Loader Image
Investimento é tema de encontro da Oficina de Educação Financeira
23 de novembro de 2020

O convidado para o bate-papo virtual com os alunos foi o professor André Luiz Medeiros, que integra o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Uma palestra sobre investimentos marcou o encerramento das atividades da Oficina de Educação Financeira do Curso G9, no ano letivo 2020. O convidado para o bate-papo virtual com os alunos foi o professor André Luiz Medeiros, que integra o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

 

“É um tema complexo, que exige muito estudo. Qualquer pessoa pode fazer investimentos, mas precisa de um apoio profissional: o mercado não é para amadores”, explicou o professor. “Fico muito feliz e animado ao saber que vocês, ainda tão jovens, comecem a se preocupar com isso”, completou o professor.

 

Em fevereiro, momentos antes da suspensão das aulas, André Medeiros abordou o tema Educação Financeira.

 

A oficina, formada por alunos das turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, tem a coordenação da professora de Matemática, Francisca Inácia do Amaral Batista. “Esse encontro de final de oficina foi esperado com muita ansiedade pelos alunos, que puderam tirar suas dúvidas e aprender sobre investimentos”, disse.

 

AÇÕES SOLIDÁRIAS

Um dos objetivos práticos da Oficina é servir de apoio à administração financeira da Oficina G9 Social, que promove ações de captação de recursos para auxílio a pessoas em vulnerabilidade social. Nessa perspectiva, a professora Francisca avaliou a caminhada dos alunos da oficina: “foi um grande aprendizado que, em 2021, será aplicado na administração dos recursos captados pelo do G9 Social ou por oficinas que se proponham ao desenvolvimento do empreendedorismo”.

 

Durante o encontro, que aconteceu por meio de uma plataforma do Google for Education, em 19 de novembro, André Medeiros, ao ser indagado sobre como aplicar os recursos captados pelos alunos para ações solidárias, abordou sobre as várias formas de se investir recursos, desde os mais conservadores (como poupança) aos mais arriscados (ações). “Para isso, é preciso planejamento para gastar menos do que se recebe; isso vale para a vida de cada um de vocês ou para qualquer empreendimento”, disse.

 

Questionado, André Medeiros sugeriu aos alunos a abertura de uma conta corrente especial, sem pagamento de taxas, em uma cooperativa de crédito, para aplicação dos recursos financeiros obtidos para ações solidárias. “É possível, dada à finalidade da conta, só é preciso conversar com os gestores da cooperativa”, destacou.

 

APRENDIZAGEM

“A palestra valeu a pena. Conversamos bastante e tiramos todas as nossas dúvidas sobre a importância do planejamento financeiro e precauções para que, no futuro, possamos poupar e investir com mais segurança e conhecimento”, disse a aluna Ana Beatriz Gonçalves, da 1ª série (Turma M11).

 

Para Lívia Castilho Pereira, da 1ª série (Turma M12), o trabalho feito pela professora Francisca Batista, durante o ano, “foi de grande mudança na minha formação, não só como estudante, mas principalmente, como pessoa. Finanças e empreendimento sempre foram assuntos novos para mim”, destacou.

 

“A palestra complementou todo o estudo feito: poder ter a oportunidade de conversar com um especialista da área foi, sem dúvida, uma experiência única. Agradeço muito ao professor André Medeiros por, além de tirar dúvidas teóricas sobre o assunto, ter nos dado conselhos que levaremos para nossa vida”, completou.

 

O aluno Thiago Taets E. Sales (Turma M21) disse que o encontro foi “o combustível que precisávamos para trazermos um sonho para a realidade: o mundo dos investimentos sendo explorado por nós, simples jovens. Dúvidas, teorias, práticas e viagens, tudo isso e um pouco mais nos foi explicado de modo a compreendermos que esta já é uma realidade em nossa vida como estudantes”.




+ Ver Mais
22 de dezembro de 2020

Curso G9: recesso escolar de...

... + Ver Mais
22 de dezembro de 2020
Curso G9: recesso escolar de 23/12/2020 a 03/01/2021
+ Ver Mais
21 de dezembro de 2020

Ação solidária em prol do...

... + Ver Mais
21 de dezembro de 2020
Ação solidária em prol do Lar da Providência e Escola Novo Tempo
+ Ver Mais
18 de dezembro de 2020

35 alunos estão na 2ª fase...

... + Ver Mais
18 de dezembro de 2020
35 alunos estão na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências
+ Ver Mais
17 de dezembro de 2020

Alunos do Curso G9 conquistam...

... + Ver Mais
17 de dezembro de 2020
Alunos do Curso G9 conquistam 15 medalhas na 23ª edição da OBA
TOPO