Loader Image
Três atletas do G9 conquistam título de Mestre do Xadrez
07 de agosto de 2020

Títulos foram concedidos pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), órgão máximo do esporte no Brasil. São eles: André Bernardo Britto e os irmãos Enzo de Almeida Ramos e Giovanna Almeida Magalhães.

Três atletas do Curso G9 conquistaram feito inédito para Itajubá: eles receberam, oficialmente, o título de Mestre Nacional pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), órgão máximo do esporte no Brasil. São eles: André Bernardo Britto e os irmãos Enzo de Almeida Ramos e Giovanna Almeida Magalhães.

 

Vale destacar que Giovanna Almeida Magalhães, de quatro anos, passa a ser a atleta mais nova da história do Xadrez Nacional a se tornar Mestre. Antes dela, o recorde pertencia ao atleta de Santa Catarina, Kim Paul, de cinco anos. “Estou muito feliz com esse título. Quero agradecer muito ao professor Toninho Martins e ao Curso G9”, disse a aluna.

 

“Foi um grande passo em busca do meu grande sonho, que é me tornar Grande Mestre de Xadrez. Isso só foi possível graças a Deus e ao treinamento com o professor Toninho e a oportunidade que o Curso G9 nos dá de praticar esse esporte”, disse Enzo de Almeida.

 

A titulação é decorrência do ótimo desempenho dos três alunos Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2020, realizado de forma remota nos dias 25 e 26 de julho. Giovanna Almeida (Educação Infantil) foi campeã na categoria Pré-Escolar; André Britto na categoria 3º ano do Ensino Fundamental I; e Enzo Almeida na categoria 5º ano do Ensino Fundamental I. O Curso G9 ainda conta na equipe com outro atleta titulado, Renan Morais (8º ano do Ensino Fundamental II), que é Candidato a Mestre Internacional.

 

“Esse título representa um prêmio ao meu esforço e um incentivo para que continue desenvolvendo meu xadrez. Quero agradecer aos meus pais, ao professor Toninho, o Curso G9 e todos que me ajudaram nessa conquista”, disse André Brito.

 

REPERCUSSÃO

Os pais dos atletas estão orgulhosos com a conquista dos filhos. “Agradeço a Deus pelo cuidado singular de me permitir ser mãe de uma duplinha que me encanta diariamente, não pelo conquistam, mas pelo que são. Aprendo diariamente a importância de construir aquilo que queremos e o valor imensurável do amor que transborda nos olhinhos deles. Gratidão ao Curso G9 e ao professor Toninho por caminharem conosco”, disse Karla Almeida, mãe dos alunos Giovanna e Enzo.

 

“Para nós, a conquista do bicampeonato Brasileiro de Xadrez Escolar e o consequente título de Mestre Nacional, outorgado e homologado pela CBX, nos enche de orgulho, alegria e satisfação. Representam um resultado de sucesso de um esforço conjunto de família, atleta, treinador e escola”, disse os pais do aluno André Britto, Luís Henrique do Amaral Britto e Juliana Bernardo Fernandes.

 

MESTRE DE XADREZ

“A conquista é um marco para nossa cidade que nunca teve um Mestre em Xadrez que fosse da própria cidade”, disse o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins. “Estou muito feliz com mais essa conquista de nossos alunos. Acredito que a CBX está no caminho certo ao incentivar e dar a chance para que as crianças com talento para o esporte tornem-se referência desde muito cedo”, completou.

 

De acordo com Toninho Martins, o título de Mestre Nacional é geralmente concedido aos jogadores que obtiveram excelente desempenho em torneios importantes ou que alcançaram pontuação alta no ranking da Federação Internacional e da Confederação Brasileira.

 

Como o evento realizado pela CBX foi disputado de forma mista, ou seja, alunos da Educação Infantil disputaram com alunos até do 4º ano do Ensino Fundamental, a confederação entendeu que os respectivos campeões em cada categoria de ano escolar deveria receber tal honraria tendo em vista a dificuldade encontrada pela disparidade na idade dos atletas. A CBX tem realizado várias ações online durante o período de quarentena como forma de incentivar a prática do xadrez.

 

A Oficina de Xadrez do Curso G9 teve início em 2010. Desde 2012, a equipe participa de torneios nacionais e internacionais, obtendo excelentes resultados.

 

TITULAÇÃO NO XADREZ

As formas de titulação concedidas tanto para homens e mulheres no Xadrez são:

  • CM – Candidato a Mestre Internacional
  • MN – Mestre Nacional
  • MF – Mestre FIDE
  • MI – Mestre Internacional
  • GM – Grande Mestre

 

Também há titulações concedidas apenas para atletas que disputam categorias de gênero feminino. São elas:

  • WCM – Candidata a Mestre Feminino
  • WMF – Mestre FIDE Feminino
  • WMI – Mestre Internacional Feminino
  • WGM – Grande Mestre Feminino






+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO