias, roldanas, alavancas, vigas, manivelas, correias, engrenagens e eixos.

 

“Ao final da atividade, os alunos avaliaram a aula e concluíram que é possível ter aula Lego sem as peças oficiais”, disse. Vale destacar que já foram entregues os kits Lego para as turmas do Ensino Fundamental I.

 

Já os alunos do 5º ano do Fundamental I também aprendem a fazer programação avançada usando o LudoBot, um pequeno robô capaz de fazer coisas incríveis por meio de programações em uma plataforma chamada Scratch

 

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29 de junho de 2021

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