Loader Image
GDroid e GTEeN em preparação para o Torneio Brasil de Robótica
20 de julho de 2020

Torneio será realizado de forma online; equipes realizam pesquisas e treinamento em novas plataformas digitais.

As equipes de robótica do Curso G9, GDroid e GTEeN, adaptaram as atividades de preparação para os torneios, em especial o TBR (Torneio Brasil de Robótica), em novas plataformas digitais. Isso foi necessário diante do necessário isolamento social para combater a Covid-19. Uma delas é a Open Roberta Lab, que consiste numa simulação das ações do robô em um tapete virtual.

 

“A quarentena nos impôs uma nova realidade, de aulas e encontros por meio das plataformas virtuais”, explicou o professor de Matemática, Vicente Carlos Martins, um dos mentores das equipes. “Com esforço e dedicação, os alunos superaram esse primeiro desafio e, desde então, mantêm uma rotina online de preparação”, completou.

 

Para o também professor de Matemática e mentor das equipes, Mateus Bibiano Francisco, “o trabalho exige dos alunos esforço e ações empreendedoras para obtenção de produtos nos itens de avaliação do TBR”. Nas competições, são analisados os seguintes itens: Tecnologia e Engenharia (alunos programam e simulam ações de um robô com auxílio do Open Roberta Lab); Pesquisa (com embasamento em referenciais e indicações advindas da entrevista com profissionais da área de fitossanidade); e Organização e Método (a dinâmica do trabalho colaborativo).

 

Como exemplos, citou que a organização de rifas e do bingo virtual são ações que entram na avaliação da Organização e Método. Na Pesquisa, Mateus Francisco lembrou que uma das atividades realizadas neste ano pela GTEeN e GDroid foi um bate-papo virtual com Douglas Mariano de Souza, estudante de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Lavras. A conversa foi sobre as atuais tecnologias e técnicas agrícolas ligadas à fitossanidade, bem como questões que envolvem a integridade vegetal e que poderiam ser abordadas no projeto da equipe.

 

Neste ano, o TBR será realizado de forma online. Em 2019, a equipe GTEeN conquistou título inédito para Itajubá: ela foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional Torneio Brasil de Robótica (TBR). A competição reuniu 900 participantes, de todas as regiões do país. Clique aqui para saber mais.




+ Ver Mais
12 de junho de 2021

Ivan Vilela conversa com alunos...

... + Ver Mais
12 de junho de 2021
Ivan Vilela conversa com alunos do Ensino Médio sobre mineiridades
+ Ver Mais
08 de junho de 2021

Alunos da F31 trabalham adjetivos...

... + Ver Mais
08 de junho de 2021
Alunos da F31 trabalham adjetivos de forma leve e divertida
+ Ver Mais
04 de junho de 2021

Autora Silvana Rando conversa...

... + Ver Mais
04 de junho de 2021
Autora Silvana Rando conversa com alunos do Fundamental I
+ Ver Mais
01 de junho de 2021

Atletas representam o Brasil...

... + Ver Mais
01 de junho de 2021
Atletas representam o Brasil no Pan-americano de Xadrez
TOPO