Loader Image
Degustação de pratos marca culminância de projeto no Ensino Médio
04 de agosto de 2023

A degustação de pratos escolhidos e feitos pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio marcou o encerramento do trabalho interdisciplinar  nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Arte. A atividade aconteceu durante aula com a professora de Biologia, Melina Pasini Duarte. O eixo do projeto é Biologia, do qual se derivam as demais disciplinas participantes: Geografia, História, Filosofia, Arte, Biologia e Química.

 

“Para culminar o projeto no 2º trimestre, optamos por criar as receitas a partir de legumes e verduras da horta, executá-las, degustar em sala de aula e fazer uma roda de conversa na qual todos os elementos pesquisados e aplicados fossem discutidos” explicou a coordenador pedagógica do Ensino Médio, Marcia Gil de Souza.

 

De acordo com a coordenadora, quatro pontos orientaram o desenvolvimento do projeto interdisciplinar: saber como se alimentar de forma saudável; conhecer os alimentos e classificá-los; identificar quais fatores contribuem com os atuais índices de obesidade e sobrepeso no Brasil e no mundo; e conhecer a história dos grandes períodos da humanidade em que a fome assolou a população.

 

Marcia Gil lembrou que a pandemia do Coronavírus trouxe, como uma de suas consequências, uma epidemia de obesidade. As restrições de ambiente, o trabalho e o estudo em casa, entre outras mudanças, fizeram explodir o aumento de peso na maioria da população mundial. A obesidade já era um problema de saúde preocupante no cenário pré-pandemia, tornando-se ainda mais urgente quando se constatou ser a principal consequência da Covid 19.

 

A falta de acesso à alimentação saudável é um fator contribuinte para o aumento da obesidade. Dietas tradicionais têm sido substituídas por hábitos de consumo ricos em gorduras e açúcares, com baixa concentração de nutrientes. As famílias, cada vez mais, optam por alimentos de fácil preparo, pois suas rotinas estão lotadas pelos afazeres cotidianos.

 

“Sendo assim, para contribuir com a reversão do quadro atual, optou por desenvolver um projeto de pesquisa sobre alimentação saudável, refletindo sobre o tema com Ciências Humanas, pesquisando e atuando na horta da escola em Ciências da Natureza e produzindo receitas saudáveis e bonitas em Arte”, ressaltou Marcia Gil.

 

Participaram do trabalho interdisciplinar, além de Melina Duarte, os professores Marília Gil de Souza, Patrícia Ribeiro, João Sita, Anabel Faria Floriano, Rangel Willians Batista, Glauber Luz e Edson Gonçalves.



+ Ver Mais
22 de janeiro de 2024

Curso G9 abre processo seletivo...

... + Ver Mais
22 de janeiro de 2024
Curso G9 abre processo seletivo para bolsas no Pré-vestibular 2024
+ Ver Mais
20 de dezembro de 2023

Alunos do G9 são destaque na...

... + Ver Mais
20 de dezembro de 2023
Alunos do G9 são destaque na Etapa Verão do Circuito das Estações de Xadrez
+ Ver Mais
11 de dezembro de 2023

Alunos do Ensino Médio constroem...

... + Ver Mais
11 de dezembro de 2023
Alunos do Ensino Médio constroem “Ponte de Macarrão” em projeto de Física
+ Ver Mais
07 de dezembro de 2023

Alunos do 8º ano fazem apresentação...

... + Ver Mais
07 de dezembro de 2023
Alunos do 8º ano fazem apresentação circense “Cartola do André”
TOPO