Loader Image
Turmas do 3º ano têm encontro virtual com escritor André Neves
26 de outubro de 2020

Alunos leram o livro “A caligrafia de Dona Sofia” para o Projeto de Leitura e Produção de Texto.

Pensa no prazer e na alegria em conversar com o autor do livro que você está lendo. Sem dúvida, oportunidade única para falar e perguntar sobre os personagens, a inspiração para a obra e os novos projetos. Foi assim a conversa virtual dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 com o escritor André Neves.

 

As turmas estão trabalhando o livro “A caligrafia de Dona Sofia” dentro do Projeto de Leitura e Produção de Texto desenvolvido pelas professoras Lourdes Siqueira Almeida e Helena Motta. “É sempre muito bom poder conversar com os leitores, em especial, as crianças”, disse André Neves. Ele fez questão de dizer que escreve “livros para a infância” e não para crianças. Isso porque, no seu entender, a definição inclui os adultos que “gostam de revisitar a infância”.

 

Durante o bate-papo virtual, foram muitas as perguntas dos alunos, que queriam saber detalhes que não estão na obra, como se a Dona Sofia e o carteiro Ananias existem de fato. “São personagens, portanto, não existem, mas foram inspirados livremente em pessoas que conheço”, contou o autor, que conversou com as turmas em 23 de outubro.

 

André Neves aproveitou para adiantar que está trabalhando em uma nova edição do livro, com outras ilustrações, “texto mais poético” e inclusão de novos poemas na obra. Serão contemplados em torno de 100 autores nacionais, inclusive, de novos escritores. A edição deverá sair em 2021.

 

Atividades

O encontro virtual com André Neves foi mais uma das atividades das turmas no desenvolvimento do Projeto que tem por objetivo a formação do leitor e escritor literário. Eles também tiveram aulas com a professora Maria Aparecida Fernandes, diretora pedagógica do Curso G9, que falou sobre Fernando Pessoa e sua obra.

 

No início do mês, os alunos das turmas do 3º ano também “receberam” a visita especial de Dona Sofia, personagem principal da obra, ganharam um mimo e cartões personalizados por ela. Seu Ananias, o carteiro dessa história, também visitou a casa de cada aluno para entrega de uma encomenda. 




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO