Loader Image
GTEeN e GDroid concluem trabalhos para TBR 2020 virtual
20 de outubro de 2020

Pela primeira vez, a tradicional competição de robótica foi realizada por meio de uma plataforma digital.

As equipes do Curso G9, GTEeN e GDroid, concluíram com êxito todos os trabalhos exigidos para a etapa regional do Torneio Brasil de Robótica (TBR). Pela primeira vez, a tradicional competição foi realizada por meio de uma plataforma digital. O resultado, com as classificadas para a Fase Nacional, será divulgado durante live pelo YouTube, no próxima dia 31.

 

Para Mateus Francisco Bibiano, professor de Matemática do Curso G9 e um dos tutores das equipes, participar de um torneio virtual “está sendo uma experiência interessante porque exige muita dedicação e organização”. “Tivemos que fazer muitas adaptações, em particular, por utilizar uma simulação com robô virtual e desenvolver ações para arrecadação de fundos, como o bingo e a rifa virtuais”, explicou. O outro tutor da equipe é o também professor de Matemática, Vicente Carlos Martins.

 

“As equipes demonstraram muita seriedade e compromisso e aceitaram o desafio, mostrando muita competência em toda essa trajetória”, completou. A organização de rifas e do bingo virtual a se se referiu são ações colaborativas que entram na avaliação da Organização e Método da equipes, que também são avaliadas em outros dois quesitos: Tecnologia e Engenharia (alunos programam e simulam ações de um robô com auxílio do Open Roberta Lab) e Pesquisa (com embasamento em referenciais e indicações advindas da entrevista com profissionais da área de fitossanidade).

 

TRADIÇÃO G9

As equipes de robótica do Curso G9 têm tradição em competições locais e nacionais, tendo conquistado vários títulos. Em 2019, por exemplo, a GTEeN foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional do TBR, título inédito para Itajubá.

 

“Foi uma experiência muito enriquecedora, já que desenvolvemos a habilidade de adaptar toda pressão para apresentação de nossos projetos a uma banca de avaliação virtual. Apesar disso, a emoção e a torcida continuaram a mesma durante os desafios do robô”, disse Vinícius Ferreira dos Santos, da 2ª série do Ensino Médio (Turma M21), da equipe GDroid, sobre o TBR virtual.

 

Para Ana Lívia Franqueira, da mesma turma e equipe, “vivemos uma experiência totalmente nova no final de semana”. “Foi quando mostramos o resultado de meses de trabalho, superando desafios e demonstrando a capacidade de resiliência da equipe. Com certeza, é muito gratificante perceber nossa união em casa ação”, disse.

 

“Desde o início, procuramos dar o nosso melhor nos métodos online e, por fim, conseguimos atingir nossos objetivos. Os torneios presenciais fazem falta, mas creio que devemos aproveitar este período atípico para tirar coisas boas e evoluir”, ressaltou a aluna Marina Carmanhani, do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turma F91), integrante da GTEeN.

 

TBR 2020

A GTEeN irá disputar a Categoria Middle 2 do Torneio Brasil de Robótica 2020, voltada aos alunos de 12 a 15 anos, e tem como proposta de pesquisa identificar um problema relacionado à erradicação de pragas e doenças de plantas ou gerenciá-las melhor quando isso não for possível, estudá-lo e propor uma solução inovadora.

 

Já a GDroid disputará a Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos, e deve identificar um problema relacionado à proteção de plantas que são a primeira linha de defesa contra pragas e doenças, estudá-lo e propor uma solução inovadora.

 




+ Ver Mais
23 de novembro de 2020

Investimento é tema de encontro...

... + Ver Mais
23 de novembro de 2020
Investimento é tema de encontro da Oficina de Educação Financeira
+ Ver Mais
20 de novembro de 2020

Reunião com alunos mostra facilidades...

... + Ver Mais
20 de novembro de 2020
Reunião com alunos mostra facilidades com a Geekie One
+ Ver Mais
18 de novembro de 2020

Ex-aluna conta história de luta...

... + Ver Mais
18 de novembro de 2020
Ex-aluna conta história de luta e superação contra a diabetes
+ Ver Mais
16 de novembro de 2020

Alunos do 6º ano apresentam...

... + Ver Mais
16 de novembro de 2020
Alunos do 6º ano apresentam seus pets em aula de Língua Portuguesa
TOPO