24 de setembro de 2024
Curso G9 conquista 5º lugar...
O
Ensino Médio do Curso G9 adotou, a partir do ano letivo de 2021, os Itinerários
Formativos, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Eles contemplam
as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Também há o Projeto de Vida, trabalhado nos encontros dos itinerários na medida
em que é oportunizada a reflexão sobre o projeto de vida de cada aluno.
Na
prática, os Itinerários Formativos são uma das grandes mudanças propostas pela
reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Formam um conjunto de
disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, dentre outros formatos de
situação de trabalho que os alunos escolherão fazer. A lei exige que os
itinerários sejam voltados ao empreendedorismo, à investigação científica e à
mediação e intervenção sociocultural.
“O
Curso G9, sempre atento às necessidades e mudanças do mundo e cumpridor da
legislação educacional, desenvolveu projetos piloto de itinerários durante um
ano e meio. Em 2021, implantou os itinerários em seu formato legal, definidos a
partir do diagnóstico das demandas dos jovens de nossa escola”, explica a
coordenadora pedagógica do Ensino Médio e do Pré-vestibular, professora Marcia
Gil de Souza.
PROTAGONISMO
JUVENIL
De
acordo com Marcia Gil, o objetivo dos Itinerários Formativos é oferecer aos
estudantes uma formação à parte do núcleo comum de disciplinas obrigatórias
(Linguagens e Matemática). O aluno escolherá, dentre os itinerários oferecidos
pela escola (veja abaixo), aqueles que se encaixam em suas preferências
e intenções de carreira.
“Acredito
que, assim, o Ensino Médio será mais atrativo do que aquele que sempre preparou
o aluno para ‘passar no vestibular’, com aprofundamento excessivo em todos as
áreas do conhecimento, sem respeitar as preferências dos jovens”, destaca. “No
formato do itinerário, o Ensino Médio pretende atender às necessidades e
expectativas dos alunos, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que
possibilita-lhes escolher os itinerários formativos nos quais desejam
aprofundar os conhecimentos”, completa.
Para
ela, “a experiência tem sido motivadora” para a instituição e para os alunos. “Vamos
vivenciar, acompanhar, avaliar e ajustar os itinerários na medida em que se
fizer necessário, para que os jovens possam utilizá-los como mola propulsora
para seu projeto de vida, fazendo escolhas de maneira mais consciente”,
finaliza.
Abaixo,
os itinerários oferecidos pela escola.
LINGUAGENS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA
CIÊNCIAS HUMANAS
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