Loader Image
Turmas do 3º ano do EF I pesquisam alimentação saudável
30 de outubro de 2020

Os alunos tiveram dois encontros virtuais com os nutricionistas Fábio Lacerda e Michele Cesário.

Uma conversa franca e aberta sobre a produção, transporte e consumo de alimentos orgânicos em Itajubá e no Brasil. Essa foi a tônica de dois encontros virtuais dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 com os nutricionistas Fábio Lacerda e Michele Cesário.

 

As atividades integram as pesquisas das turma F31 e F32 para a Feira do Conhecimento, que tem como tema central “Saúde Vegetal no Mar e na Terra” – a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

O subtema do 3º ano é “Alimentação Saudável e Sustentável” (confira abaixo os subtemas do Fundamental I). Os trabalhos são coordenados pelas professoras Maria de Lourdes Siqueira de Almeida e Helena Motta.

 

As palestras foram realizadas para sanar as dúvidas que os alunos apresentaram durante as pesquisas, tais como: Por que as plantas são tão importantes para a nossa saúde?; Quais os cuidados com as plantas para elas viverem mais?; O que fazer quando sabemos que o alimento tem agrotóxico?; No mundo atual, com tantas variedades e coisas gostosas, é possível se alimentar apenas com produtos orgânicos? O encontro com Fábio Lacerda aconteceu em 10 de setembro e com Michele Cesário, em 2 de outubro.

 

FITOSSANIDADE

Também os alunos do 1º ano, turmas F11 e F12, estão participando de palestras para aprender mais sobre o subtema, que é “O que aconteceria se as abelhas acabassem?”. Uma das palestras virtuais foi com o zootecnista Afonso Aurélio Carvalho Peres, professor do curso de Engenharia de Agronegócio da Universidade Federal Fluminense.

 

O 5º ano, turmas F51 e F52, contaram com a presença do professor Rangel Willians Batista que contribuiu para o aprofundamento da pesquisa sobre o desperdício em nossa alimentação. Os alunos adoraram a presença e ele acabou voltando para mais um encontro. Contaram também com a presença do professor Giovanni, um dos coordenadores da feira, para sua apreciação e contribuição ao estudo que está sendo realizado.

 

Os alunos do Ensino Fundamental II e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio estão na fase final dos trabalhos e já passaram pela banca de avaliação, formada por professores, coordenação e direção do Curso G9. Já o subtema das turmas da Educação Infantil é “Brincar, plantar e se alimentar”.

 

SUBTEMAS DO EF I

  • 1° ano: O que aconteceria se as abelhas acabassem?
  • 2° ano: Do que as plantas precisam para viver?
  • 3° ano: Alimentação saudável e sustentável.
  • 4° ano: Meu pé de feijão: nutrientes para quem comem e para a terra que é semeada
  • 5° ano: Desperte para o desperdício.



+ Ver Mais
08 de abril de 2024

Turmas do 1º ano aprendem sobre...

... + Ver Mais
08 de abril de 2024
Turmas do 1º ano aprendem sobre densidade em aula prática no Espaço Ciências
+ Ver Mais
28 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem sobre...

... + Ver Mais
28 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal
+ Ver Mais
25 de março de 2024

Alunos do Ensino Médio realizam...

... + Ver Mais
25 de março de 2024
Alunos do Ensino Médio realizam atividade maker de Física no Espaço Ciências
+ Ver Mais
20 de março de 2024

Alunos do 7º ano aprendem técnicas...

... + Ver Mais
20 de março de 2024
Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte
TOPO