Loader Image
GTEeN e GDroid vencem etapa mineira do Torneio de Robótica
04 de novembro de 2020

A GTEeN conquistou a Categoria Middle 2, para alunos de 12 a 15 anos, e a GDroid venceu a Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos

As duas equipes do Curso G9, GTEeN e GDroid, foram campeãs da Fase Regional Minas Gerais do Torneio Brasil de Robótica (TBR) e estão classificadas para a etapa nacional, que acontecerá em dezembro. O resultado foi divulgado neste sábado, 31 de outubro, por meio de uma live da organização do evento, no Youtube.

 

A GTEeN conquistou a Categoria Middle 2, para alunos de 12 a 15 anos, e a GDroid venceu a Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos. As equipes têm como mentores os professores de Matemática, Vicente Carlos Martins e Mateus Francisco.

 

“Vencer o TBR foi uma emoção muito grande, mesmo a premiação sendo virtual. Com o primeiro lugar, garantimos nossa vaga para a nacional, e estamos empenhados em apresentar o melhor trabalho possível nessa etapa final”, disse o aluno Vinicius Ferreira dos Santos, da 2ª série do Ensino Médio (Turma M21) e membro da GDroid.

 

Para Fabiano Júnior, do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turma F91), a GTEeN tem um histórico de 11 gerações de participação em torneios de robótica, “mas cada competição traz uma emoção diferente”. Em 2019, GTEeN foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional do TBR, título inédito para Itajubá.

 

“Quando chega o resultado, a gente percebe que todo o esforço e trabalho duro, principalmente neste período de isolamento, valeu à pena. A emoção de ver o nome da equipe e o reconhecimento do nosso trabalho em nossas telas foi das maiores alegrias da minha vida. Estou muito feliz porque alcançamos nossos objetivos”, ressaltou Fabiano Júnior, membro da GTEeN.

 

TBR 2020

Pela primeira vez em sua história, o Torneio Brasil de Robótica foi realizado totalmente pelas plataformas digitais em função da pandemia da Covid-19, mas manteve a forma de avaliação das equipes. São analisados três quesitos na competição: Organização e Método (a dinâmica do trabalho colaborativo); Pesquisa (com embasamento em referenciais e indicações advindas da entrevista com profissionais da área de fitossanidade, tema deste ano); e Tecnologia e Engenharia (alunos programaram e simularam ações de um robô com auxílio do Open Roberta Lab). Confira aqui como foi a preparação das equipes.

 

“Apesar de todas as adversidades que vivenciamos durante este ano, as equipes mostraram resiliência, conseguindo colher os frutos de longas horas de trabalho e dedicação, mesmo que distantes fisicamente”, disse Mateus Francisco, um dos mentores das equipes. Para a fase nacional, ele garante que GTEeN e GDroid “seguem confiantes, focando nas adaptações necessárias para essa etapa da competição, de modo a apresentar o melhor resultado possível”.

 

Cláudio Alvim Scianni, representante do TBR em Minas Gerais, agradeceu, durante a live no YouTube, “aos atletas, aos pais, aos mentores e às escolas que se adaptaram para a realização do TBR virtual”. “Continuamos firmes e fortes nesse caminho porque isso não é só um torneio de robótica. Esse evento promove transformação, produz ciência, produz conhecimento e mostra a importância do trabalho em equipe, é um legado para a vida de cada um”.






+ Ver Mais
23 de novembro de 2020

Investimento é tema de encontro...

... + Ver Mais
23 de novembro de 2020
Investimento é tema de encontro da Oficina de Educação Financeira
+ Ver Mais
20 de novembro de 2020

Reunião com alunos mostra facilidades...

... + Ver Mais
20 de novembro de 2020
Reunião com alunos mostra facilidades com a Geekie One
+ Ver Mais
18 de novembro de 2020

Ex-aluna conta história de luta...

... + Ver Mais
18 de novembro de 2020
Ex-aluna conta história de luta e superação contra a diabetes
+ Ver Mais
16 de novembro de 2020

Alunos do 6º ano apresentam...

... + Ver Mais
16 de novembro de 2020
Alunos do 6º ano apresentam seus pets em aula de Língua Portuguesa
TOPO